Hans Hugo Bruno Selye, ou simplesmente, Hans Selye, foi o pesquisador que primeiro descreveu a síndrome da adaptação geral (SAG ou a teoria do estresse). Hans Selye recebeu a influência de vários pesquisadores, a exemplo, Claude Bernard (que desenvolveu a idéia do milleu interieur) e Walter Cannon (que estudo a homeostase). O estresse é definido como uma resposta inespecífica a uma demanda fisiológica. O estressor seria o agente motivador da resposta orgânica (estresse).
A partir da definição do estresse e do estressor, a fisiologia do exercício deu um grande salto nas pesquisas uma vez que o exercício físico foi entendido como um modelo de estressor físico que desencadeia a resposta ao estresse. Inicialmente ocorre a ativação do Sistema Nervoso Simpático, com aumento da liberação de adrenalina e noradrenalina. Em paralelo, também ocorre a ativação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenais. No hipotálamo há um aumento da liberação de CRH, que vai resultar no aumento da liberação de ACTH pela pituitária e por sua vez induz um aumento na liberação de glicocorticóides (cortisol)pelo córtex adrenal.
Para maiores informações sobre os diferentes tipos de exercício (intensidade, duração e frequencia) e a regulação neuro-endócrina do esforço...não percam a nossa aula prática de segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário