Hoje na aula de Basquetebol ministrada pelos Profs Iberê e Marcelus, houve referência aos ensinamentos de um dos maiores nomes do Baquetebol Pernambucano - Prof Antonio Maria Cardoso Júnior.
O Prof Antonio Maria ministrou a cadeira de Basquetebol no Departamento de Educação Física da UFPE (Campus Recife). Foi ex-treinador de basquetebol do Sport, Náutico, Santa Cruz e da seleção Pernambucana, tendo contribuído com o decacampeonato masculino do Sport, na década de 70, como técnico.
O Prof Antonio Maria também publicou três livros sobre basquete, tendo sido um dos primeiros professores e organizadores do curso de Educação Física da UFPE, onde também foi coordenador da graduação e chefe do departamento.
O nome do Prof Antonio Maria se confundia com o basquetebol. Extremamente apaixonado pelo esporte de baloncesto, conseguia passar aos estudantes o quanto é importante a dedicação e a autodeterminação a qualquer profissional de Educação Física. Eu, particularmente, tenho muito orgulho de ter sido sua estudante.
Infelizmente, o professor Antônio Maria Cardoso Júnior, faleceu aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco, enquanto ministrava aulas no Departamento de Educação Física e Desportos da UFPE.
A história da Educação Física de Pernambuco nunca deve esquecer estes nomes que fizeram a diferença.
Assim, gostaria de prestar uma Homenagem Póstuma a este grande Cientista do Basquetebol. Em nome da coordenação do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do CAV-UFPE e de todos os estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário