sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012 para todos!!!!!!!

Prezados companheiros do NEFCS,


Gostaria de desejar a todos vocês um ano de 2012 cheio de conquistas e superações. Espero que possamos estar sempre juntos e cada vez mais deixar a nossa Educação Física num patamar diferenciado.

Neste ano de 2011, o que mais encantou foi o fato de termos trabalhado em grupo. Tivemos vários eventos onde os estudantes se envolveram e deixaram um brilho especial. Conseguimos trazer grandes pesquisadores para nos visitar e conhecer o que temos feito. Entraram duas novas turmas neste ano e mais um novo curso se iniciou, a Licenciatura em Educação Física. Temos estudantes que estão tentando fazer estágio no exterior, outros estudantes estão envolvidos em projetos de pesquisa, monitoria e projetos de extensão. Os nossos estudantes fizeram toda diferença nos vários eventos oferecidos pelo nosso Núcleo e pelos demais Núcleos do CAV. Nossos professores estão engajados em projetos de melhoria do curso e em colaborações internacionais. Tivemos o prazer de receber 8 novos professores temporários que abrilhantaram mais ainda o nosso curso.
Eu acredito muito que tudo que conseguimos este ano foi fruto de um trabalho em grupo e de um pensamento que convergiu para o avanço de todos.

Que os momentos difíceis que passamos sirvam apenas para nos ensinar a não cometer os mesmos erros.
Que os momentos agradáveis que passamos sirvam para nos ensinar que em grupo tudo tem mais força.

Vocês são os responsáveis pela Nova Educação Física...aquela feita por profissionais sérios, comprometidos, responsáveis e respeitados. Estamos na torcida por vocês. Que venham os novos estudantes de bacharelado e de licenciatura...vamos cuidar deles.....vamos cuidar de nós!!!! SOMOS UM TIME!!!!

Um grande abraço a todos e tudo de bom pra vocês

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Comparação entre a Prescrição de Intensidade de Treinamento Físico Baseada na Avaliação Ergométrica Convencional

Comparação entre a Prescrição de Intensidade de
Treinamento Físico Baseada na Avaliação Ergométrica
Convencional e na Ergoespirométrica


Maria Urbana Pinto Brandão Rondon, Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, Newton Nunes,
Sandra Lia do Amaral, Antonio Carlos Pereira Barretto, Carlos Eduardo Negrão

Arq Bras Cardiol, volume 70 (nº 3), 159-166, 1998

Objetivo - Comparar os limites inferiores (L.inf.) e superiores (L.sup.) da prescrição de treinamento físico aeróbio determinada pelo teste ergométrico convencional (60-70% do VO2 máx estimado ou 70-85% da FCmáx atingida), com a prescrição obtida pelo teste ergoespirométrico [limiar anaeróbio (LA) e ponto de compensação respiratória (PCR)].
Métodos - Realizaram teste ergoespirométrico progressivo até a exaustão 47 homens (30±5 anos), divididos em subgrupos, de acordo com a velocidade da esteira durante o teste (4 ou 5mph) e a capacidade física medida [baixa (BCF) e moderada (MCF)].
Resultados - Os L.inf. de prescrição indireta apresentaram valores de VO2 e FC significantemente maiores que os valores de VO2e FC no LA. Os L.sup. de prescrição indireta no grupo de 4mph e BCF apresentaram valores de VO2 significantemente maiores que os valores medidos no PCR e valores de FC semelhantes aos medidos no PCR.
Conclusão - Os L.inf. da prescrição indireta de treinamento físico superestimam o LA, enquanto os L.sup. parecem adequados somente para indivíduos ativos com MCF.

Palavras-chave: prescrição de exercício, freqüência cardíaca, consumo de oxigênio máximo

domingo, 25 de dezembro de 2011

Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida

Motriz, Rio Claro, v.14 n.2 p.108-114, abr./jun. 200


Adriana Barni Truccolo, Paula Andreatta Maduro, Eduardo Aguirre Feijó



Resumo:
O propósito desta investigação foi determinar as razões que levam homens e mulheres a participarem de grupos de corrida de rua. Estudo com amostragem por clusters, composta por 68 adultos, sendo 34 homens, com idade variando entre 22 e 57 anos de idade. A coleta dos dados aconteceu em uma corrida de rua, quando foram percorridas as tendas de assessorias esportivas e solicitado aos corredores com número de inscrição ímpar, que preenchessem um questionário. Os resultados foram analisados através do teste t de student a um nível de significância de 5% e mostraram diferenças significativas entre homens e mulheres. As razões mais importantes para as mulheres aderirem a um programa com assessoria técnica foram: melhora do condicionamento físico e saúde, apreciar estar ao ar livre, aumento da auto-estima e melhora da aparência física. Para os homens, as razões mais importantes foram: diminuição da ansiedade, melhora do condicionamento físico e saúde, redução do estresse, melhora da auto-estima e apreciar estar ao ar livre. O grupo como fator motivador foi significativamente mais importante para as mulheres (75%) do que para os homens (40%). O conhecimento das razões que leva o indivíduo à busca do exercício físico fornece ferramentas ao profissional de educação física para
que elabore programas que promovam a adesão à prática do mesmo.
Palavras-chave: Motivação. Exercício. Corrida.


Motivational factors of adherence to running groups

Abstract:
The purpose of this investigation was to determine the reasons for men and women to participate of street running groups. Study with clusters sample, composed by 68 adults, being 34 men, with age varying between 22 and 57 years of age. The data collection happened in a street race, when the tents of sports advisors were visited and requested to the runners with uneven number of registration to fill a questionnaire. The results had been analyzed through the student t test to a level of significance of 5% and had shown significant differences between men and women. The reasons most important for women to adhere to a program with sport advisor were: improvement of physical conditioning and health, appreciate to be outdoors, increase of auto-esteem, and to feel that physical appearance improved. For the men, the
reasons most important were: to feel itself less anxious, improvement of physical conditioning and health, form to reduce stress, improvement of auto-esteem and appreciate to be outdoors. The group as a motivational factor was significantly more important for the women (75%) than for the men (40%). The knowledge of the reasons that takes the individual to search for a definitive type of exercise supplies the
physical education professional the tools to elaborate efficient programs and promote the adhesion to the ones.

Key Words: Motivation. Exercise. Running