sábado, 21 de maio de 2011

Lembrete: Cadastrem-se na Plataforma Lattes do CNPq

Prezados estudantes,

Vamos nos fazer conhecidos e conhecer a maior base de dados de currículos de pesquisadores e instituições, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.
O sistema de currículos Lattes surgiu da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em Ciêcnia & Tecnologia para credenciamento de orientadores no país. Leva o nome do físico César Lattes.

Para credenciamento, voces podem entrar no site do CNPq (www.cnpq.br), a seguir, cliquem em "plataforma lattes", e depois em "cadastrar".

O nosso Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte está participando das discussões para pesquisa na COPA 2014

Prezados estudantes,

A Coordenação do nosso NEFCS estará participando do 2º encontro com os gestores dos cursos de Educação Física do nosso estado e mais um representante do CREF-PE, que será realizado no próximo dia 23 de Maio na Faculdade Maurício de Nassau campus CST localizado na Rua Fernandes Vieira, 110 - Boa Vista, às 9h.
Em breve, estaremos contactando com os estudantes que estejam interessados em participar das discussões sobre pesquisa e a COPA 2014.

um abraço a todos

Treinamento físico moderado durante a gestação atenua os efeitos da desnutrição perinatal na ontogênese dos reflexos de ratos

Este é o mais recente artigo publicado pelo Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte na revista BRITISH JOURNAL OF NUTRITION.

O efeito do treinamento físico de intensidade moderada/leve durante a gestação foi avaliado em filhotes neonatos de mães submetidas à desnutrição perinatal. during gestation on reflex ontogeny in neonate rats whose mothers were undernourished. As ratas foram treinadas por um período de 4 semanas antes da gestação (5 dias por semana, 60 min por dia, a 65% do VO2max). A seguir a confirmação de gestação, o protocolo de treinamento foi reduzido na intensidade e na duração(30% do VO2max, 30 min por dia). Para as ratas do grupo desnutrido, foi ofertada uma dieta baixa em proteína (8% de caseína) enquanto que seus controles receberam (17% de caseína). Os filhotes destas mães (controle, treinadas, desnutridas, desnutridas e treinadas) foram avaliados do 10° ao 17° dia de nascimento quanto às características físicas, ontogênese reflexa e crescimento somático. Os filhotes de ratas desnutridas apresentaram retardo na maturação reflexa e no crescimento somático. Por outro lado, não ocorreu atraso nestes parâmetros nos filhotes de mães treinadas e desnutridas Em conclusão, o treinamento físico moderado atenua os efeitos da desnutrição perinatal em alguns parâmetros de maturação do sistema nervoso central durante o desenvolvimento.


Maternal low-protein diet-induced delayed reflex ontogeny is attenuated
by moderate physical training during gestation in rats

Filippe Falca˜o-Tebas, Adriano Bento-Santos, Marco Antoˆnio Fidalgo Amorim, Marcelus Brito de Almeida, Jose´ Antoˆnio dos Santos, Sandra Lopes de Souza, Raul Manha˜es-de-Castro1,and Carol Gois Leandro

Abstract
We evaluated the effects of moderate to low-intensity physical training during gestation on reflex ontogeny in neonate rats whose mothers were undernourished. Virgin female Wistar rats were divided into four groups as follows: untrained (NT, n =7); trained (T, n =7); untrained with a low-protein diet (NT+LP, n =7); and trained with a low-protein diet (T+LP, n =4). Trained rats were subjected to a protocol of moderate physical training on a treadmill over a period of 4 weeks (5 days week−1 and 60 min day−1, at 65% of VO2max). After confirming the pregnancy, the intensity and duration of the exercise was reduced. Low-protein groups were provided with an 8% casein diet, and controls were provided with a 17% casein diet. Their respective offspring were evaluated (during the 10th to 17th day of postnatal life) in terms of physical feature maturation, somatic growth, and reflex ontogeny. Pups born to mothers provided with the low-protein diet during gestation and lactation showed delayed physical feature and reflex maturation and a deficit in somatic growth when compared with controls. However, most of these deficiencies were attenuated in pups of undernourished mothers undergoing training. In conclusion, physical training during gestation attenuates the effects of perinatal undernutrition on some patterns of maturation in the central nervous system during development.

Fotos de nossas atividades

Queridos Alunos,

Para que não esqueçamos de quem somos, o que já fizemos e o que ainda faremos, agora teremos um lugar para "salvar" nossas alegrias além de nossos corações e memórias!

Saudações!

Apoio ao Núcleo de Enfermagem e Nutrição

Prezados alunos,

Será realizado na Quarta-feira dia 25 de Maio a Mesa Redonda: Integração Ensino-Serviço na perspectiva da interiorização da formação superior.

Além dessa mesa redonda, ocorrerá uma paceata as 8:00 ao Hospital João Murilo com o intuito de que o referido Hospital possa ser campo de estágio para os alunos do CAV.


Compareçam e convidem tantos outros alunos e amigos!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

I Jornada de Educação Física da URCA,

Prezados estudantes,

No próximo mês teremos a I Jornada de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - Ceará.
Como principal tema de discussão teremos: Pesquisa e a Pós-Graduação em Exercício Físico, Esporte e Saúde no Nordeste do Brasil

Período: 7 a 10 de junho de 2011
Local: Centro de Ciências da Saúde e Biológicas - Departamento de Educação Física - URCA.

II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição

Caros Alunos do CAV e em torno, coloquem em suas agenda, dia 30 de Setembro de 2011 nas dependências do CAV estaremos realizando o  II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição com a participação de Professores Pesquisadores do Brasil e do Exterior. Inscrições R$ 10,00. Terá apresentação de trabalhos nas modalidades: Oral e Posters, os melhores em cada modalidade receberá um prêmio.

Iniciando atividades....

Caros Alunos, o curso de Bacharelado em Educação Física do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do Centro Acadêmico de Vitória/UFPE, está iniciando as atividades de "Blogeiro" como apoio as nossas atividades pedagógicas, participem vcs também!