As estudantes Raquel Vasconcelos e Renata Cecília do 4° Período de Bacharelado em Educação Física embarcaram ontem para um estágio de 6 meses na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal.
Estamos torcendo por vocês meninas!!!!
um grande abraço
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Relevância do conhecimento científico na prática do treinamento físico
Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.101-09, ago. 2004.
A teoria do treinamento vem sofrendo profun-
das alterações com o avanço do conhecimento
científico. Os resultados das pesquisas aplicadas,
apresentadas aqui, fornecem parâmetros mais pre-
cisos para a determinação das cargas de treina-
mento, com o intuito de maximizar as adaptações
provenientes do mesmo. Apesar de não serem
abordados nesse ensaio, há inúmeras pesquisas
que tentam explicar os mecanismos que desen-
cadeiam as adaptações ao treinamento. Essas pes-
quisas, de caráter eminentemente básico, também
fornecem importantes indicativos para o treina-
mento. Como exemplo, podemos citar o estudo
dos mecanismos que produzem a hipertrofia mus-
cular e da ligação desses mecanismos à execução
de ações musculares excêntricas. A sub-discipli-
na da bioquímica do exercício tem tido papel
primordial na elucidação desses mecanismos. Isto
posto, a teoria do treinamento precisa de conhe-
cimento integrado das várias sub-disciplinas que
pesquisam sobre o treinamento físico, tanto de
caráter aplicado quanto básico.
Nos anos 90, valor das investigações relacio-
nadas aos esportes de maneira geral, começou a
ser verdadeiramente apreciado. Muitos países
competindo nos Jogos Olímpicos já contavam
com pesquisadores para dar suporte aos seus atle-
tas. Treinadores e atletas querem saber, por meio
de testes, como as sobrecargas do treino nas dife-
rentes fases do treinamento, afetam o nível das
capacidades e do rendimento competitivo. Final-
mente é desejável uma maior integração entre as
evidências teóricas das pesquisas e as experiências
da prática do treinamento. Uma e s t r a t é g i a de -
ve r i a inc lui r a po s s ibi l idade de a juda r o s t re i -
n a d o re s d e s e n vo l ve r u m e n t e n d i m e n t o
c i ent í f i c o e enc o r a j a r o s inve s t i g ado re s a f a l a r
l ingua g ens c l a r a s , na tur a i s , na t ent a t i va de di -
minui r a di s t ânc i a ent re a inve s t i g a ç ã o c i ent í -
f i c a e a pr á t i c a do t re inament o
A teoria do treinamento vem sofrendo profun-
das alterações com o avanço do conhecimento
científico. Os resultados das pesquisas aplicadas,
apresentadas aqui, fornecem parâmetros mais pre-
cisos para a determinação das cargas de treina-
mento, com o intuito de maximizar as adaptações
provenientes do mesmo. Apesar de não serem
abordados nesse ensaio, há inúmeras pesquisas
que tentam explicar os mecanismos que desen-
cadeiam as adaptações ao treinamento. Essas pes-
quisas, de caráter eminentemente básico, também
fornecem importantes indicativos para o treina-
mento. Como exemplo, podemos citar o estudo
dos mecanismos que produzem a hipertrofia mus-
cular e da ligação desses mecanismos à execução
de ações musculares excêntricas. A sub-discipli-
na da bioquímica do exercício tem tido papel
primordial na elucidação desses mecanismos. Isto
posto, a teoria do treinamento precisa de conhe-
cimento integrado das várias sub-disciplinas que
pesquisam sobre o treinamento físico, tanto de
caráter aplicado quanto básico.
Nos anos 90, valor das investigações relacio-
nadas aos esportes de maneira geral, começou a
ser verdadeiramente apreciado. Muitos países
competindo nos Jogos Olímpicos já contavam
com pesquisadores para dar suporte aos seus atle-
tas. Treinadores e atletas querem saber, por meio
de testes, como as sobrecargas do treino nas dife-
rentes fases do treinamento, afetam o nível das
capacidades e do rendimento competitivo. Final-
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domingo, 19 de fevereiro de 2012
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