sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Efeito da preensão manual sobre o equilíbrio de judocas

Motriz, Rio Claro, v.17 n.2 p.244-251, abr./jun. 2011

Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se existe efeito da preensão manual máxima (o ato de realizar ou não a preensão) sobre o controle do equilíbrio de judocas em postura restrita, além de verificar se existe correlação entre a força de preensão manual (FPM) e o controle do equilíbrio. Foram avaliados sete judocas com um dinamômetro e uma plataforma estabilométrica sendo mensuradas, concomitantemente, a FPM e o centro de pressão (CP). Foi verificado que até 80% da variabilidade do CP pode ser atrelada a preensão manual indicando que a mesma gera perturbações no controle do equilíbrio. Entretanto, foram encontradas correlações (r = 0,348 até 0,816) entre a FPM e o deslocamento do CP. Com isso pode-se concluir que, apesar da preensão manual gerar perturbações no equilíbrio, seu comportamento parece estar relacionado com os movimentos do corpo realizados para manter o equilíbrio, indicando uma possível correlação entre esses fenômenos.
Palavras-chave: Força da Mão. Equilíbrio Postural. Artes Marciais.



Effect of hand grip on the balance of judokas
Abstract: The purpose of this study was to verify if there is an effect of maximum hand grip (the act of performing or not the hand grip) on the balance control of judokas in a restrict posture, and also to verify if there is a correlation between the hand grip strength (HGS) and the balance control. Seven judokas were evaluated with a dynamometer and a stabilometric force platform, being measured, at the same time, the HGS and the center of pressure (COP). It was found that up to 80% of the COP variability was related to the hand grip demonstrating that it generates perturbations to the balance control. However, It was found correlations (r = 0,348 to 0,816) between de HGS and de COP displacement. With that, it can be concluded that, despite the hand grip generating perturbation on the balance, its behavior appears to be related to the body movements performed to sustain balance, indicating a possible correlation between this phenomenons.
Key Words: Hand Strength. Postural Balance. Martial Arts.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Já ouviram falar do esporte LE PARKOUR?

Fonte: Rev Bras Med Esporte vol.17 no.3 Niterói maio/jun. 2011

O Le Parkour é caracterizado pela prática de ações eficientes que utilizam o deslocamento do corpo de um ponto a outro, transpondo obstáculos urbanos ou naturais de uma maneira fluida e com a mínima interrupção do movimento, viabilizando o desenvolvimento integral do corpo e da mente(1-3). Pode ser considerado esporte, arte, filosofia, tendo como motivação a necessidade do homem em escapar de situações de risco, utilizando técnicas que buscam durante a progressão o máximo de economia no movimento e o mínimo de interrupção(1,3,4).

Esse método surgiu na França na década de 80 e foi utilizado como base para o treinamento militar internacional, permitindo o uso racional de energia, com ganho de tempo e economia de esforço, ao enfrentar os obstáculos inerentes às adversidades no combate ou no salvamento(1,4,5). No Brasil, essa prática vem se difundindo, principalmente entre os mais jovens, graças à internet e recentes filmes de ação(1), a exemplo do aconteceu na Europa e EUA(6). Por não haver limite de espaço para prática e tampouco necessidade de estrutura e acessórios, tornou-se importante ferramenta na prevenção e combate do sedentarismo. Visto que o crescente desenvolvimento urbano da sociedade atual, a falta de espaço físico adequado, o ascendente modismo dos diferentes jogos eletrônicos e o advento tecnológico são fatores que estimulam a inatividade física nesta faixa etária.

No Le Parkour, o corpo é a única ferramenta, exigindo adaptações do organismo em relação aos componentes da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo(7-12). Nessa atividade, a aptidão física pode ser desenvolvida ao ar livre, por meio de atividades naturais como andar, correr, pular, movimento em quatro apoios (quadrúpede), escalar, equilibrar, arremessar, levantar, defender-se e nadar(1,4,5).

Contudo, a prática do Le Parkour é relativamente nova no Brasil e pouco conhecida entre os profissionais de Educação Física. Semelhante ao que acontece em outros esportes radicais(13), que apresentam comportamento acíclico, há ausência de parâmetros para as capacidades físicas exigidas durante a atividade, dificultando a prescrição de exercícios e o acompanhamento de indivíduos que queiram iniciar o Le Parkour. A ausência de literatura específica e a falta de informações científicas sobre os fatores que afetam o desempenho dos praticantes e também sobre quais são as variáveis que podem contribuir para a caracterização fisiológica dessa atividade evidenciam a necessidade de pesquisas sobre o tema. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a aptidão física dos praticantes do Le Parkour na cidade de Curitiba-PR.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aptidão física relacionada à saúde de escolares brasileiros: dados do projeto esporte Brasil

Rev Bras Med Esporte vol.17 no.2 Niterói mar./abr. 2011

OBJETIVO: Analisar a aptidão física de escolares brasileiros, de acordo com uma avaliação referenciada por critérios de saúde.
MÉTODOS: Estudo epidemiológico transversal, de base escolar, conduzido em 7.507 escolares (4.114 meninos e 3.393 meninas), de sete a 10 anos de idade. Foram mensuradas as variáveis: massa corporal, estatura, flexibilidade (sentar-e-alcançar), força/resistência muscular (abdominal modificado um minuto) e aptidão cardiorrespiratória (corrida/caminhada nove minutos). Os critérios e a classificação utilizados para os testes motores foram recomendados pelo Physical Best.
RESULTADOS: Baixa aptidão física foi encontrada nos escolares, apresentando risco à saúde para flexibilidade (meninos: 58,3%; meninas: 51,2%, p < 0,001), força/resistência muscular (meninos: 75,3%; meninas: 73,8%, p < 0,001) e aptidão cardiorrespiratória (meninos: 80,8%; meninas: 77,6%, p < 0,001). Na classificação geral, nos três testes motores, foi observada alta prevalência de escolares (~96%) que não atingiu os pontos pré-estabelecidos para um nível satisfatório de aptidão física.
CONCLUSÃO: Programas efetivos de intervenção na promoção de mudanças nos padrões de aptidão física são necessários, visando contribuir para o desenvolvimento mais adequado dos níveis de desempenho motor, principalmente com iniciativas de políticas públicas em bairros, parques e condomínios que possibilitem a prática de atividades físicas e esportes.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo.

BARROSO, André Luís Rugiero e DARIDO, Suraya Cristina.
Rev. bras. Educ. Fís. Esp. [online]. 2010, vol.24, n.2, pp. 179-194. ISSN 1807-5509.

O objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões do conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões do conteúdo e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que em determinadas escolas as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de forma apropriada as suas aulas estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunos

Palavras-chave : Educação física; Escola; Pedagogia do esporte; Pesquisa-ação; Voleibol.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Competências do professor de educação física e formação profissional.

doi: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p281



Rodrigo Nuno Peiró Correia, Osvaldo Luiz Ferraz

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as competências necessárias aos professores de Educação Física da Educação Básica, na perspectiva dos docentes da rede pública de ensino do estado de São Paulo, licenciados e egressos da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, a partir do ano de 1995. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza não experimental, consistindo em dois estudos (diagnóstico e aprofundamento). Como instrumentos, foram utilizados questionário e entrevista semi-estruturada.Verificou-se que os docentes julgam importante mobilizar determinados conhecimentos hierarquizados ou associados durante a prática docente, tais como: conhecimentos didático-pedagógicos, conhecimentos técnicos e bagagem cultural, inseridos no contexto atual e considerando as transformações culturais, sociais, políticas, econômicas e educacionais ocorridas ao longo da história. Ficou evidenciada, neste estudo, a relevância da formação continuada para os professores de Educação Física, que a consideraram imprescindível em complementação à formação inicial.

Texto Completo: PDF
Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, Vol. 16, No 2 (2010)

domingo, 20 de novembro de 2011

Parâmetros, considerações e modulação de programas de exercício físico para pacientes oncológicos - uma revisão sistemática

Revista Brasileira de Medicina do Esporte
ISSN 1517-8692
Rev Bras Med Esporte vol.17 no.4 Niterói jul./ago. 2011

RESUMO

INTRODUÇÃO: Este trabalho buscou dados que descrevessem a utilização do exercício físico, não como método preventivo, mas sim como modalidade terapêutica adjuvante no enfrentamento do câncer (CA) e seu tratamento desde o diagnóstico até a recuperação, visto que são muitos os prejuízos e efeitos colaterais vivenciados pelos pacientes que podem ser modificados através da prática de exercícios físicos.
OBJETIVOS: Identificar e selecionar referências que demonstrassem parâmetros necessários para prescrição de programas de exercício físico para pacientes oncológicos.
MÉTODO: Foi utilizado o modelo sistemático de pesquisa nas bases de dados Medline, Liliacs e PubMed, utilizando os descritores: cancer, physical exercise, physical activity, exercise, sendo considerados artigos publicados entre 1997 e 2008, nos idiomas português, inglês, espanhol e alemão. Foram selecionados os artigos que apresentaram dados que embasassem a utilização do exercício físico como método terapêutico, bem como sua modulação, indicação, contraindicação e sua interação com outros tratamentos.
RESULTADOS: Na literatura revisada, foram encontrados subsídios que embasam a utilização do exercício físico como adjuvante no enfrentamento do CA e seu tratamento, bem como benefícios, indicações, contraindicações e precaução na utilização do exercício físico.
CONCLUSÕES: Apesar de ser um campo amplo, onde há muito ainda a se pesquisar, se respeitadas as contraindicações e precauções, o exercício se torna seguro, viável e eficaz para pacientes e sobreviventes, dando a eles suporte para enfrentar o tratamento e acelerando a recuperação.

Palavras-chave: câncer, exercício físico, atividade física, exercício.

ABSTRACT

INTRODUCTION: This work looked for data that described the use of the physical exercise, don't like preventive method, but, as modality therapeutic adjuvante in the coping of the cancer (CA) and its treatment from the diagnosis to the recovery. Because they are many the damages and side effects lived by the patients that can be modified through the practice of physical exercises.
OBJECTIVE: To identify and select references to demonstrate necessary parameters for prescription of programs physical exercise for patient oncologics.
METHOD: The systematic model of research was used in the bases of data Medline, Liliacs and Pubmed, using the descriptors: cancer, physical exercise, physical activity, exercise, being considered articles published between 1997 and 2008, in the portuguese languages, english, spanish and german. They were selected the articles that presented data to base the use of the physical exercise as therapeutic method, as well as modulation, indication, contraindication and interaction with other treatments.
RESULTS: In the revised literature, they were found subsidies that base the use of the physical exercise as adjuvante in the coping of CA and its treatment, as well as, benefits, indications, contraindications and precaution in the use of the physical exercise.
CONCLUSIONS: In spite of being a wide field, where there is very still the researches, if respected the contraindications and precautions the exercise becomes safe, viable and effective for patients and survivors, giving to them support to face the treatment and accelerating the recovery.

Keywords: cancer, physical exercise, physical activity, exercise