Informamos a todos para o Fórum Permanente de Discussões Pedagógicas do Centro Acadêmico de Vitória-CAV/UFPE, será instalado na próxima segunda-feira (25/07/2011), no Auditório do CAV às 15h e contará com a palestra da Profa. Zélia de Santana que abordará o tema: Prática Pedagógica e Avaliação do Ensino.
A Profa. solicita que cada participante leve um conteúdo específico da disciplina que ministra para ser discutido em dinâmica a forma com que o mesmo pode ser tratado nas aulas.
Contamos com a sua presença.
Florisbela Campos
sexta-feira, 22 de julho de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Pode o peso ao nascer influenciar os níveis de aptidão física relacionada à saúde de crianças e jovens?
Este artigo de autoria de João Wellington Oliveira Barros, Marcelus Brito de Almeida, Marcos André Moura dos Santos, Paulo Roberto de Santana, Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos, Carol Góis Leandro foi aceito recentemente para publicação na Revista de Nutrição.
Este é o primeiro artigo, fruto do projeto "Crescer com Saúde em Vitória de Santo Antão".
Resumo
Aptidão física relacionada à saúde é definida como um conjunto de atributos fisiológicos que o indivíduo apresenta para o desempenho de atividades físicas diárias sem fadiga excessiva. Sabe-se que fatores como a atividade física e o estado nutricional influenciam diretamente os níveis de aptidão física. Entretanto, o aporte adequado de nutrientes nos períodos iniciais da vida é determinante para o crescimento e desenvolvimento de órgãos e sistemas. O peso ao nascer está relacionado ao desenvolvimento intrauterino bem como à prevalência de doenças cardiovasculares e metabólicas. Recentemente o peso ao nascer tem sido associado aos níveis de aptidão física relacionada à saúde. O mecanismo subjacente pode estar relacionado aos efeitos decorrentes de insultos ocorridos no período crítico do desenvolvimento, com alterações no padrão de eventos celulares. As consequências estão na aquisição de padrões fisiológicos maduros do organismo e na ocorrência de eventos metabólicos, com prejuízo na aptidão física. O presente estudo propõe uma análise sobre a aptidão física relacionada à saúde e sua relação com a atividade física, o estado nutricional e com o peso ao nascer do indivíduo.
Palavras-chave: Atividade física. Estado nutricional. Baixo peso ao nascer. Programação.
Abstract
Health related physical fitness is termed a set of physiological attributes that people have to perform daily physical activities without excessive fatigue. It is known which physical activity and nutritional status can influence the individual’s physical fitness levels. However, the appropriate supply of nutrients in the early life periods is crucial for growth and development of organs and systems. Birth weight is associated to intrauterine development besides cardiovascular and metabolic diseases incidence. Recently, birth weight has been associated to health related physical fitness levels. The underlying mechanism may be related to effects of stimuli applied at a critical period of human development, with changes in standard of cellular events. The consequences might be in acquisition of mature physiological standards on organism and occurrence of metabolic events, implying impaired physical fitness. This study aim to analyse of the health related physical fitness and its relationship with physical activity, nutritional status and with individual’s birth weight.
Keywords: Motor Activity. Nutritional status. Low birth weight. Programming.
Este é o primeiro artigo, fruto do projeto "Crescer com Saúde em Vitória de Santo Antão".
Resumo
Aptidão física relacionada à saúde é definida como um conjunto de atributos fisiológicos que o indivíduo apresenta para o desempenho de atividades físicas diárias sem fadiga excessiva. Sabe-se que fatores como a atividade física e o estado nutricional influenciam diretamente os níveis de aptidão física. Entretanto, o aporte adequado de nutrientes nos períodos iniciais da vida é determinante para o crescimento e desenvolvimento de órgãos e sistemas. O peso ao nascer está relacionado ao desenvolvimento intrauterino bem como à prevalência de doenças cardiovasculares e metabólicas. Recentemente o peso ao nascer tem sido associado aos níveis de aptidão física relacionada à saúde. O mecanismo subjacente pode estar relacionado aos efeitos decorrentes de insultos ocorridos no período crítico do desenvolvimento, com alterações no padrão de eventos celulares. As consequências estão na aquisição de padrões fisiológicos maduros do organismo e na ocorrência de eventos metabólicos, com prejuízo na aptidão física. O presente estudo propõe uma análise sobre a aptidão física relacionada à saúde e sua relação com a atividade física, o estado nutricional e com o peso ao nascer do indivíduo.
Palavras-chave: Atividade física. Estado nutricional. Baixo peso ao nascer. Programação.
Abstract
Health related physical fitness is termed a set of physiological attributes that people have to perform daily physical activities without excessive fatigue. It is known which physical activity and nutritional status can influence the individual’s physical fitness levels. However, the appropriate supply of nutrients in the early life periods is crucial for growth and development of organs and systems. Birth weight is associated to intrauterine development besides cardiovascular and metabolic diseases incidence. Recently, birth weight has been associated to health related physical fitness levels. The underlying mechanism may be related to effects of stimuli applied at a critical period of human development, with changes in standard of cellular events. The consequences might be in acquisition of mature physiological standards on organism and occurrence of metabolic events, implying impaired physical fitness. This study aim to analyse of the health related physical fitness and its relationship with physical activity, nutritional status and with individual’s birth weight.
Keywords: Motor Activity. Nutritional status. Low birth weight. Programming.
O que é Epigenética??? Como os alimentos interferem???
O termo epigenética refere-se a todas as mudanças reversíveis e herdáveis no genoma funcional que não alteram a seqüência de nucleotídeos do DNA. Inclui o estudo de como os padrões de expressão são passados para os descendentes; como ocorre a mudança de expressão espaço temporal de genes durante a diferenciação de um tipo de célula e como fatores ambientais podem mudar a maneira como os genes são expressos. A pesquisa na área da epigenética alcança implicações na biologia e doenças humanas, incluindo o entendimento sobre células tronco, câncer e envelhecimento.
Existem três mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores. Os padrões de metilação de DNA são os mais estudados e melhor entendidos dentre estes mecanismos, embora modificações de histonas também sejam bastante discutidas.
A metilação do DNA está relacionada normalmente ao silenciamento de genes. Ela ocorre em 70 a 80% nas ilhas CpG que estão associadas aos promotores gênicos. A conformação da cromatina relaciona-se com a metilação, ou seja, regiões altamente metiladas estão associadas à heterocromatização.
As modificações de histonas melhor estudadas são as acetilações, fosforilações e ubiquitinações, formando o que chamamos de código de histonas determinando a conformação da cromatina. Já a ação de RNAs não codificadores está relacionada ao silencimento pós- transcricional de genes através do mecanismo de RNA de interferência onde ocorre o bloqueio da tradução ou degradação do RNAm alvo. Além, da ação bloqueadora da transcrição, os siRNA podem ser associados à metilação de seqüências de DNA.
Todos estes mecanismos parecem estar interligados para a organização estrutural da cromatina tornando-a mais acessível ou não aos fatores de transcrição.
As mudanças epigenéticas são fortemente influenciadas pelo ambiente. Qualquer alteração ambiental, tipo de alimentação pode acarretar em mudanças epigenéticas.
Sendo assim, a epigenética está intimamente relacionada com o aumento de variabilidade fenotípica dos indivíduos resultando em relevante importância para a saúde.
Fonte: Salvato, F & Labat, CA, ESALQ-USP
Assistam também nossos vídeos abaixo para uma maior visualização dessas informações.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Paranatação, futebol de 5 e judô para cegos
O Ministério do Esporte, em convênio firmado com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), repassou o montante de R$ 2.956.028,00 para as seleções de paranatação, futebol de 5 e judô para cegos. O objetivo é investir na preparação de atletas de alto rendimento para competições de nível internacional, como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012 e Rio 2016. O repasse é resultado dos esforços de uma força tarefa, realizada em dezembro de 2010, para empenhar os recursos do crédito suplementar aprovado em julho do ano passado pelo Congresso Nacional.
Os recursos, que serão empregados na fase de treinamento dos atletas, servirão para a contratação de novos profissionais e a aquisição de materiais para a prática esportiva e o custeamento de intercâmbios, que proporcionarão aos atletas a experimentação em competições de grande porte.
Segundo Murilo Barreto, coordenador nacional da paranatação, a fase de treinamentos é um estágio importante para que os técnicos avaliem a evolução dos atletas. “Na semana de treinamento, os nadadores passam por análises detalhadas. Isso é essencial para eles corrigirem possíveis defeitos e competirem bem nos principais eventos”, explica ele. O valor do repasse destinado à paranatação foi de R$ 1.422.391,76.
Outros esportes ainda podem ser incluídos na liberação de verbas. Caso haja a aprovação de mais recursos, as seleções de goalball, halterofilismo e esgrima em cadeira de rodas também serão contempladas.
Os recursos, que serão empregados na fase de treinamento dos atletas, servirão para a contratação de novos profissionais e a aquisição de materiais para a prática esportiva e o custeamento de intercâmbios, que proporcionarão aos atletas a experimentação em competições de grande porte.
Segundo Murilo Barreto, coordenador nacional da paranatação, a fase de treinamentos é um estágio importante para que os técnicos avaliem a evolução dos atletas. “Na semana de treinamento, os nadadores passam por análises detalhadas. Isso é essencial para eles corrigirem possíveis defeitos e competirem bem nos principais eventos”, explica ele. O valor do repasse destinado à paranatação foi de R$ 1.422.391,76.
Outros esportes ainda podem ser incluídos na liberação de verbas. Caso haja a aprovação de mais recursos, as seleções de goalball, halterofilismo e esgrima em cadeira de rodas também serão contempladas.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Educação Física: BACHARELADO E LICENCIATURA
Este artigo trata sobre o histórico da Educação Física no Brasil e também de discussões sobre a divisão BACHARELADO e LICENCIATURA.
Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004 125.
Site: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/230/232
Pode-se dizer que a educação física, no bojo desse processo, se constituiu em uma área de formação de professores e de profissionais para atuar em outros campos além do escolar, o que acabou gerando questionamentos bastante incisivos em outros países (Alemanha, EUA, Canadá, Portugal). A busca por “cientificidade” e a afirmação da educação física na universidade deram origem a diferentes postulados, o que, naturalmente, também veio a acontecer no Brasil, calcados em novas denominações, como kinesiologia, ciência da atividade física, ciência da motricidade humana, ciência do esporte etc. Outro ponto polêmico foi que com o processo de neoliberalização da economia passou-se a exigir um perfil profissional da pessoa autônoma, do profissional liberal em quase todas as profissões tornando ainda mais complexo esse processo de mudanças. O ponto culminante dessa discussão apareceu subjacente à resolução CFE n. 3/87 por ocasião da criação do bacharelado e a manutenção da licenciatura. Embora a justificativa fosse o mercado de trabalho, o que de fato estava em jogo era a introdução de um novo modelo curricular, denominado de “técnico-científico”, como proposta de superação de um currículo centrado mais nos conteúdos gímnico-desportivos. Com isso se pretendeu dar um “corpo de conhecimento teórico” para a educação física. Na luta pela conquista desse novo espaço, o curso de bacharelado não teve como referência apenas o mercado de trabalho, mas, e principalmente, a busca do reconhecimento da educação física na universidade também como um campo de conhecimento científico. Muito embora o mercado de trabalho tenha se constituído, realmente, em uma preocupação que veio a desencadear esse processo de discussão e de proposta de “novos” cursos na área da educação física, o seu encaminhamento privilegiou o status científico da área na universidade. Dessa forma, conhecer os antecedentes que originaram os decretos, resoluções e pareceres das políticas públicas significou desvelar parte desse quadro sociocultural e histórico de diferentes épocas, assinalados pelos avanços e estagnações da sociedade brasileira. Nesse cenário, a formação do professor tem uma especificidade própria que deve ser respeitada e não pode ser ignorada, assim como a formação para atuar em outras áreas da atividade física também possuem as suas particularidades. As discussões que estão em andamento apontam para a perspectiva da não superação da dicotomia bacharelado-licenciatura, bem como para a constituição do “campo” dos profissionais de educação, formação de professores da educação básica, visando a sua própria identidade. Face a esse novo contexto, devemos nos informar a respeito do fato de que a “formação de professores de...” já se constitui em uma área com objeto próprio, de natureza interdisciplinar. Devemos, a todo custo, evitar cometer o mesmo erro do “esquema 3 + 1”, fazendo agora a sua inversão. Na área dos conhecimentos específicos da educação física também não se pode ignorar o fato de que, embora classificada na área da saúde, pode ser considerada uma área de humanidades, pois estuda a motricidade humana. Os cursos de licenciatura datam da década de 1930, tendo ganhado a sua especificidade na década de 1960, mas por terem sido vistos como cursos de segunda categoria houve todo um percurso de lutas na sociedade brasileira com o objetivo da revalorização da profissão de professor da qual a Associação Nacional pela Formação de Profissionais de Educação (Anfope) é um dos exemplos mais significativos de atuação de entidades profissionais nas novas diretrizes curriculares que estão em curso nesse início de século XXI, buscando conquistar a autonomia no campo do saber docente, no campo da formação profissional. Dessa forma, emerge desse redimensionamento uma nova categoria de estudo na sociologia das profissões, no campo do currículo, na esfera das políticas públicas no que se refere ao enfoque do “profissionalismo” e da “profissionalidade”. A formação profissional, deixa de ser apenas uma questão de grade curricular e ganha espaço nos estudos da memória, da história cultural, da história das profissões, das corporações de ofício.
Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004 125.
Site: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/230/232
Pode-se dizer que a educação física, no bojo desse processo, se constituiu em uma área de formação de professores e de profissionais para atuar em outros campos além do escolar, o que acabou gerando questionamentos bastante incisivos em outros países (Alemanha, EUA, Canadá, Portugal). A busca por “cientificidade” e a afirmação da educação física na universidade deram origem a diferentes postulados, o que, naturalmente, também veio a acontecer no Brasil, calcados em novas denominações, como kinesiologia, ciência da atividade física, ciência da motricidade humana, ciência do esporte etc. Outro ponto polêmico foi que com o processo de neoliberalização da economia passou-se a exigir um perfil profissional da pessoa autônoma, do profissional liberal em quase todas as profissões tornando ainda mais complexo esse processo de mudanças. O ponto culminante dessa discussão apareceu subjacente à resolução CFE n. 3/87 por ocasião da criação do bacharelado e a manutenção da licenciatura. Embora a justificativa fosse o mercado de trabalho, o que de fato estava em jogo era a introdução de um novo modelo curricular, denominado de “técnico-científico”, como proposta de superação de um currículo centrado mais nos conteúdos gímnico-desportivos. Com isso se pretendeu dar um “corpo de conhecimento teórico” para a educação física. Na luta pela conquista desse novo espaço, o curso de bacharelado não teve como referência apenas o mercado de trabalho, mas, e principalmente, a busca do reconhecimento da educação física na universidade também como um campo de conhecimento científico. Muito embora o mercado de trabalho tenha se constituído, realmente, em uma preocupação que veio a desencadear esse processo de discussão e de proposta de “novos” cursos na área da educação física, o seu encaminhamento privilegiou o status científico da área na universidade. Dessa forma, conhecer os antecedentes que originaram os decretos, resoluções e pareceres das políticas públicas significou desvelar parte desse quadro sociocultural e histórico de diferentes épocas, assinalados pelos avanços e estagnações da sociedade brasileira. Nesse cenário, a formação do professor tem uma especificidade própria que deve ser respeitada e não pode ser ignorada, assim como a formação para atuar em outras áreas da atividade física também possuem as suas particularidades. As discussões que estão em andamento apontam para a perspectiva da não superação da dicotomia bacharelado-licenciatura, bem como para a constituição do “campo” dos profissionais de educação, formação de professores da educação básica, visando a sua própria identidade. Face a esse novo contexto, devemos nos informar a respeito do fato de que a “formação de professores de...” já se constitui em uma área com objeto próprio, de natureza interdisciplinar. Devemos, a todo custo, evitar cometer o mesmo erro do “esquema 3 + 1”, fazendo agora a sua inversão. Na área dos conhecimentos específicos da educação física também não se pode ignorar o fato de que, embora classificada na área da saúde, pode ser considerada uma área de humanidades, pois estuda a motricidade humana. Os cursos de licenciatura datam da década de 1930, tendo ganhado a sua especificidade na década de 1960, mas por terem sido vistos como cursos de segunda categoria houve todo um percurso de lutas na sociedade brasileira com o objetivo da revalorização da profissão de professor da qual a Associação Nacional pela Formação de Profissionais de Educação (Anfope) é um dos exemplos mais significativos de atuação de entidades profissionais nas novas diretrizes curriculares que estão em curso nesse início de século XXI, buscando conquistar a autonomia no campo do saber docente, no campo da formação profissional. Dessa forma, emerge desse redimensionamento uma nova categoria de estudo na sociologia das profissões, no campo do currículo, na esfera das políticas públicas no que se refere ao enfoque do “profissionalismo” e da “profissionalidade”. A formação profissional, deixa de ser apenas uma questão de grade curricular e ganha espaço nos estudos da memória, da história cultural, da história das profissões, das corporações de ofício.
domingo, 17 de julho de 2011
Respostas cardiovasculares pós-exercício de natação
A procura pela prática de exercícios físicos na água tem crescido significativamente nos últimos anos devido ao benefício da redução da sobrecarga sobre as articulações, bem como para promoção de relaxamento muscular pós-exercício. Além dos objetivos desportivos-competitivos, a natação também tem sido utilizada com finalidades terapêuticas, como na recuperação de atrofias musculares, no tratamento de problemas respiratórios, bem como durante processo de recuperação de lesões, tornando-se uma forma atrativa de exercício para os idosos e para aqueles com dificuldade de se deslocar por conta do excesso de peso e/ou problemas ortopédicos.
Em função de ser realizada na posição horizontal, bem como pelo efeito da pressão hidrostática, a natação promove aumento do retorno venoso e do volume sistólico, possibilitando, assim, menores valores de frequência cardíaca para manutenção de determinado débito cardíaco durante o exercício. Além disso, devido aos seus benefícios crônicos, a natação foi incluída no quinto relatório do Joint National Committee para detecção, avaliação e tratamento da hipertensão como uma modalidade de exercício benéfica para o controle da pressão arterial.
Diversos estudos têm demonstrado que uma única sessão de exercício físico agudo é capaz de reduzir a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), no período de recuperação pós-exercício, a valores abaixo daqueles aferidos no repouso pré-exercício, ou mesmo daqueles medidos em um dia controle sem exercício. Este fenômeno é conhecido como hipotensão pós-exercício (HPE), o qual pode ocorrer devido a vários fatores, como maior liberação de substâncias vasodilatadoras, redução da atividade nervosa simpática e/ou diminuição do débito cardíaco pós-exercício, tendo, portanto, considerável importância clínica.
Porém, pouco se sabe acerca dos efeitos agudos da natação sobre a PA pós-exercício, especialmente em indivíduos pré-hipertensos. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foi investigar e comparar as respostas pressóricas após exercício de natação em intensidade moderada a alta por 12 horas pós-exercício de natação e após sessão controle, em indivíduos pré-hipertensos.
Maiores informações: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n6/a04v16n6.pdf
Em função de ser realizada na posição horizontal, bem como pelo efeito da pressão hidrostática, a natação promove aumento do retorno venoso e do volume sistólico, possibilitando, assim, menores valores de frequência cardíaca para manutenção de determinado débito cardíaco durante o exercício. Além disso, devido aos seus benefícios crônicos, a natação foi incluída no quinto relatório do Joint National Committee para detecção, avaliação e tratamento da hipertensão como uma modalidade de exercício benéfica para o controle da pressão arterial.
Diversos estudos têm demonstrado que uma única sessão de exercício físico agudo é capaz de reduzir a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), no período de recuperação pós-exercício, a valores abaixo daqueles aferidos no repouso pré-exercício, ou mesmo daqueles medidos em um dia controle sem exercício. Este fenômeno é conhecido como hipotensão pós-exercício (HPE), o qual pode ocorrer devido a vários fatores, como maior liberação de substâncias vasodilatadoras, redução da atividade nervosa simpática e/ou diminuição do débito cardíaco pós-exercício, tendo, portanto, considerável importância clínica.
Porém, pouco se sabe acerca dos efeitos agudos da natação sobre a PA pós-exercício, especialmente em indivíduos pré-hipertensos. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foi investigar e comparar as respostas pressóricas após exercício de natação em intensidade moderada a alta por 12 horas pós-exercício de natação e após sessão controle, em indivíduos pré-hipertensos.
Maiores informações: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n6/a04v16n6.pdf
Feliz Aniversário para Marcelus Brito Almeida
Prezados,
Hoje é o dia do aniversário do nosso companheiro, o Prof Marcelus Brito Almeida. O Prof Marcelus é responsável pelas disciplinas Futebol e Futsal do nosso NEFCS. Gostaria de contar um pouco da história deste grande profssional do futebol que agora temos a oportunidade de dividir com ele a construção desta nova Educação Física.
O Prof Marcelus Brito é graduado em Educação Física pela UFPE. Atuou durante 20 anos como treinador de futebol profissional em clubes do Brasil e no exterior: a exemplo: o PORTIMONENSE E FAMALICÃO (Portugal), RIVER PLATE (Paraguai), AL – HILAL, AL-ANSAR e AL-NASSER (Arábia Saudita) e AL-WASL (Emirados Árabes).
Em seu currículo como treinador, ele acumula vários títulos e prêmios, sendo ainda muito requisitado por clubes de futebol em todo o mundo.
Em 2008, ele resolve se dedicar à pesquisa e com muita determinação inicia o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE. Sua dissertação de mestrado envolveu a avaliação do desenvolvimento neuro-motor de crianças dos 7 aos 9 anos de idade da cidade de Vitória de Santo Antão. O Prof Marcelus é também um dos líderes do projeto de extensão "Crescer com Saúde em Vitória de Santo Antão", onde o Futebol e o Handebol é levado às crianças do entorno do CAV-UFPE. Juntamente com o Prof Iberê Caldas, coordena os Projetos de Extensão do NEFCS. Também tem atuado como treinador da equipe de futebol masculina e feminina do CAV-UFPE.
Para este ano, o plano é iniciar o doutoramento no âmbito das Ciências do Esporte, particularmente, com aspectos técnicos e táticos do futebol.
O nosso NEFCS tem a sorte de contar com este grande profissional e excelente professor. Da mesma forma que é unanime o carinho e respeito de todos do nosso NEFCS por voce. Somos apaixonados pela sua alegria e amor ao que faz.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UM GRANDE BEIJO E ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Hoje é o dia do aniversário do nosso companheiro, o Prof Marcelus Brito Almeida. O Prof Marcelus é responsável pelas disciplinas Futebol e Futsal do nosso NEFCS. Gostaria de contar um pouco da história deste grande profssional do futebol que agora temos a oportunidade de dividir com ele a construção desta nova Educação Física.
O Prof Marcelus Brito é graduado em Educação Física pela UFPE. Atuou durante 20 anos como treinador de futebol profissional em clubes do Brasil e no exterior: a exemplo: o PORTIMONENSE E FAMALICÃO (Portugal), RIVER PLATE (Paraguai), AL – HILAL, AL-ANSAR e AL-NASSER (Arábia Saudita) e AL-WASL (Emirados Árabes).
Em seu currículo como treinador, ele acumula vários títulos e prêmios, sendo ainda muito requisitado por clubes de futebol em todo o mundo.
Em 2008, ele resolve se dedicar à pesquisa e com muita determinação inicia o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE. Sua dissertação de mestrado envolveu a avaliação do desenvolvimento neuro-motor de crianças dos 7 aos 9 anos de idade da cidade de Vitória de Santo Antão. O Prof Marcelus é também um dos líderes do projeto de extensão "Crescer com Saúde em Vitória de Santo Antão", onde o Futebol e o Handebol é levado às crianças do entorno do CAV-UFPE. Juntamente com o Prof Iberê Caldas, coordena os Projetos de Extensão do NEFCS. Também tem atuado como treinador da equipe de futebol masculina e feminina do CAV-UFPE.
Para este ano, o plano é iniciar o doutoramento no âmbito das Ciências do Esporte, particularmente, com aspectos técnicos e táticos do futebol.
O nosso NEFCS tem a sorte de contar com este grande profissional e excelente professor. Da mesma forma que é unanime o carinho e respeito de todos do nosso NEFCS por voce. Somos apaixonados pela sua alegria e amor ao que faz.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UM GRANDE BEIJO E ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!
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