quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IV JOGOS INTEGRATIVOS DO CAV - ABERTURA AMANHA ÀS 18:00 HS

AMANHA SERÁ A ABERTURA DOS IV JOGOS INTEGRATIVOS DO CAV...NÂO PERCAM POIS FAREMOS UMA GRANDE FESTA E O INÍCIO DE ALGUNS JOGOS E DEMONTRAÇÃO DE DANÇA.



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TREINAMENTO FÍSICO DE ENDURANCE E DE FORÇA MÁXIMA: ADAPTAÇÕES CARDIOVASCULARES E RELAÇÕES COM A PERFORMANCE ESPORTIVA

No campo esportivo, tem-se como objetivo final do treinamento físico a
obtenção do melhor aumento possível das capacidades físicas e motoras do
organismo, a fim de se executar atividades musculares específicas que visem a
otimização da performance. Para isso, utilizam-se exercícios físicos crônicos que
resultam em alterações fisiológicas complexas em todo o organismo.
Em muitas modalidades esportivas, o desempenho do sistema cardiovascular
é o determinante da performance, como por exemplo, nas provas de fundo do
atletismo (Tubino, 1979). Além disso, o ótimo desenvolvimento desse sistema
possibilita ao atleta suportar uma maior carga de treinamento, pois permite, por
exemplo, uma recuperação mais rápida após os exercícios intensos (Matsushigue,
1996; Charton & Crawford, 1997). Sendo assim, o sistema cardiovascular é um
dos mais importantes componentes do organismo, possibilitando um aumento do
volume e da intensidade dos exercícios nas diversas fases de treinamento em busca
da supercompensação, e conseqüentemente, da alta performance (McArdle
1997, Mathews & Fox, 1979).
É sabido que as exigências distintas do treinamento crônico levam a adaptações
orgânicas específicas (Barbanti, 1997). Dessa forma, o tipo, a intensidade, a
duração e a freqüência do treinamento físico são fatores determinantes das adaptações
cardiovasculares obtidas. Diante disso, é possível supor que o treinamento
físico predominantemente de endurance ou predominantemente de força máxima
resulte em adaptações cardiovasculares específicas, as quais devem-se correlacionar
à performance dos atletas em suas respectivas modalidades.
Em vista do exposto, este artigo procurará discutir questões pertinentes às
adaptações cardiovasculares específicas obtidas pelo treinamento com predominância
de endurance e de força máxima, avaliando seus efeitos sobre a performance.
Dessa forma, a elaboração desse texto será norteada pelas seguintes questões:
a) Quais as diferenças nas estruturas cardíacas encontradas nos atletas submetidos
ao treinamento de endurance e de força máxima? b) Quais as diferenças funcionais
no âmbito cardiovascular existente entre esses dois tipos de treinamento? c) Como
as respostas cardiovasculares diferenciadas do treinamento de força máxima e de
endurance podem afetar a performance do atleta?


Maiores Informações: Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 99-114, jan. 2001
Site: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/415/340

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Portugal quer participar do Ciência sem Fronteiras

O secretário de Ensino Superior de Portugal, João Filipe Queiró, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, entregaram nesta quinta-feira (6) ao ministro em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Elias, um documento sobre a estrutura das 15 universidades públicas do país e uma proposta de participação no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

O documento apresenta, em linhas gerais, a possibilidade de estudantes brasileiros virem a participar de programas de doutorado ou pós-doutorado em universidades como a de Coimbra, a do Porto, a do Minho e a de Lisboa. Segundo os dirigentes portugueses, as universidades têm alto nível de qualidade no ensino e na pesquisa e recebem boa avaliação dos comitês internacionais. Exemplo disso é o fato de que, recentemente, a Universidade de Coimbra recebeu o prêmio de melhor incubadora tecnológica do mundo.

Acreditamos que Brasil e Portugal podem estar unidos neste projeto por fatores como língua comum, pela sinergia entre os países e pelos laços históricos entre as duas nações”, disse o secretário Queiró.

Para Elias, a proposta pode ser uma ponte importante para o crescimento entre os dois países, tendo em vista que o Ciência sem Fronteiras é um programa ousado do governo para levar o Brasil a ter uma efetiva participação na produção científica, tecnológica e de inovação no mundo.

Participaram ainda da reunião o ministro-conselheiro José Rui Velez Caroço, o vice-reitor da Universidade de Aveiro, José Fernandes Mendes, o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Henrique Madeira, o diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, José Pinto Paixão, o reitor da Universidade do Minho, Antonio Cunha, o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, José Esteves Pereira, e a vice-reitora da Universidade Técnica de Lisboa, Maria da Conceição Peleteiro. Pelo lado brasileiro, participaram o coordenador do CsF, Márcio Ramos, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); e a coordenadora-geral de Cooperação da Assessoria Internacional do MCTI, Barbara Sant'Anna. (Com informações da Ascom do MCTI)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ABERTURA DO IV JOGOS INTEGRATIVOS DO CAV SERÁ ÀS 18:00 Hs DESTA SEXTA-FEIRA

NESTA SEXTA-FEIRA (DIA 14 DE OUTUBRO DE 2011) TEREMOS A ABERTURA DOS IV JOGOS INTEGRATIVOS DO CAV.

Os Jogos Integrativos do CAV - JICAV, em sua quarta versão, irá congregar à luz de atividades esportivas, os estudantes, professores, funcionários e a comunidade de Vitória de Santo Antão.

Desde o seu início em 2008, os JICAV tem como objetivo promover competições de volei, basquete, handebol e futebol tendo como objetivo principal a participação em massa dos estudantes. Agora, mais esportes foram incorporados como natação, Judô, tennis de mesa e jogos de salão.

Não deixem de prestigiar os nossos Jogos Integrativos. Teremos premiações para as equipes vencedoras e momentos de muita alegria e descontração.

Aguardamos voces na abertura do nosso IV JICAV - 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

Pode o nível de atividade física habitual atenuar as repercussões do baixo peso ao nascer sobre o desenvolvimento neuromotor de crianças?

Autores: 1Marcelus Brito de Almeida; 2Marcos André Moura dos Santos; 3João Wellington Barros; 1Samanta Siqueira de Almeida; 1David Filipe de Santana; 1Maria Malta Teixeira; 1Carol Góis Leandro

O desenvolvimento neuromotor é um processo sequencial e contínuo onde as habilidades motoras progridem de movimentos simples e desorganizados para execução de movimentos organizados e complexos. O baixo peso ao nascer está associado ao retardo desta sequência de eventos durante a infância e a distúrbios na vida adulta. O estado nutricional, o nível de atividade física habitual e o treinamento físico são fatores ambientais que podem influenciar positivamente o desenvolvimento neuromotor. Este estudo de revisão teve como objetivo: analisar a ontogênese do sistema neuromotor e a programação pela nutrição; a influência do baixo peso ao nascer nas fases do desenvolvimento neuromotor e finalmente o provável efeito da atividade física habitual nos padrões de desenvolvimento neuromotor de crianças nascidas com baixo peso. Foram utilizadas as bases de dados do Medline, Pubmed, Lilacs e Bireme, com publicações entre 1993 até 2011. Os termos de indexação utilizados foram: nutrition, fetal programming, motor coordination, growth and development, physical activity, physical training and low birth weight. Em conclusão, o nível de atividade física é um importante fator ambiental que pode atenuar os efeitos do baixo peso ao nascer sobre o desenvolvimento neuromotor de crianças.

Congresso de Iniciação Científica da UFPE acontece em 16, 17 e 18 de novembro no CTG

Congresso de Iniciação Científica da UFPE acontece em 16, 17 e 18 de novembro no CTG

O XIX Conic (Congresso de Iniciação Científica da UFPE) acontece este ano, entre 16 e 18 de novembro, no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Nesta edição, o homenageado é o professor Carlos Costa Dantas, do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, por sua contribuição na área. Para saber mais sobre o pesquisador e acompanhar as atualizações sobre o evento, acesse o site (ufpe.br/conic).
Paralelamente, são realizados o III Coniti - Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE e a VII Joic - Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A reunião dos três eventos representa um espaço importante na região para a divulgação de trabalhos de iniciação científica, tecnológica e à inovação, além de contribuir para o intercâmbio acadêmico entre os estudantes.
O público alvo são os alunos Pibic e Pibiti CNPq/UFPE/Fundaj, bem como estudantes vinculados a outros programas e/ou instituições. Para participar, o interessado deve se inscrever na condição de apresentador de trabalho ou como ouvinte. Ambos os participantes (apresentadores e ouvintes) receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE.
Os trabalhos inscritos serão apresentados na forma oral ou em pôster e avaliados por bancas de professores e pesquisadores da Universidade e de outras instituições. Uma comissão externa composta por pesquisadores do CNPq, oriundos de outras instituições, também participará das avaliações.
Os estudantes que apresentarem os melhores projetos serão premiados ao final do evento. A premiação será dividida, no Conic, em sete áreas de conhecimento: a) Ciências exatas e da terra; b) Ciências biológicas; c) Engenharias; d) Ciências da saúde e agrárias; e) Ciências sociais aplicadas; f) Ciências humanas; g) Linguística, letras e artes.
INSCRIÇÕES - Em breve, serão divulgadas no site da Propesq e no site do evento as datas de inscrições de alunos não vinculados ao Pibic/UFPE e de alunos ouvintes, além da programação, que terá minicursos, palestras e apresentações.
Mais informações
pibicufpe@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.