Inicio


A Universidade Federal de Pernambuco é a principal instituição federal de ensino superior da região Nordeste, estando entre as melhores instituições públicas do País. Está passando por um dos maiores crescimentos de sua existência, financiado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e pelo Programa de Interiorização do Ensino Superior, ambos do Ministério da Educação. No município de Vitória de Santo Antão, com a implantação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) em 2006, percebeu-se o interesse da população em ter cursos de graduação, estando o Bacharelado em Educação Física entre os mais pretendidos.
A proposta de instalação do curso de Bacharelado em Educação Física se alicerça na determinação do Governo Federal de interiorizar a Educação Superior pública. Sendo assim, este é o primeiro curso de Educação Física em uma Instituição Federal do interior do Estado. Aliado a este fato, existe uma carência efetiva de bacharéis que atuem em clubes, academias, hotéis, empresas/fábricas e na formação de atletas na cidade e regiões circunvizinhas.
Particularmente o curso de Bacharelado em Educação Física aborda várias dimensões da atividade motora humana formando profissionais atuantes na promoção da saúde e da qualidade de vida e educação ambiental, com o mercado de trabalho em franca expansão. A criação de cursos de Bacharelado no interior do Estado viabiliza a abertura de cursos diurnos e facilita o acesso aos que necessitam conciliar a atividade de estudante com a atividade profissional. De forma a expandir o mercado de trabalho para regiões do interior do estado de Pernambuco, o curso de Bacharelado em Educação Física do CAV-UFPE incentiva o crescimento e desenvolvimento do esporte,  em cidades do interior do estado integrando atividades de conservação da biodiversidade e manejo sustentável de recursos ambientais e de ecoturismo.
A UFPE, com a instalação do Curso de Bacharelado em Educação Física em Vitória de Santo Antão garante, além da absorção de recursos humanos oriundos da Pós-graduação, a fixação de novos profissionais em seu local de origem, com uma sólida formação acadêmica, favorecendo assim o crescimento regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário