sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pode o peso ao nascer influenciar o estado nutricional, os níveis de atividade física e a aptidão física relacionada à saúde de crianças e jovens?

João Wellington Oliveira BARROS1
Marcelus Brito de ALMEIDA¹
Marcos André Moura dos SANTOS2
Paulo Roberto de SANTANA¹
Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira CAMPOS¹
Carol Virgínia Góis LEANDRO¹

Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte.
R. Alto do Reservatório, s/n., Bela Vista, 55608-680, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, PE, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.W.O. BARROS. E-mail:
2 Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição. Recife, PE, Brasil.

Resumo

A aptidão física relacionada à saúde é definida como um conjunto de atributos fisiológicos que o indivíduo
apresenta para o desempenho de atividades físicas diárias sem fadiga excessiva. Sabe-se que fatores como
atividade física e estado nutricional influenciam diretamente os níveis de aptidão física. Entretanto, o aporte
adequado de nutrientes nos períodos iniciais da vida é determinante para o crescimento e o desenvolvimento
de órgãos e de sistemas. O peso ao nascer está relacionado ao desenvolvimento intrauterino bem como à
prevalência de doenças cardiovasculares e metabólicas. Recentemente o peso ao nascer tem sido associado
aos níveis de aptidão física relacionada à saúde. O mecanismo subjacente pode estar relacionado aos efeitos
decorrentes de insultos ocorridos no período crítico do desenvolvimento, com alterações no padrão de eventos
celulares. As consequências estão na aquisição de padrões fisiológicos maduros do organismo e na ocorrência
de eventos metabólicos, com prejuízo na aptidão física. O presente estudo propõe uma análise sobre a aptidão
física relacionada à saúde e sua relação com a atividade física, o estado nutricional e com o peso ao nascer do
indivíduo.

Maiores informações: Rev. Nutr., Campinas, 24(5):777-784, set./out., 2011

Influência da atividade física na modulação da insulina e leptina programada pela desnutrição perinatal

Iracema Hermes Pires-de-Mélo*, Flávia Karina Wanderley dos Reis*, Raul Manhães-de-Castro*,Sandra Lopes de Souza**, Carol Góis Leandro***

*Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, **Departamento de Anatomia, Universidade
Federal de Pernambuco, Recife/PE, ***Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte. Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Existe considerável evidência para a indução de diferentes fenótipos em reposta às variações no ambiente fetal e neonatal.
O aporte inadequado de nutrientes no período crítico do desenvolvimento está associado com risco alto de doenças metabólicas
na vida adulta. O estilo de vida do indivíduo, que inclui dietas hipercalóricas e sedentarismo, parece estar relacionado
ao aparecimento precoce de doenças do metabolismo. Estudos têm demonstrado que a atividade física regular pode melhorar
o perfil lipídico no sangue, a pressão arterial e a expressão de proteínas da cascata de sinalização da insulina e leptina. Assim,
dentro do contexto da indução do fenótipo, serão discutidos os efeitos da desnutrição fetal e neonatal e, do possível papel
modulador da atividade física regular no aparecimento da síndrome metabólica.


Maiores informações: Revista Nutrição Brasil - julho/agosto 2011;10(4)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Informações sobre o Intercâmbio para a Universidade do Porto

Candidatura online

A Universidade do Porto criou um novo procedimento de Candidatura para os estudantes estrangeiros que pretendem efetuar um período de mobilidade na U.Porto. A partir do próximo Ano Académico 2011/2012 todas as Candidaturas serão submetidas online. Consequentemente, não será necessário o envio de documentos e formulários em papel.

Os estudantes que pretendam efetuar um período de estudos na U.Porto, selecionados pela Universidade de Origem devem "pedir utilizador" para aceder ao Formulário de Candidatura, para o efeito existem disponíveis duas alternativas no menu opções (lado direito):

- Pedir Utilizador via e-mail:
De seguida, receberá um e-mail que contém um utilizador e senha temporários. Por razões de segurança a senha expira automaticamente, como tal, deverá criar uma senha definitiva.

- Pedir utilizador através do Cartão de Cidadão:
Funcionalidade apenas disponível para os cidadãos portadores de documentos de identificação eletrónica dos seguintes países: Alemanha, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Islândia, Luxemburgo, Portugal e Suécia. Este processo de autenticação requer um leitor de Cartões Inteligentes.

Recomendamos vivamente que leia cuidadosamente o Manual de Candidatura On-line disponível nesta página (à direita).

Para preencher o seu Formulário de forma rápida e eficiente, aconselhamos todos os estudantes a organizar previamente o programa de estudos e toda a documentação necessária, com o responsável pela mobilidade na Universidade de origem.

O Formulário de Candidatura deverá ser preenchido e submetido online. Finalmente, o estudante deverá imprimir o documento para recolha das assinaturas do Estudante e Coordenador Erasmus, carimbar e fazer o upload no sistema.

Importante: A submissão do formulário de candidatura online não garante uma vaga de estudante de mobilidade na U.Porto. Os estudantes estrangeiros de mobilidade só serão oficialmente aceites após confirmação através de Carta de Aceitação emitida pela Universidade do Porto.

O Formulário de Candidatura e o Contrato de Estudos têm que ser assinados pelo estudante, Coordenador Local e/ou Institucional da tua Universidade.

Para obter informações detalhadas sobre o Calendário Académico, catálogos informativos e os programas de curso, bem como o Guia ECTS e as datas dos exames, consulta a Oferta Formativa de cada Faculdade. Aqui estão disponíveis as descrições pormenorizadas dos cursos oferecidos e informações sobre créditos ECTS (em "Cursos"). Também poderá contactar diretamente a Faculdade de interesse. Os contactos nas Faculdades também se encontram disponíveis online na mesma página.

Na Universidade do Porto, praticamente todas as disciplinas são lecionadas em língua portuguesa. Por este motivo, é aconselhável que os estudantes tenham alguma preparação linguística antes do período de mobilidade. Alguns professores permitem que os trabalhos ou os exames sejam realizados noutras línguas, sobretudo em inglês. No entanto, esta situação tem que ser proposta e analisada individualmente.
Transcrição de Registos

É obrigatório juntar a Transcrição de Registos ao Formulário de Candidatura devidamente assinado ao efetuar o upload.

A Transcrição de Registos é um certificado que apresenta uma listagem de todas as disciplinas realizadas, os créditos ECTS correspondentes a cada uma das disciplinas, os créditos atribuídos de acordo com a escala local ou nacional (se aplicável), as notas atribuídas de acordo com a escala de classificações local e, possivelmente, as notas ECTS atribuídas. Este documento faz parte integrante da candidatura e é um pré-requisito das regras ECTS estipuladas pela União Europeia. Assim, não será possível aceitar oficialmente a candidatura se a mesma não incluir este documento.

A data-limite para submeter a candidatura online é:

* Candidaturas para o 1.º semestre: 15 de Junho
* Candidaturas para o ano académico: 15 de Junho
* Candidaturas para o 2.º semestre: 30 de Novembro

Todos os Estudantes que não possam chegar no início do período de aulas, deverão imperativamente chegar até ao final da segunda semana letiva.
Propinas

O Programa LLP-Erasmus pressupõe a isenção de propinas na instituição de acolhimento, incluindo taxas de registo, exames, acesso a laboratórios e bibliotecas, etc.
Assim, na U.Porto todos os estudantes estrangeiros ao abrigo do Programa LLP-Erasmus usufruem destas condições. Os estudantes estrangeiros em mobilidade na U.Porto suportam os restantes custos, tais como seguro escolar, alojamento, Curso de Português para estrangeiros, fotocópias, produtos de laboratório, etc. – tal como acontece com os estudantes nacionais.

Finalmente, aconselhamos os estudantes a consultar com atenção o Guia do Estudante Estrangeiro antes de partirem para o Porto.



Atualizado em setembro 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Orlando Silva deixa o Ministério do Esporte

O aumento das pressões provocadas pelo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e a sucessão de novas denúncias de irregularidades no Ministério do Esporte levaram o ministro Orlando Silva a acatar o pedido feito pelo Palácio do Planalto e entregar o cargo. A notícia, antecipada nesta manhã pela coluna Poder Online, só foi confirmada pelo governo pouco depois das 17 horas. No entanto, líderes de partidos da base já haviam sido comunicados ontem sobre a demissão.

Ficou acertado que a pasta será mantida sob comando do PC do B, mas a ordem dada foi a de não formalizar a decisão enquanto o substituto não fosse definido. Foram ventilados nomes como os do deputado Aldo Rebelo (SP) e do presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B-MA), e da ex-prefeita de Olinda Luciana Santos (PC do B-PE).

Mas o governo trabalha com a opção de a pasta ficar temporariamente nas mãos do secretário-executivo - hoje o posto é ocupado por Waldemar Manoel Silva de Souza (PC do B-RJ) - ou de um interino. Segundo líderes da base, a ideia é deixar a crise esfriar para fazer uma substituição definitiva em um cenário de menor tensão política.

Ministro do Esporte resistiu às pressões na semana passada, mas inquérito no STF dificultou permanência no cargo

A decisão de Orlando Silva de entregar o cargo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vamos Internacionalizar o nosso Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte

Publicada por Assessoria de Comunicação Social
Quarta, 03 de Agosto de 2011 14:42

O programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


Ciência sem Fronteiras na Graduação

O programa é dirigido aos alunos de graduação de melhor desempenho acadêmico, caracterizado por critérios de excelência como a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), premiação em programas de iniciação científica e tecnológica, olimpíadas e concursos temáticos, bem como a excelência de sua universidade de origem.

Será elaborada uma lista de universidades estrangeiras de elevada qualidade acadêmica credenciadas para participar do programa. As instituições e agências de fomento, bem como universidades brasileiras participantes do programa estabelecerão os acordos de cooperação e convênios necessários para o reconhecimento mútuo das atividades acadêmicas realizadas.

Bolsas Sanduíche no Exterior para a Graduação (SWG): O aluno de graduação nas áreas prioritárias ou correlatas recebe uma bolsa de estudos, além das passagens, auxílio instalação e seguro saúde, para cumprir programa de mobilidade.

Para participar do programa, a instituição deverá apresentar propostas à chamada pública da Capes, relacionando os cursos que pretende incluir. Os estudantes candidatos às bolsas deverão, no momento do início previsto da viagem de estudos, ter integralizado ao menos 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso.

Os critérios de seleção dos estudantes para participação no programa serão baseados no desempenho e potencial acadêmico. Poderão ainda participar estudantes que ingressaram na instituição por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que obtiveram nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado para seleção de estudantes pelo Sisu, superior a 600 pontos.

Maiores informações vejam no site da CAPES

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/destaques/4788-confira-detalhes-do-programa-ciencia-sem-fronteiras

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes

Objetivo: Apresentar revisão atualizada e crítica sobre o impacto do esporte e da atividade física no crescimento, desenvolvimento puberal e mineralização óssea de crianças e adolescentes.Fontes de dados: Pesquisa bibliográfica nos bancos de dados Medline e Lilacs (1987-2007), selecionando os artigos escritos em inglês, português ou espanhol, a partir dos descritores “esportes” e “exercícios”, em combinação com “crescimento”, “puberdade” e “mineralização óssea”. Foram examinados 252 artigos e 48 deles selecionados.Síntese dos dados: Diferentes modalidades esportivas não aumentam ou diminuem a estatura. Ocorre um viés de seleção, no qual fatores constitucionais determinam a seleção de biótipos privilegiados para determinados esportes. O exercício físico leve a moderado estimula o crescimento e deve ser incentivado. A atividade física extenuante, principalmente quando associada à restrição dietética, afeta o crescimento, o desenvolvimento puberal, a função reprodutiva e a mineralização óssea. A musculação praticada por jovens pré-púberes pode ser prejudicial, se não for realizada sob supervisão, já que há um potencial risco de lesão na cartilagem de crescimento. Entretanto, quando bem supervisionada, pode levar a um aumento de força e resistência muscular.Conclusões: Os efeitos deletérios dos esportes sobre o crescimento e desenvolvimento só foram observados em atletas de elite submetidos a treinamento intensivo e restrição alimentar. Alterações hormonais e de citocinas inflamatórias são parte da fisiopatologia desse processo. É necessário que estudos longitudinais avaliem as repercussões da atividade física recreacional sobre a estatura final.

Maiores informações: Rev Paul Pediatr 2008;26(4):383-91.