sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Trabalho sobre o Treinamento de Força e Estresse Oxidativo é premiado na Fesbe 2011

Prezados colegas,

É com grande prazer que parabenizo o nosso companheiro José Antônio dos Santos e colaboradores pela mensão Honrosa recebida na Fesbe 2011. A Fesbe é um dos principais Congressos Brasileiros sobre Biologia Experimental.
Este é o fruto da participação das Profas Cláudia Lagranha e Mariana Fernandes do nosso NEFCS trazendo a avaliação do estresse oxidativo e os estudos sobre função mitocondrial.



03.006 - ROLE OF STRENGTH TRAINING IN RATS: OXIDATIVE STRESS IN HEART AND LIVER
Santos, J. A. 1; Costa, G. L. G. 2; Fernandes, M. P. 3; Lima, C. O. R. 4; Silva, R. B. P. 4; Falcão-tebas, F. 5; Bento-santos, A. 1; Silva, L. L. 2; Lagranha, C. J. 3; Leandro, C. V. G. 3
1 Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria, POSNEURO/UFPE2 Núcleo de Educação Física e Desporto, NEFD/UFPE3 Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte, NEFCE/UFPE4 Núcleo de Nutrição, CAV/UFPE5 Programa de Pós-Graduação em Nutrição, POSNUTRI/UFPE

OS RESUMOS PARA O II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO PODEM SER ENVIADOS EM PORTUGUES


ATENÇÃO - II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA

OS RESUMOS PARA O II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO PODEM SER ENVIADOS EM PORTUGUES

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO DE ANATOMIA REUNE ESTUDANTES DE ESCOLAS DA ZONA DA MATA E AGRESTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO

NESTA ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO, O LABORATÓRIO DE ANTAMIA DO CAV - UFPE ESTÁ OFERECENDO UMA EXPOSIÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS.


SOB A LIDERANÇA DA PROFA CAROLINA PEIXOTO E COLABORAÇÃO DOS DEMAIS PROFESSORES DE ANATOMIA DO CAV-UFPE E DO APOIO DOS MONITORES E TÉCNICOS, ESTE EVENTO ESTÁ MOVIMENTANDO A QUADRA POLIESPORTIVA DO CAV. TODA ARQUIBANCADA ESTÁ LOTADA DE ESTUDANTES PROVINDOS DE ESCOLAS DO INTERIOR DO NOSSO ESTADO. AS CRIANÇAS SÃO CONVIDADAS A UM PASSEIO DESDE OS PRIMÓRDIOS, PASSANDO PELA HISTÓRIA DA ANATOMIA E SUAS TÉCNICAS, INDO PELA ANATOMIA COMPARADA E DO CORPO HUMANO E CULMINANDO EM PEÇAS DISSECADAS PELOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS VÁRIOS CURSOS DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA.

É DE DESTAQUE ESTA INOVADORA AÇÃO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA EM DIVULGAR UMA CIÊNCIA QUE HÁ TEMPOS ERA CONSIDERADA ESTÁTICA. AO CONTRÁRIO, OS ALUNOS SAEM DA EXPOSIÇÃO ENCANTADOS COM AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS E PELA FORMA LÚDICA COMO É PASSADO O CONHECIMENTO.

A TODOS QUE FAZEM O LABORATÓRIO DE ANATOMIA...GOSTARÍAMOS DE PARABENIZAR PELA BRILHANTE INICIATIVA DE DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO.


PARA VISUALIZAREM AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO, VOCÊS PODEM ACESSAR O BLOG: www.anatomiahumanacavufpe.blogspot.com

QUEM AINDA NÃO FOI VER....NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO!!!!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição


ATENÇÃO....OS RESUMOS PODERÃO SER ENVIADOS ATÉ O DIA 15 DE SETEMBRO!!!!


Submissão de Resumos para o II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição

Submissão de Resumos para o II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição

Preparação do Resumo
• IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação. A “pulverização” de resultados em diferentes resumos, com primeiros autores diferentes, não será aceita. A Comissão de Avaliação de Resumos estará trabalhando com rigor nas avaliações, garantindo o controle do número e qualidade dos resumos a serem aprovados para apresentação como painéis no congresso.

Formato do Resumo
MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO NO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FISICA E NUTRIÇÃO. 1Miazaki, H.M., 2Martins, J.R.A., 1Departamento de Execução, 2Departamento de Empreendimentos, UFPE, Vitoria de Santo Antao/PE.

Introdução: Informar a base teorica que motivou a realização desse resumo, pergunta condutora e hipotese do trabalho.

Objetivos: Devem ser relacionados os fundamentos e os objetivos para execução do trabalho. Caso sejam feitas citações bibliográficas siga o exemplo: Proc. Natl. Acad. Sci USA 82; 2049, 2008.
Metodos and Resultadoss: Este item deve conter um breve resumo dos métodos e dos resultados obtidos.
Métodos e resultados podem ser apresentados separadamente ou agrupados. Não se esqueça de colocar unidades de medidas. Quando forem apresentados resultados que necessitem ser acompanhados de medidas de variância (desvio padrão, erro padrão, etc), não se esqueça de mencionar o tamanho da amostra. Quando os experimentos forem realizados em humanos, devem ser acompanhados de aprovação do Comitê de Ética Experimental da Instituição.
Conclusão: O resumo deve ser finalizado com uma conclusão. A conclusão tem que necessariamente estar embasada nos resultados apresentados.
Apoio Financeiro: o apoio financeiro deve ser mencionado na última linha.
• O resumo deve ter o texto formatado conforme modelo acima contendo o número máximo de 3500 caracteres (contando espaços) utilizando fonte Arial 12 (para símbolos especiais utilize funções html, conforme tabela auxiliar no sistema eletrônico).
• Os resumos que ultrapassarem esse limite ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão automaticamente rejeitados pelo sistema.
• Observe que o título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas, seguido pelo nome dos autores, identificação do Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado. Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize o seu nome e sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou co-autor.
• As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas a um mínimo e, se utilizadas, devem ser incluídas mencionando o nome do periódico abreviadamente, volume: página inicial, ano (ex.: Brain Res. 472:24, 1992). Citações do tipo Ashley et al., 1994, não serão aceitas.
• Os resumos devem ser enviados em inglês. Resumos submetidos em inglês com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.
• No caso de trabalhos com seres humanos, a idade e o sexo (se relevante) devem ser citados e somente serão aceitos para avaliação se devidamente acompanhados de arquivo contendo cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa com Humanos da Instituição.
• No caso do uso de animais de laboratório, a espécie, idade/peso e o sexo (se relevante) devem ser identificados. Quando necessário, a comissão avaliadora poderá solicitar cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa da Instituição.
• O material a ser apresentado no painel durante o Congresso deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos aos do resumo aprovado.
• Os resumos enviados deverão informar a área de concentração

Os resumos deverão ser enviado em formato .doc ou .rtf para o e-mail: bioquimicacav@gmail.com

domingo, 28 de agosto de 2011

Percepção Subjetiva do Esforço da Sessão: Escala de Borg


A Percepção Subjetiva do Esforço da sessão (PSE),[Escala de Borg (1982), adaptada por Carl Foster (2001)] é a integração entre o córtex sensorial e sinais periféricos e centrais, como a ventilação, articulações e músculos.

A PSE consiste em um questionário simples, ond eo indivíduo deve responder a pergunta “como foi sua sessão de treino” em um período de até 30 minutos após o esforço, com o indivíduo respondendo de acordo com a tabela CR-10 de Borg. Esta tabela consiste em uma numeração de 0 a 10, aonde zero significa o valor mínimo (repouso) e o 10 o valor máximo (maior esforço).