Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 237-241.
CARVALHO, Ana Paula Perillo Ferreira; MOLINA, Guilherme Eckhardt and FONTANA, Keila Elizabeth.
A creatina é o suplemento nutricional mais popular utilizado para melhorar o desempenho em atividades que envolvem exercícios de curta duração e alta intensidade. Porém, as possíveis intercorrências advindas do seu uso não estão totalmente elucidadas. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de duas dosagens de suplementação com creatina nas funções renal e hepática de adultos saudáveis durante oito semanas de treinamento de musculação. Exames bioquímicos foram realizados em 35 praticantes de musculação distribuídos aleatoriamente em três grupos, placebo (PLA, n = 12), creatina (CRE1, n = 12) e creatina 2 (CRE2, n = 11), antes e após oito semanas de treinamento com exercícios resistidos. Em desenho duplo-cego, os voluntários foram suplementados (20g/dia) com creatina (CRE1 e CRE2) ou placebo (PLA) por sete dias e nos 53 dias subsequentes com 0,03g/kg de massa corporal de creatina (CRE1) e placebo (PLA) e com 5g/dia o grupo CRE2. Não houve intervenção na composição de suas dietas, que foram registradas e analisadas. Os resultados dos exames bioquímicos realizados permaneceram dentro das faixas de normalidade. Os valores de creatinina aumentaram 12,2% no grupo CRE1 e 9,0%, no CRE2, enquanto que no grupo PLA diminuiu 4,7%, entretanto, esses valores não ultrapassaram os índices de normalidade. Os valores dos exames da função hepática diminuíram em quase todas as frações, em todos os tratamentos, contudo, sem significância estatística. Conclui-se que a suplementação com creatina nas dosagens utilizadas (0,03g/kg e 5g/dia) para indivíduos saudáveis por oito semanas não altera a função hepática ou renal, sendo assim, nas condições deste estudo, foi considerada segura.
Keywords : creatina; exames bioquímicos; suplementação nutricional; efeitos adversos.
sábado, 21 de janeiro de 2012
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Efeito hipotensivo do exercício de força realizado em intensidades diferentes e mesmo volume de trabalh
Marcos Doederlein Polito
Roberto Simão
Gilmar Weber Senna
Paulo de Tarso Veras Farinatti
Rev Bras Med Esporte Vol. 9, Nº 2 – Mar/Abr, 2003
O estudo verificou o efeito de duas seqüências de exercício contra-resistência (ECR) realizadas sob intensidades diferentes, mas com o mesmo volume de treinamento, sobre as respostas agudas tardias de pressão arterial sistólica e diastólica (PAS e PAD). Durante três dias não consecutivos, 16 jovens experientes no ECR foram avaliados nos exercícios supino horizontal, leg-press, puxada no pulley, mesa flexora, desenvolvimento e rosca bíceps. No primeiro dia, foram realizados testes de seis repetições máximas (6RM) para cada exercício. No segundo dia, foram feitas três séries de 6RM em cada exercício, com intervalo de recuperação de dois minutos (SEQ6). No último dia, o mesmo procedimento foi aplicado, mas utilizando-se 12 repetições com carga correspondente a 50% de 6RM (SEQ12). PAS e PAD foram aferidas antes de cada seqüência por método auscultatório e imediatamente após o término da cada seqüência, por monitorização ambulatorial em ciclos de 10 minutos, em repouso absoluto durante 1h. Para comparar a magnitude e duração do comportamento da pressão arterial pós-esforço, utilizou-se ANOVA para medidas repetidas com verificação post-hoc de Tuckey (p < 0,05). Após SEQ12 houve redução significativa da PAD, em período inferior a 20 minutos, enquanto SEQ6 não proporcionou qualquer alteração. Para PAS, SEQ12 induziu redução significativa em período não superior a 50 minutos, enquanto SEQ6 ocasionou redução em todas as medidas. Não foram observadas diferenças significativas dos valores absolutos de PAD e PAS após SEQ6 e SEQ12. Em conclusão: a) ECR exerceu efeito
hipotensivo sobre a pressão arterial, principalmente sobre PAS; b) o declínio absoluto da PAS não foi influenciado pelas diferentes interações de carga e repetições; c) a magnitude das cargas tendeu a favorecer a duração da redução da PAS;
d) o número de repetições teve maior repercussão sobre PAD que sobre PAS, mas por curto período de tempo.
Palavras-chave: Pressão arterial. Hipotensão. Treinamento com
pesos. Saúde
Roberto Simão
Gilmar Weber Senna
Paulo de Tarso Veras Farinatti
Rev Bras Med Esporte Vol. 9, Nº 2 – Mar/Abr, 2003
O estudo verificou o efeito de duas seqüências de exercício contra-resistência (ECR) realizadas sob intensidades diferentes, mas com o mesmo volume de treinamento, sobre as respostas agudas tardias de pressão arterial sistólica e diastólica (PAS e PAD). Durante três dias não consecutivos, 16 jovens experientes no ECR foram avaliados nos exercícios supino horizontal, leg-press, puxada no pulley, mesa flexora, desenvolvimento e rosca bíceps. No primeiro dia, foram realizados testes de seis repetições máximas (6RM) para cada exercício. No segundo dia, foram feitas três séries de 6RM em cada exercício, com intervalo de recuperação de dois minutos (SEQ6). No último dia, o mesmo procedimento foi aplicado, mas utilizando-se 12 repetições com carga correspondente a 50% de 6RM (SEQ12). PAS e PAD foram aferidas antes de cada seqüência por método auscultatório e imediatamente após o término da cada seqüência, por monitorização ambulatorial em ciclos de 10 minutos, em repouso absoluto durante 1h. Para comparar a magnitude e duração do comportamento da pressão arterial pós-esforço, utilizou-se ANOVA para medidas repetidas com verificação post-hoc de Tuckey (p < 0,05). Após SEQ12 houve redução significativa da PAD, em período inferior a 20 minutos, enquanto SEQ6 não proporcionou qualquer alteração. Para PAS, SEQ12 induziu redução significativa em período não superior a 50 minutos, enquanto SEQ6 ocasionou redução em todas as medidas. Não foram observadas diferenças significativas dos valores absolutos de PAD e PAS após SEQ6 e SEQ12. Em conclusão: a) ECR exerceu efeito
hipotensivo sobre a pressão arterial, principalmente sobre PAS; b) o declínio absoluto da PAS não foi influenciado pelas diferentes interações de carga e repetições; c) a magnitude das cargas tendeu a favorecer a duração da redução da PAS;
d) o número de repetições teve maior repercussão sobre PAD que sobre PAS, mas por curto período de tempo.
Palavras-chave: Pressão arterial. Hipotensão. Treinamento com
pesos. Saúde
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Experiências de investigação da atitude transdisciplinar no contexto de formação de professores
Solange M. O. Magalhães
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177-20612010000100007&script=sci_arttext
RESUMO
A universidade contemporânea confronta-se com uma realidade que tem gerado vários desafios relacionados aos processos de formação de professores. Na perspectiva de ruptura com o paradigma atual, surge uma série de estudos sobre inovações que representam uma "nova configuração dos saberes", cujo objetivo é revigorar o ato educativo, ensejando uma dimensão emancipatória - como proposto pela teoria da complexidade. Aqui discutimos docência universitária, inovação e complexidade de forma articulada, para propormos a complexidade como um norte inovador das práticas pedagógicas na formação de professores, e quem sabe, como proposta de intervenção e prevenção da violência no contexto escolar. Apresentamos uma prática pedagógica considerada inovadora, por docentes e discentes, em função dos objetivos alcançados no processo ensino-aprendizagem, na qual destacamos alguns "sinalizadores de inovação pedagógica complexa" para identificar se/como/quais características da atividade poderiam ser relacionadas à teoria da complexidade.
Palavras-chave: Docência Universitária. Inovação. Complexidade. Formação de Professores.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177-20612010000100007&script=sci_arttext
RESUMO
A universidade contemporânea confronta-se com uma realidade que tem gerado vários desafios relacionados aos processos de formação de professores. Na perspectiva de ruptura com o paradigma atual, surge uma série de estudos sobre inovações que representam uma "nova configuração dos saberes", cujo objetivo é revigorar o ato educativo, ensejando uma dimensão emancipatória - como proposto pela teoria da complexidade. Aqui discutimos docência universitária, inovação e complexidade de forma articulada, para propormos a complexidade como um norte inovador das práticas pedagógicas na formação de professores, e quem sabe, como proposta de intervenção e prevenção da violência no contexto escolar. Apresentamos uma prática pedagógica considerada inovadora, por docentes e discentes, em função dos objetivos alcançados no processo ensino-aprendizagem, na qual destacamos alguns "sinalizadores de inovação pedagógica complexa" para identificar se/como/quais características da atividade poderiam ser relacionadas à teoria da complexidade.
Palavras-chave: Docência Universitária. Inovação. Complexidade. Formação de Professores.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Prorrogado prazo de inscrição para chamadas de graduação sanduíche em cinco países
Prorrogado prazo de inscrição para chamadas de graduação sanduíche em cinco países
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes
Quinta, 12 de Janeiro de 2012 16:50
O novo prazo para inscrição de estudantes que desejam obter bolsas de graduação sanduíche no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) com destino a instituições na Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido é 31 de janeiro.
O programa CsF é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) -, com o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), do Institute of International Education (IIE), do Campus France, da Universidade de Bolonha e da Organização Britânica Universities UK (UUK).
O CsF pretende propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.
Entre outros requisitos o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche.
As chamadas destinam-se à convocação de alunos para a realização dos estudos nesses países. Os formulários de inscrição e demais informações estão disponíveis aqui.
(Com informações do site do programa Ciência sem Fronteiras)
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes
Quinta, 12 de Janeiro de 2012 16:50
O novo prazo para inscrição de estudantes que desejam obter bolsas de graduação sanduíche no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) com destino a instituições na Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido é 31 de janeiro.
O programa CsF é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) -, com o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), do Institute of International Education (IIE), do Campus France, da Universidade de Bolonha e da Organização Britânica Universities UK (UUK).
O CsF pretende propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.
Entre outros requisitos o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche.
As chamadas destinam-se à convocação de alunos para a realização dos estudos nesses países. Os formulários de inscrição e demais informações estão disponíveis aqui.
(Com informações do site do programa Ciência sem Fronteiras)
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