terça-feira, 27 de setembro de 2011

ASPECTOS HISTÓRICOS DA CINEANTROPOMETRIA - DO MUNDO ANTIGO AO RENASCIMENTO

Com a evolução humana, surgiram as semelhanças e as diferenças provenientes da
herança genética influenciada pelo meio ambiente, onde se desenvolve cada indivíduo e, a partir
deste, uma variedade de formas, tamanhos, proporções, constituição, função, etc. A antropometria
possui sua origem na medicina ou na biologia, e nas artes plásticas. O Velho Testamento, o Talmud
Babilônio, o Midrashin e tratados da civilização da Índia fazem referências à forma, proporções e
estatura da figura humana. Estudiosos como Empedócles, Sócrates e Hipócrates se preocuparam
por estas relações e criaram várias classificações de um modo ideal de homem. Polyklitus, escultor
grego, representou a forma masculina ideal a partir da superposição de partes anatômicas de vinte
indivíduos. Arquimedes, com seu princípio do fenômeno da flutuação fez com que hoje em dia se
utilize sua teoria para o cálculo da composição corporal através da densitometria. Outros como
Leonardo da Vinci, Michelangelo e Leone Alberti estavam preocupados por estabelecer um tipo de
beleza ideal. Vesalius começa a discutir e refutar as teorias de Galeno. Nessa época a antropometria
emerge como uma nova especialização científica. Borelli explica o trabalho muscular em termos
físicos. Suas obras são válidas na representação das bases estruturais da cineantropometria. Elshaltz
utiliza pela primeira vez no seu sentido contemporâneo o termo antropometria.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Volume 2 – Número 1 – p. 106-110– 2000

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