sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAV promove VI Simpósio de Ciências Biológicas e da Saúde

Fonte: http://www.interjornal.com.br/noticia.kmf?canal=139&cod=12645234

CAV promove VI Simpósio de Ciências Biológicas e da Saúde



Cerimônia de abertura será amanhã (9), às 18h, seguida de palestra com o Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier - Tema: "Ciências Biológicas: Elo estratégico para a Sustentabilidade"
Da Redação


O Centro Acadêmico de Vitória (CAV) realiza, de 9 a 11 de novembro, o VI Simpósio de Ciências Biológicas e da Saúde. Meio ambiente e sustentabilidade são os temas principais do encontro, que está com inscrições online abertas. O investimento é de R$ 15 (monitor), R$ 20 (estudante) e R$ 30 (profissional). Paralelamente, acontece também o 5º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A cerimônia de abertura acontece na quarta-feira (9), às 18h, seguida de palestra com o Secretário do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Sérgio Xavier, sobre a temática do encontro. Às 20h30, haverá programação cultural.

Na quinta-feira (10), às 9h, sustentabilidade é o assunto da mesa com os professores André Maurício Melo Santos (CAV) e Maria Adélia Oliveira Monteiro da Cruz (UFRPE) e a assessora da Secretaria de Saúde de Olinda, Carolina Aguiar. Às 14h, o engenheiro da Chesf Pedro Bezerra fala sobre energias renováveis. Às 15h15, “A genética aplicada ao meio ambiente” é o tema da palestra do professor Paulo Paes de Andrade (UFPE).

Às 18h30, o professor Gilmar Bezerra de Farias fala sobre “Conservação das aves e conhecimento local”. Uma mesa temática sobre qualidade de vida - com os professores Carol Virgínia Góis Leandro (CAV), Ronice Franco de Sá (Nusp/UFPE) e Wallace Lima (Uniquantica/UFPE) - fecha a noite, às 20h30. As atividades são intercaladas por apresentação de pôsteres dos alunos durante todo o dia.

Na sexta-feira (11), às 9h, o palestrante Ravi Rocha fala sobre “Iniciativas de conservação da Mata Atlântica do Nordeste”. Às 10h30, “Educação ambiental em prol da sociedade” é a temática da palestra da engenheira ambiental da Emlurb Jane Correia Gonçalves. À tarde, às 14h, “Educação: diversidade e inclusão social” dá o tom da mesa redonda com o professor Emanuel Souto da Mota Silveira (CAV), o representante do Movimento LGBT Luciano Freitas e o representante do Fórum Permanente de Educação Ético-Racial de Pernambuco Josedias Santos. A palestra das 15h30 ainda será definida. Às 19h, a mesa de encerramento conta com os coordenadores dos núcleos do CAV: Florisbela Câmara, José Eduardo Garcia e Emerson Peter Falcão. Por fim, haverá programação cultural para fechar o evento, às 20h30.

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/uawksz

CAV promove IV Jogos Integrativos

CAV promove IV Jogos Integrativos



O Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte (NEFCS) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE promoveu, na última sexta-feira (14) e no sábado (15), os IV Jogos Integrativos do CAV – 2011. A cerimônia de abertura contou com o tradicional desfile dos atletas na quadra poliesportiva e a apresentação de um grupo de dança dos estudantes, liderados pelos professores Flávio e João Wellington (ambos do NEFCS), seguida pela demonstração de golpes de artes marciais, à frente o estudante Rodolfo (DA de Educação Física).

O discurso de abertura foi voltado para uma homenagem especial aos pioneiros na criação dos jogos, que ocorreram em 2008, o então estudante (agora mestrando) e presidente do DA de Enfermagem, David Filippe, e todos os representantes do diretório à época, os professores Carol Leandro, Rene Duarte e Carol Peixoto. No dia da abertura, ocorreram provas de natação, dominó, judô, dama, xadrez e tênis de mesa.

No sábado, todos os jogos coletivos (vôlei, handebol e futebol) foram realizados e a entrega de medalhas aconteceu logo a seguir o evento. Além dos alunos e funcionários, a solenidade de abertura contou com a presença dos coordenadores de curso, Ana Wládia (Enfermagem), Rogério Freitas (Nutrição), Marco Fidalgo (Licenciatura em Educação Física), Carol Leandro (Bacharelado em Educação Fìsica). Também estavam presentes à mesa os professores Emerson Peter (Nutrição), Ellen Santos (Enfermagem) e Rene Duarte (Nutrição).

Os IV JICAV foram organizados pelo NEFCS e por estudantes de Educação Física do CAV, sob a coordenação dos professores Iberê Caldas, Marcelus Brito e Ary Gomes.
Mais informações
(81) 3523.3351

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bacharelado Interdisciplinar: uma nova opção?

Opção pela mudança (fonte: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11880)

Universidades Federais discutem o projeto Universidade Nova, que pode mudar completamente o perfil curricular do ensino superior no Brasil.

Juliana Holanda

Atentas aos problemas e à nova realidade que exige muito mais de alunos e professores, as Instituições de Ensino Superior começam a dar sinais de que é chegada a hora da mudança.

A Universidade Federal da Bahia iniciou uma campanha pela Universidade Nova, proposta que pode mudar completamente o perfil das universidades brasileiras. No lugar de cursos específicos, os alunos passariam três anos em uma grade de Bacharelados Interdisciplinares, uma espécie de pré-graduação que antecederia a formação profissional. O curso garantiria um diploma de bacharel em área geral de conhecimento. A escolha por dar continuidade aos estudos e obter especialização profissional ficaria a critério do aluno.

O Bacharelado Interdisciplinar se dividiria em quatro grandes áreas de conhecimento: Humanidades, Artes, Ciências ou Tecnologias. O currículo seria composto por Formação Geral Obrigatória, Formação Diferencial (optativas), Formação Profissional, e uma seqüência de cursos-tronco paralelos oferecidos durante todo o programa, como, por exemplo, língua e cultura brasileira e língua estrangeira moderna.

Na Formação Geral, o aluno faria aulas de filosofia, história, antropologia, literatura, entre outros. Na Formação Diferencial, os alunos poderiam optar por fazer módulos de introdução aos cursos profissionais. Os cursos de Formação Profissional seriam optativos e oferecidos somente aos alunos da área de conhecimento do Bacharelado correspondente que concluíssem a Formação Geral. A prioridade de matrícula seria dada por desempenho do aluno na Formação Geral e Diferencial. O modelo segue os padrões americano - College, e europeu - processo de Bolonha. Se desejasse seguir os estudos, o aluno passaria por um processo interno de seleção para a opção que escolhesse: licenciatura, cursos profissionais ou, no caso de estudantes com desempenho excepcional, a possibilidade de ingressar direto na pós-graduação.

Uma proposta mais elaborada do projeto deve ser apresentada no final de março em evento que reunirá as universidades federais. Posteriormente, cada universidade submeterá o projeto ao seu conselho diretor. Levantamento da UFBA comprova que não há impedimento legal para a adoção do modelo, já que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não define estrutura ou função dos cursos de graduação. A expectativa é de que, no caso das instituições que aprovem a proposta rapidamente, o sistema possa ser implementado no ano que vem.

Para o reitor da UFBA, Naomar Monteiro de Almeida, o modelo proporcionará alunos mais maduros e preparados para as respectivas profissões. "Haverá menores taxas de evasão porque as vocações resultarão de escolhas mais conscientes", acredita.

A Universidade de Brasília está entre as 17 instituições federais que se mostraram propensas a adotar o projeto. O reitor da Universidade, Timothy Mulholland, acredita que será uma solução para a expansão do acesso ao ensino superior e que a mudança curricular poderá ajudar na diminuição da evasão.

Pelo princípio da Universidade Nova, os alunos não precisariam se submeter ao vestibular. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderia ser usado como processo seletivo. Naomar calcula que a Universidade Nova poderia acolher até o dobro das vagas destinadas aos cursos profissionais e de pós-graduação com maior proporção aluno/docente. Como o Bacharelado Interdisciplinar receberia alunos para formações gerais, o modelo também poderia diluir a competição concentrada em cursos de maior apelo social. Mas Naomar admite que não é possível garantir o acesso a todos. "Haverá vagas, não para todos os candidatos, mas para todos os que se apresentarem com talento, motivação e vocação".

Um dos problemas da evasão, a falta de identificação com o curso escolhido, seria minimizado na Universidade Nova, porque o aluno só escolheria a formação profissional após três anos de contato com o ambiente universitário. Para Roberto Lobo, um dos problemas do atual modelo são as dificuldades que se impõem ao aluno que decide trocar de carreira. "Há obstáculo demais na mudança de curso. A transferência é difícil e o aluno se desencoraja. Um dos passos para combater a evasão é facilitar a vida acadêmica".

O reitor da UFBA, Naomar de Almeida, acredita que a Universidade está muito distante dos alunos. "A sociedade está mudando em uma velocidade cada vez maior, e a universidade velha reprime a mudança. Ninguém pode mudar dentro da universidade. Nem de curso nem de vocação. Nenhuma surpresa com o alto índice de evasão que, para mim, significa mesmo alto índice de decepção".
As escolas particulares poderiam seguir os passos da Universidade Nova, mas teriam algumas dificuldades, na avaliação do consultor Roberto Lobo. A primeira seria o custo de uma grade generalista, que traria a necessidade de contratação de docentes com formação mais integrada. Por outro lado, a união de turmas reduz custos e ajudaria a nivelar as diferenças no primeiro ano de ensino.

Outro problema, na avaliação do consultor Roberto Lobo, é o perfil do estudante brasileiro, ansioso pelo contato com a profissão. "As instituições teriam que explicar ao aluno que ele vai ganhar com uma formação geral. A instituição privada teria que colocar à disposição disciplinas mais profissionalizantes".

O Ministério da Educação se mostrou favorável à proposta. O diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior, Manuel Palácios, declarou que para atender a um maior número de jovens é necessário uma estrutura acadêmica que permita ao estudante construir uma trajetória pessoal de educação. "Se não mexer nisso, vai continuar existindo uma imensa taxa de evasão tanto nas instituições particulares quanto nas públicas."

Para Palacios, a formação interdisciplinar atende à demanda do mercado por profissionais qualificados. "Há poucos empregos claramente associados com a formação tradicional das universidades. Mas existe uma demanda imensa por profissionais qualificados. O profissional precisa se formar com competência para atuar em diferentes áreas".

O reitor da UnB, Timothy Mulholland, concorda. "Muitas vezes a pessoa não é contratada para atuar na área em que se formou, por exemplo, no caso dos sociólogos. Até engenheiros trabalham em outros ramos. Há um descompasso entre o que a Universidade acha que está fazendo e o mercado."


FORMAÇÃO GERAL É COMUM NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS

O projeto da Universidade Nova é compatível com os modelos americano e europeu. Nos Estados Unidos, após concluir o segundo grau, os alunos têm diversas ofertas de escolha: universidades, colleges e escolas profissionalizantes. Os estudos universitários ou de colleges são considerados de educação superior. O college pode ser em dois anos, no qual se obtém o chamado associated grade, ou em quatro, o que concede bacharelado. Nos dois primeiros anos de graduação, o aluno recebe uma educação geral, quando são oferecidos os cursos básicos. Nos últimos dois anos, o aluno escolhe uma área de especialização. Também é possível cursar matérias em outras áreas de interesse. A cada aluno é designado um orientador, que o ajuda a planejar o curso e a prepará-lo para os estudos de pós-graduação.
O modelo europeu foi unificado pelo processo de Bolonha a partir de 1998. O objetivo foi harmonizar os currículos e permitir que estudantes de qualquer instituição de ensino superior pudessem iniciar a formação acadêmica, continuar os estudos, concluir a formação superior e obter um diploma europeu reconhecido em qualquer universidade dos estados membros.
No processo de Bolonha, cuja meta de implantação total é para 2010, o Ensino Superior passará a ser organizado em três ciclos: o primeiro, com duração de três anos, correspondente ao grau de Licenciatura; o segundo, de dois anos, correspondente ao grau de mestre; e o terceiro, com duração de três anos, correspondente ao grau de doutor.
A introdução generalizada do sistema de créditos em todos os tipos de formação vai permitir a acumulação dos créditos, facilitando a transferência dos estudantes de um curso para outro.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola

Fonte: Revita Motriz, Rio Claro, v.10, n.3, p.159-166, set./dez. 2004
Site: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n3/09CCP_hp.pdf


Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola

Maria Cristina Chimelo Paim 1,2
Érico Felden Pereira1


Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar e analisar os fatores motivacionais que levam os adolescentes
a optarem pela prática da capoeira na escola. Constituíram a amostra 18 meninos de 11 a 14 anos praticantes de
capoeira em escolas públicas de Santa Maria – RS. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário de Motivação
para Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998) que classifica os fatores motivacionais em três categorias:
competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Os resultados indicam que os fatores associados à saúde e
amizade/lazer são os mais relevantes para os adolescentes que buscam a prática da capoeira no meio escolar. A análise
dos dados revelou ainda que os motivos mais voltados à competição e a questão de ser o melhor do grupo possuem
menor importância para os adolescentes e que o gosto pelo esporte os influencia de forma significativa.




Abstract: The present study had as its objective to verify and analyze the motivating factors that make teenagers
choose the capoeira practice in the school. The sample was composed by 18 boys at age of 11 to 14 years old who
were capoeira practitioner in public schools from Santa Maria – RS. The evaluating tool used was the Inventário de
Motivação para Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), which classifies the motivating factors in three
categories: sport competence, health and friendship/leisure. The results indicate that the factors associated to health
and friendship/leisure are the most relevant for teenagers who look for the capoeira practice in the school region. The
analysis of data still revealed that the motives towards the competition and the matter of being the best in the group are
less importance for the teenagers and that the sympathy for sports influences them significantly.
Key Words: Motivation, sport in the school, capoeira.

VII Simpósio Lípides e Saúde

Prezados pesquisadores,

Estão abertas as inscrições para o VII Simpósio Lípides e Saúde, a ser realizado no dia 02 de dezembro de 2011, no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Por favor, divulgem aos seus colegas e alunos. As inscrições devem ser feitas via e-mail: simposiolipideos2011@yahoo.com.br. O programa do evento pode ser visualizado no endereço: http://www.fisio.icb.usp.br/eventos/simposios/7simpls/.

Atenciosamente,

Comissão organizadora.

A ARENA E RECIFE - COPA 2012

Informações no site: http://www.copa2014.gov.br/arena/recife

Uma parceria público-privada foi o caminho encontrado pela capital pernambucana para tornar viável o projeto Cidade da Copa. O complexo abrigará a Arena Pernambuco, que receberá os jogos em 2014. A área escolhida pertence ao estado e fica no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, a 19km do centro da capital.

Ana Araujo
Ana Araujo #A Arena Pernambuco fará parte de uma nova cidade, com moradias, shoppings e órgãos do governo
A Arena Pernambuco fará parte de uma nova cidade, com moradias, shoppings e órgãos do governo

Pretende-se que o local se transforme em um bairro com cerca de 5 mil unidades residenciais. Para isso, estão previstos investimentos de mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura. Ações pactuadas entre os governos federal e estadual e a prefeitura de Recife projetam a construção de um terminal de metrô e a implantação de um sistema de corredores exclusivos para ônibus.

Com capacidade para 46 mil torcedores, a Arena Pernambuco adota o conceito multiuso para que, depois da Copa, receba shows, convenções e outros eventos. Cogita-se ainda a possibilidade de transferir parte da responsabilidade pelo estádio a um dos clubes de futebol locais. O complexo terá estacionamento com 6 mil vagas, praças de alimentação, restaurantes, shopping, museu, cinemas, teatro e centro de convenções.

O estádio terá 129 mil m² de área construída e seguirá o modelo europeu, sem alambrado ou fosso. Todos os lugares serão cobertos e haverá cinco tipos de arquibancada, além de camarotes e tribuna. A arena terá impacto ambiental mínimo, buscando reaproveitar águas pluviais e usar energia solar e eólica.

O objetivo é concluir as obras em dezembro de 2012, para que a arena receba jogos da Copa das Confederações, em 2013. Para tornar isso possível, o primeiro passo foi a celebração de um contrato, em fevereiro de 2011, entre o governo de Pernambuco e o BNDES, no valor de R$ 400 milhões.

REFERÊNCIA NOS GRAMADOS

Não será a primeira vez que Recife sedia uma Copa do Mundo de Futebol. Em 1950, a cidade recebeu, na Ilha do Retiro, o jogo entre Estados Unidos e Chile. Foi o único município do Nordeste na competição.

A escolha da cidade para 2014 é sinal de sua tradição no futebol. Desde 1915 acontecem campeonatos no estado. Seus times mais importantes são o Sport, o Santa Cruz e o Náutico. O primeiro acumula 39 campeonatos estaduais, um Brasileiro (1987) e uma Copa do Brasil (2008). O Santa Cruz tem no currículo 25 títulos pernambucanos e um Fita Azul do Brasil. O Náutico se orgulha da marca de maior número de títulos estaduais consecutivos: seis.



TRADIÇÃO VANGUARDISTA

O Recife é a maior aglomeração urbana do Nordeste e a capital mais antiga do Brasil, fundada em 1561. Dos mangues geográficos dos cinco rios que recortam o cenário aos mangues das músicas de Chico Science, o Recife atual mantém-se na posição de vanguarda, com projetos como o Porto Digital, com cerca de cem empresas que fazem da cidade um dos principais polos de tecnologia da informação do país, e com sua produção cultural intensa e original, em que convivem o moderno e o tradicional.

Celeiro cultural, liderança econômica regional, o Recife é berço de literatura nas mãos de Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre e Nelson Rodrigues. Brilha nas artes plásticas a partir das mãos de Francisco Brennand e Vicente Monteiro. Na música, se destaca por nomes como Lenine, Antônio Nóbrega e Reginaldo Rossi. Foi também nesse Recife que o paraibano nascido em João Pessoa Ariano Suassuna sentou praça, constituiu obra e família. Recife, ou O Recife, é símbolo da força cultural nordestina no que ela tem de mais tradicional e de cosmopolita, rumando ao futuro sem nunca esquecer o passado.

Com quase 1,5 milhão de habitantes, à beira-mar e fluvial, a capital se caracteriza por uma feliz combinação de praias, temperatura média de 25 graus, história e cultura que atraem milhões de turistas. Para os visitantes, Recife é fonte inesgotável de atrações. Desde o passeio de barco pelo Capibaribe e suas pontes centenárias às visitas aos marcos históricos, com a gastronomia típica, o artesanato e a hospitalidade pernambucanos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bioquímica Solidária

Caros alunos,

Convido a todos para participarem do 9º Bioquímica Solidária - GraShow Oscar no dia 30/11/2011 (quarta-feira). Os alunos do 3º Período do Curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), apresentarão de forma bastante divertida e educativa, tópicos importantes sobre Ácidos Graxos Essenciais como trabalho de conclusão da disciplina Bioquímica da Nutrição.

O evento será no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e os horários de apresentação serão:

- 11:00h às 12:00h (2º Período de Nutrição - Campus Recife, 1º Período de Educação Física Licenciatura, Professores e Funcionários)
- 12:45h às 13:45h (1º Período de Enfermagem e 1º e 2º Períodos de Ciências Biológicas)
- 14:30h às 15:30h (1º Período de Nutrição CAV e 1º Período de Educação Física Bacharelado)

Para participar, cada aluno deverá trazer como ingresso pelo menos uma das opções dos Bio Kits Solidários abaixo, que serão doados para a montagem do Cantinho das Artes das Instituições de Longa Permanência de Idosos: Lar São Francisco de Assis, Casa dos Pobres e Instituto Evangélico da cidade de Vitória de Santo Antão.


BIO KITS SOLIDÁRIOS:


1) 1 Resma de Papel – 100 Folhas Coloridas + 1 Caixa de Giz de Cera Pequena

2) 1 Caixa de Massa de Modelar Pequena + 1 Caixa de Hidrocor (12 Lápis) + 1 Folha Pequena de Emborrachado

3) 1 Cola Gliter + 1 Rolo de Papel Crepon

4) 1 Caixa de Lápis de Cor (12 Lápis) + 4 Lápis Grafite Comum + 1 Tinta Guache

5) 1 Caderno Pequeno + 1 Resma de Papel – 100 Folhas Brancas + 3 Cartolinas

6) 1 Régua + 1 Tesourinha + 1 Cola

7) 1 Kit de Pincéis


PONTUAÇÃO:

Ao final da apresentação, os alunos do CAV que estão cursando Bioquímica (1º Período de Nutrição, 1º Período de Enfermagem, 1º Período de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e 2º Período de Ciências Biológicas), Fundamentos de Química (1º Período de Ciências Biológicas) e Bioquímica da Nutrição (2º Período de Nutrição - Campus Recife), receberão um questionário que deverá ser entregue logo após a exposição do seminário e que poderá valer até 0,5 ponto na nota da última avaliação das disciplinas acima citadas.

GINCANA - A turma que levar mais Fraldas Geriátricas poderá receber além do 0,5 ponto no questionário, 0,5 ponto adicional, totalizando 1,0 ponto na nota da última avaliação das disciplinas Bioquímica, Fundamentos de Química ou Bioquímica da Nutrição.


Seguem anexados os Cartazes de Divulgação do Evento e um Resumo sobre Ácidos Graxos Essenciais que vocês devem ler antes da apresentação.

Solicito que os representantes das turmas do 1º Período de Nutrição CAV, 2º Período de Nutrição - Campus Recife, 1º Período de Enfermagem, 1º Período de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e 1º e 2º Períodos de Ciências Biológicas confirmem o recebimento do presente e-mail.

Aguardamos a presença de todos!!!!!!

Um abraço,

Carmem Lygia Burgos Ambrósio
Professora Coordenadora do Bioquímica Solidária

Lula, o desrespeito e a esperança

Texto postado no blog filosofia de boteco (http://blogfilosofiadeboteco.blogspot.com/2011/10/lula-o-desrespeito-e-esperanca.html)

Lula, o desrespeito e a esperança



A internet democratizou a ignorância.

Assim como um mais um é igual a dois, estava na cara que não demoraria até que o câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pusesse em ebulição uma das raças mais nefastas dos tempos atuais: o internauta com diarreia verbal crônica. O instinto cafajeste do brasileiro encontrou nas redes sociais uma ferramenta perfeita pra disseminação de imbecilidades.

A pérola da vez pede a Lula pra ele se tratar no SUS, e não no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Isso porque, certa vez, o então mandatário brasileiro alardeou que nosso sistema de saúde pública era bom. O idiota de plantão, então, põe o teclado em riste. Maldiz aqui, distorce um pouco ali, inventa um bocado acolá e pronto. Iluminado e sob um véu que encoraja e cega, ele cria uma sentença que julga crítica, sarcástica, irônica e, sobretudo, polêmica. Sabe que, como ele, há outros milhares de imbecis no Brasil, burros e simplistas, pra servir de eco. A internet, se não desfez o mito do brasileiro solidário, nos apresentou o brasileiro rancoroso, extremista, insensível.

Decerto quem teve esta grande ideia de tripudiar em cima do drama do ex-presidente não usa o SUS. O que compartilhou, retuitou, curtiu, repercutiu também não. O crítico de poltrona, aquele que acha que vai mudar o mundo e fazer um Brasil melhor sem sequer arregaçar as mangas da vida, ignora ou desconhece a história deste pernambucano.


Lula é muito mais que uma declaração talvez equivocada sobre o SUS, bem mais que uma interpretação maldosa de quem usa uma frase fora de contexto apenas pra vomitar asneiras e desrespeitar.

Lula é o sétimo filho de uma família de oito irmãos que viu a morte de perto desde cedo, que passou a vida sabendo que nossa saúde estatal é deficiente, que perdeu a esposa grávida de oito meses do primogênito num hospital público. Mas ele não usava o conforto de um teclado de computador pra defender suas verdades.

Lula é o cara que trocou o pau de arara pelo carro presidencial. É o homem que foi oprimido, reprimido, humilhado, trapaceado, que assumiu a presidência bradando o sonho de erradicar a pobreza. É o líder que quebrou paradigmas, que fez o PIB crescer quase o dobro de seu antecessor, que reduziu a taxa de desemprego quase à metade do governo anterior, que se desgarrou do FMI, que distribuiu a renda, que criou 11 universidades federais, que olhou no olho do pobre como nunca na história deste país um presidente tinha olhado.

Lula é muito mais que os erros de sua gestão, que a sujeira com que se deparou em seu governo, que a desilusão de alguns partidários, que o maniqueísmo tolo de quem continua vendo política sobre o anacronismo de direita e esquerda.

Lula é muito mais que um câncer na laringe.

domingo, 6 de novembro de 2011

Licenciatura em Educação Física permite atuação restrita ao magistério

http://www.trf4.jus.br/trf4/noticias/noticia_detalhes.php?id=7684

Licenciatura em Educação Física permite atuação restrita ao magistério

Caso levou menos de cinco meses, desde seu ajuizamento, para ser julgado no TRF4

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, na última terça-feira (11/10), que uma profissional de educação física formada em curso de licenciatura tem sua atuação restrita ao magistério, não podendo exercer atividades em academias, clubes ou empresas. A apelação foi julgada em segunda instância menos de cinco meses após a ação ter sido impetrada, por meio do processo eletrônico (e-Proc), na Justiça Federal de Curitiba, em maio deste ano.

Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2010, a autora da ação foi notificada pelo Conselho Regional de Educação Física – 9ª Região/PR (CREF9) de que estava habilitada para o exercício da profissão apenas no âmbito do magistério. Contra esse ato, ela ingressou com um mandado de segurança na Justiça Federal de Curitiba.

Após sentença julgando improcedente seu pedido, a autora recorreu ao TRF4. Ao analisar o caso, o desembargador federal Vilson Darós, relator da apelação, negou o recurso. Segundo o magistrado, quando a autora iniciou o curso, em 2005, estava submetida às regras do artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (regulada pelas Resoluções nº 01/2002 e nº 7/2004, do Conselho Nacional de Educação) “que estabeleceu a licenciatura de graduação plena como formação dirigida ao ensino em sala de aula”.

Darós lembrou que, caso fosse do interesse da apelante atuar em outra área, deveria ter optado pelo curso de bacharelado, oferecido pela mesma instituição de ensino em que se formou. Para o desembargador, cada modalidade de formação possui uma grade curricular própria, voltada para a área de atuação específica dos seus egressos. Ele salientou que o histórico escolar da autora evidencia que ela realizou estágio apenas nas áreas de Educação Física Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e cursou algumas disciplinas típicas do bacharelado (como dança e folclore, recreação e lazer), “mas não todas as necessárias”.