sexta-feira, 10 de junho de 2011

Visitem o site da Capes, FACEPE, CNPq e cadastrem-se na plataforma lattes

Prezados estudantes,

Fiquem atentos aos sites da CAPES, FACEPE e do CNPq para acompanhar o lançametno de editais para apoio à pesquisa, concessão de bolsas de iniciação científica e estágios em laboratórios no país e no exterior.
Esta manhã, na aula de história da educação física, os estudantes acompanharam os passos para cadastramento do currículo na plataforma lattes, como acessar o qualis das revistas no site da Capes e o que é o fator de impacto das revistas científicas nacionais e internacionais.
Não esqueçam de sempre consultar o currículo dos professores, pesquisadores e estudantes na plataforma lattes.

um abraço a todos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aula de fisiologia do sistema endócrino relembra os estudos sobre o estresse de Hans Selye

Hans Hugo Bruno Selye, ou simplesmente, Hans Selye, foi o pesquisador que primeiro descreveu a síndrome da adaptação geral (SAG ou a teoria do estresse). Hans Selye recebeu a influência de vários pesquisadores, a exemplo, Claude Bernard (que desenvolveu a idéia do milleu interieur) e Walter Cannon (que estudo a homeostase). O estresse é definido como uma resposta inespecífica a uma demanda fisiológica. O estressor seria o agente motivador da resposta orgânica (estresse).

A partir da definição do estresse e do estressor, a fisiologia do exercício deu um grande salto nas pesquisas uma vez que o exercício físico foi entendido como um modelo de estressor físico que desencadeia a resposta ao estresse. Inicialmente ocorre a ativação do Sistema Nervoso Simpático, com aumento da liberação de adrenalina e noradrenalina. Em paralelo, também ocorre a ativação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenais. No hipotálamo há um aumento da liberação de CRH, que vai resultar no aumento da liberação de ACTH pela pituitária e por sua vez induz um aumento na liberação de glicocorticóides (cortisol)pelo córtex adrenal.

Para maiores informações sobre os diferentes tipos de exercício (intensidade, duração e frequencia) e a regulação neuro-endócrina do esforço...não percam a nossa aula prática de segunda-feira.

EFEITOS ERGOGÊNICOS DA CAFEÍNA SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO

A cafeína é uma substância que não apresenta valor nutricional, sendo classificada como um alcalóide farmacologicamente ativo, estimulante do sistema nervoso central (SNC). No entanto, esta substância tem sido considerada um ergogênico nutricional por estar presente em várias bebidas consumidas diariamente, tais como o café, o chocolate, o mate, e algumas bebidas suaves à base de guaraná. O seu uso tem-se tornado bastante comum no meio esportivo, principalmente nos últimos anos, particularmente por atletas que disputam provas de resistência. A possibilidade de melhora do desempenho físico fez com que este alcalóide entrasse na lista de substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o qual estabeleceu o limite de 12 ug/ml de cafeína na urina como parâmetro para detecção de “doping”. Alguns estudos têm demonstrado que esses níveis podem ser alcançados com a ingestão de aproximadamente 9 mg de cafeína por quilograma de peso corporal. Todavia, estudos mais recentes têm evidenciado melhora no desempenho atlético com a ingestão de apenas 3 a 6 mg de cafeína por quilograma de peso corporal. Tais observações parecem colocar em risco o limite tolerável estipulado pelo COI, o que poderia favorecer a
melhoria do rendimento por parte dos usuários. Esses fatos demonstram a necessidade de maiores investigações sobre o efeito ergogênico de diferentes dosagens de cafeína e, possivelmente, de revisão dos níveis de ingestão toleráveis.

Maiores Informações:
Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(2):141-58, jul./dez. 2000

Treinos de Futsal Feminino

Ná próxima sexta, dia 10 de junho, estaremos iniciando os treinos de Futsal para todas alunas do CAV.
Os treinos terão inicio as 14 horas.
Esperamos contar com um grade número de participantes,

Marcelus Almeida

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Professor Raul Manhães profere palestra na Universidade de Nantes

O professor Raul Manhães de Castro, do Departamento de Nutrição, participou ontem (6 de junho de 2011) do colóquio "Cadeia alimentar e territórios: olhares cruzados entre as ciências médicas e humanas", na Jornada Científica da Universidade de Nantes, na França.

Ele proferiu a palestra "Transição nutricional e geografia da obesidade: exemplos do Brasil" e mostrou resultados de pesquisas experimentais e em humanos realizadas pelo grupo NNI Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença, da Universidade Federal de Pernambuco.
O pesquisador mostrou, por meio das pesquisas realizadas em Pernambuco, os preocupantes problemas da transição entre a desnutrição e a obesidade no país. Os pesquisadores presentes ao evento ficaram interessados em ampliar acordos existentes entre a Universidade de Nantes e a UFPE.

terça-feira, 7 de junho de 2011

I Jornada de Educação Física da URCA será aberta hoje

Será aberta hoje a I JORNADA DE EDUCAÇÃO FISICA E SAÚDE DA URCA. O evento faz parte de um conjunto de atividades que será desenvolvido pelo corpo docente da Coordenação do Curso de licenciatura em Educação Fisica, que objetiva melhorar a capacitação do alunado do referido curso.



A I Jornada está sendo realizada pelo NÚCLEO DE PESQUISA EM ATIVIDADES FÍSICA,ESPORTE E SAÚDE - NUPAFES e contará com a Palestra de abertura da Profa.Dra. CAROL VIRGÍNIA GÓIS LEANDRO, do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do CAV Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, que discutirá o tema: Pesquisa e Pós-Graduação em exercício físico,esporte e saúde no contexto do Nordeste do Brasil.


A Professora reuniu-se ontem com os membros do Departamento de Educação Física com o objetivo de estreitar o relacionamento institucional entre as duas IES e também para discutir a problemática da Educação física no Brasil sobre o bacharelado e a licenciatura.


A Jornada terá a seguinte programação:


Dia 07 Terça-feira


19:00 - – Abertura
Conferência de Abertura (Carol Virgínia Góis Leandro – UFPE,Profªconvidada
Tema :Pesquisa e Pós graduação em exercício físico,esporte e saúde no contexto do nordeste do Brasil.


Dias 08,09 e 10 – Minicursos (Local Urca e Crato Tênis Clube)


1. Cineantropometria Morfo-funcional – Métodos e Técnicas de Avaliação em Esporte e Saúde (tarde – 13:30 às 17:30)
Profª Drª Simonete Silva
2- Hidroginástica Como Promoção da Saúde na Maturidade – (manhã – 08:00 às 12:00)
Profª Drª Lilian Braga Maia
3- Educação Física Adaptada (tarde – 13:30 às 17:30)
Profº MSc. Aluísio Wagner de Araújo Lopes
4-Musculação (manhã – 08:00 às 12:00)
Profº Esp. Berilo Barroso Mendes Júnior
5-Natação e Atividades Aquáticas – Novas Perspectivas (tarde – 13:30 às 17:30
Profº MSc. Eduardo Guimarães
6-Introdução ao Treinamento Funcional (manhã – 08:00 às 12:00)
Profº MSc. André Accioly Machado
Planejamento e Administração de Colônia de Férias (manhã – 08:00 às 12:00)
Profº Esp. José Cavalcanti da Silva Filho

Cratinho de Açúcar e a Educação Física da URCA

É assim que a cidade do Crato é carinhosamente chamada. O Crato é um município localizado no interior do estado do Ceará à beira da belíssima Chapada do Araripe no extremo-sul do estado e na região do Cariri. É também chamado de "Oásis do Sertão". É a segunda cidade mais importante do Cariri em termos econômicos depois de Juazeiro do Norte, constituindo também um entroncamento rodoviário que a interliga ao Piauí, Paraíba e Pernambuco, além da capital do Ceará, Fortaleza.

Sua rede de ensino superior é formada pelas seguintes instituições: Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Vale do Acaraú - Unidade Crato, Universidade Federal do Ceará - (Campus Crato - ainda em fase de instalação), Faculdade Católica do Cariri e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Crato.

O curso de Licenciatura em Educação Física da URCA foi criado em agosto de 2003. O curso tem duração de 4 anos e recebe estudantes de várias regiões do Cariri, como por exemplo, Santana, Nova Olinda, Missão Velha, Várzea Alegre, Campos Sales, Maurití, etc.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

I Jornada de Educação Fìsica da URCA

A I Jornada de Educação Fìsica da URCA acontecerá entre os dias 7 e 10 de junho de 2011 nas instalações do Departamento de Educação Fésica da URCA. Este encontro está sendo organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde (NUPAFS).
Esta é uma grande iniciativa para o início de discussões científicas no âmbito da Educação Fìsica no Nordeste do Brasil. Ao final, pretende-se trocar experiências de Pós-Graduação e estabelecer colaborações científicas entre o NUPAFS e o nosso Núcleo de Educação Fìsica e Ciências do Esporte.

domingo, 5 de junho de 2011

Atenção estudantes: atualizem o Currículo Lattes

Atenção estudantes do Núcleo de Educação Físcia e Ciências do Esporte,

ATUALIZEM O CURRICULO LATTES DE VOCES...façam disso uma prática constante

um abraço

Curiosidades: Fava & Bioquímica


Você sabia que Pitágoras não comia Fava nem Falafel?
A fava ou  feijão fava, é também um ingrediente de um prato chamado Falafel, que desde a Antiguidade é um prato tradicional em várias regiões do Mediterrâneo e do Oriente Médio. O filósofo e matemático grego Pitágoras proibia seus alunos de alimentar-se de fava, por que a fava deixava muitas pessoas doentes, podendo ser até mortal. Quando algumas pessoas comiam a fava verificavam que em 24-48 horas os eritrócitos começam a sofrer quebra liberando hemoglobina no sangue, podendo causar a icterícia ou insuficiência renal. Esses sintomas tem base genética que é a deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PDH) e que afeta perto de 400 milhões de pessoas. A G6PDH catalisa o primeiro passo na via das pentoses fosfato a qual produz NADPH; esse redutor além de essencial em muitas vias biossintéticas, também age protegendo as células de danos provocados por substâncias oxidativas como peróxido de hidrogênio e superóxidos (produtos colaterais do metabolismo).
Referências: Lenhninger – Princípios da Bioquímica