sábado, 8 de outubro de 2011

A revista de Nutrição PUCCAMP está recebendo submissão de artigos on line

Solicitamos a gentileza da divulgação que a Revista de Nutrição está recebendo submissões on line http://www.scielo.br/rn.


Atenciosamente



Maria Cristina Matoso

Bibliotecária Responsável
Editora Gerente

Sistema de Bibliotecas e Informação

Núcleo de Editoração - Campus II

SCEI - Sociedade Campineira de Educação e Instrução

Mantenedora da PUC-Campinas e do HMCP

sbi.neditoracao@puc-campinas.edu.br

http://www.puc-campinas.edu.br/centros/ccv
Telefone: (19) 3343-6859/3343-6876
Telefone/Fax: (19) 3343-6875

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A associação de esteroide anabolizante ao treinamento físico aeróbio leva a alterações morfológicas cardíacas e perda de função ventricular

Rev Bras Med Esporte. 2011, vol.17, n.2, pp. 137-141. ISSN 1517-8692.


INTRODUÇÃO: O esteroide anabolizante (EA) associado ao treinamento físico induz mudança da hipertrofia cardíaca (HC) fisiológica para patológica. Entretanto, esses trabalhos foram realizados com atletas de força, sendo os efeitos do EA associados ao treinamento aeróbio poucos conhecidos. Com isso, o objetivo do estudo foi avaliar os efeitos do treinamento aeróbio e dos EA sobre a estrutura e função cardíaca.MÉTODOS: Foram utilizados 28 ratos Wistar divididos em quatro grupos: sedentários controle (SC), sedentários anabolizante (SA), treinados controle (TC) e treinado anabolizante (TA). O EA foi administrado duas vezes por semana (10mg/kg/ semana). O treinamento físico de natação foi realizado durante 10 semanas, cinco sessões semanais. Foram avaliadas a pressão arterial e frequência cardíaca por pletismografia de cauda, função ventricular por ecocardiografia, diâmetro dos cardiomiócitos e fração volume de colágeno por métodos histológicos. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças na PA. O grupo TC apresentou redução da frequência cardíaca de repouso após o período experimental, o que não ocorreu no grupo TA. Foram observadas HC de 38% no grupo SA, 52% no grupo TC e de 64% no grupo TA em relação ao grupo SC. O grupo TA apresentou diminuição da função diastólica em relação aos outros grupos. Os grupos treinados apresentaram aumentos significantes no diâmetro dos cardiomiócitos. Os grupos SA e TA apresentaram aumento na fração volume de colágeno em relação aos grupos SC e TC. CONCLUSÃO: Os resultados apresentados mostram que o treinamento físico de natação induz a HC, principalmente pelo aumento do colágeno intersticial, o que pode levar a prejuízos da função diastólica.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exercício Físico e Síndrome Metabólica

Exercício físico e síndrome metabólica
Emmanuel Gomes Ciolac e Guilherme Veiga Guimarães (Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2004)

RESUMO
A prática regular de atividade física tem sido recomendada para
a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras
doenças crônicas por diferentes associações de saúde no mundo,
como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease
Control and Prevention, a American Heart Association, o National
Institutes of Health, o US Surgeon General, a Sociedade Brasileira
de Cardiologia, entre outras. Estudos epidemiológicos têm
demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença
de múltiplos fatores de risco como os encontrados na síndrome
metabólica. Entretanto, tem sido demonstrado que a prática regular
de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e
tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes,
dislipidemia e obesidade. Com isso, o condicionamento físico deve
ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores
de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa
de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida
de manter a função dos órgãos, a atividade física promove
adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade
de vida.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

domingo, 2 de outubro de 2011

II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição

Nesta última sexta-feira (30 de setembro de 2011), o Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV)da UFPE, recebeu a visita de renomados pesquisadores nacionais e internacinais para um encontro de discussões científicas com os estudantes.

O II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição recebeu apoio da FACEPE, CAPES, PROPESQ, PROEXT e PROACAD para reunir pesquisadores da UFPE, da USP, da Uniformed Service University of the Health Science)dos Estados Unidos, da Universidade Pedagógica de Moçambique e da Universidade do Porto (Portugal). Contamos também com o patrocínio da Pitú e da CarolEsportes. Prestigiando o nosso encontro, estavam os Professores Raul Manhães de Castro (consultor da área de nutrição da CAPES e Prof do Departamento de Nutrição-UFPE), Adriano Eduardo (coordenador da Pós-Graduação em nutrição da UFAL), Tereza Catuzzo (professora da ESEF-UPE), e Simonete Pereira (professora do Departamento de Educação Física da URCA-CE). A organização do evento foi realizada pelos Professores do NEFCS e pelos estudantes de Educação Física e Nutrição do CAV e da UFPE-Recife. O Encontro marcou o início de novas colaborações internacionais com possibilidades de intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação.

Ao todo, foram realizadas 8 palestras com temáticas variando desde de programação perinatal de doenças da vida adulta, comportamento alimentar, uso de doping (hormônio do crescimento), imunologia do exercício, neurociência e exercício físico e epidemiologia da atividade física. Houve também apresentação de posters em diferentes categorias (relato de experiência, revisão da literatura e resultados de experimentos). Ao final, os melhores trabalhos apresentados receberam um prêmio em cada categoria.

No intervalo de cada bloco, tivemos o momento cultural com apresentação de um grupo de frevo do projeto de extensão em Santo Amaro (gentilmente oferecido pela ESEF-UPE). E no final do evento, tivemos a belíssima apresentação de dança de salão pelo Prof Flávio (NEFCS-CAV, UFPE)e sua parceira.

O II Encontro Internacional recebeu estudantes de outros estados (Alagoas, Ceará e João Pessoa) apresentando seus trabalhos e participando ativamente das discussões levantadas.

Gostaríamos de parabenizar a todos os organizadores deste evento realizado no Campus Avançados do Interior do Estado de Pernambuco. O Centro Acadêmico de Vitória (CAV) é o pioneiro na realização de eventos internacionais levando para o interior do estado a possibilidade de entrada no cenário internacional de pesquisa na área de Educação Física e Nutrição.