sábado, 7 de janeiro de 2012

Efeito do treinamento físico e da desnutrição durante a gestação sobre os eixos cranianos de ratos neonatos

Revista Brasileira de Medicina do Esporte
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Rev Bras Med Esporte vol.16 no.6 Niterói Nov./Dec. 2010

Effects of physical training and malnutrition during pregnancy on the skull axis of newborn rats

Marco Fidalgo; Érika Michelle Correia de Macêdo; Renata Dantas; Patrícia Foerster; Caroline Neves; Raul Manhães-de-Castro; Carol Góis Leandro

Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil


RESUMO

Nos períodos críticos de desenvolvimento do organismo, estímulos ambientais como o exercício físico e a dieta podem influenciar o fluxo placentário e o crescimento somático fetal. O objetivo do presente estudo foi avaliar as repercussões do treinamento físico e da desnutrição durante a gestação sobre os eixos cranianos de ratos neonatos. Ratos machos Wistar foram divididos de acordo com a manipulação de suas mães: não treinados controle (Cf, n = 25), treinados (Tf, n = 25), não treinados e desnutridos (Df, n = 25), treinados e desnutridos (TDf, n = 25). Mães treinadas (T e TD) foram submetidas a oito semanas de treinamento físico moderado antes e durante a gestação (60min/dia, cinco dias/sem a 65% do VO2max). Mães desnutridas (D e TD) receberam dieta hipoproteica durante a gestação (8% caseína) enquanto as nutridas (C e T) receberam dieta normoproteica (17% caseína). No primeiro dia pós-natal foi verificado número de filhotes nascidos por ninhada, peso da ninhada e peso ao nascer, eixo látero-lateral do crânio (ELLC) e anteroposterior do crânio (EAPC), eixo longitudinal do corpo (EL) e comprimento da cauda (CC) de cada neonato. No terceito dia pós-parto, os encéfalos foram extraídos e pesados. Durante a gestação, as fêmeas dos grupos T e D apresentaram menor ganho de peso em comparação ao grupo C na terceira semana (C = 34,4 ± 1,3; T = 30,7 ± 0,60; D = 25,8 ± 0,78; TD = 29,9 ± 0,83). Os grupos desnutridos apresentaram menor peso ao nascer em relação aos seus respectivos controles (Cf = 6,3 ± 0,1; Tf = 6,3 ± 0,1; Df = 4,7 ± 0,07; TDf = 5,0 ± 0,06). O grupo Df apresentou as medidas do ELLC (Cf = 9,8 ± 0,06; Tf = 9,8 ± 0,05; Df = 9,2 ± 0,04; TDf = 9,6 ± 0,13) e EAPC (Cf = 18,1 ± 0,1; Tf = 18,2 ± 0,1; Df = 17,5 ± 0,1; TDf = 18,0 ± 0,2) menores comparadas aos filhotes controles. Com base nos resultados, pode-se concluir que a desnutrição no período fetal alterou o desenvolvimento somático enquanto o treinamento físico influenciou positivamente os eixos do crânio dos conceptos.

Palavras-chave: craniometria, esforço físico, desnutrição proteica, desenvolvimento fetal.

ABSTRACT

In critical periods of body development, environmental stimuli such as physical exercise and diet may influence on placental flow and fetal somatic growth. The aim of this study was to evaluate the effects of physical training and malnutrition during pregnancy on the skull axis of newborn rats. Male Wistar rats were divided according to manipulation of their mothers: untrained control (Cf, n = 25), trained (Tf, n = 25), untrained and malnourished (Mf, n = 25), trained and malnourished (TMf, n = 25). Trained mothers (T and TM) were submitted to 8 weeks of moderate physical training before and during pregnancy (60min/day, 5 days/wk to 65% of VO2max). Malnourished mothers (M and TM) received a low protein diet during pregnancy (8% casein) while the nourished (C and T) were fed with normal diet (17% casein). On the 1st postnatal day, the number of pups born per litter, litter weight and birth weight, latero-lateral axis of skull (LLAS) and antero-posterior axis of skull (APAS), longitudinal axis of the body (LA) and length of tail (LT) of each neonate were verified. On the 3rd day after delivery, the brains were extracted and weighed. During pregnancy, the females of the T and M groups showed lower weight gain compared with group C at 3rd week (C = 34.4 ± 1.3, T = 30.7 ± 0.60, M = 25.8 ± 0.78, TM = 29.9 ± 0.83). The malnourished group had lower birth weight in relation to their respective controls (Cf = 6.3 ± 0.1, Tf = 6.3 ± 0.1, Mf = 4.7 ± 0.07; TMf = 5.0 ± 0.06). Group Mf presented measures of LLAS (Cf = 9.8 ± 0.06, Tf = 9.8 ± 0.05, Mf = 9.2 ± 0.04; TMf = 9.6 ± 0.13) and EAPC (Cf = 18.1 ± 0.1, Tf = 18.2 ± 0.1, Mf = 17.5 ± 0.1, TMf = 18.0 ± 0.2) lower compared to controls. Based on the results, it can be concluded that malnutrition during fetal period changed somatic development, while physical training positively influenced on the skull axis of the concepts.

Keywords: craniometry, physical exertion, protein malnutrition, fetal development.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE DIRETRIZES PEDAGÓGICA

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 1, Número 1, 2002
Mauro Betti e Luiz Roberto Zulian


Educação física é uma expressão que surge no século XVIII, em obras de filósofos preocupados com a
educação. A formação da criança e do jovem passa a ser concebida como uma educação integral – corpo,
mente e espírito –, como desenvolvimento pleno da personalidade. A educação física vem somar-se à
educação intelectual e à educação moral. Essa adjetivação da palavra educação demonstra uma visão ainda
fragmentada do homem. O atual currículo escolar obedece aos critérios de divisão do conhecimento que
impera na ciência moderna. A matemática, as ciências, as línguas, a geografia, etc. correspondem às áreas do
saber científico e erudito que se desenvolveram especializada e isoladamente, com base em um modelo d
ciência que também remonta há dois ou três séculos. A Educação Artística, a Educação Moral e Cívica e a
Educação Física não se enquadram nesses limites e ocupam hoje um lugar incômodo na Escola, o que leva
ao questionamento tanto delas próprias, como da educação escolarizada e suas finalidades.
Nesse contexto, é compreensível que a tradição educacional brasileira tenha situado, desde a década
de 1920, a Educação Física como uma atividade complementar e relativamente isolada nos currículos escolares, com objetivos no mais das vezes determinados de fora para dentro: treinamento pré-militar, eugenia,
nacionalismo, preparação de atletas, etc.
Essa concepção demonstra hoje sinais de seu esgotamento. Assistimos, nos últimos 15 anos, à ascensão
da cultura corporal e esportiva (que denominaremos, de maneira mais ampla, “cultura corporal de movimento”) como um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia.
O esporte, as ginásticas, a dança, as artes marciais, as práticas de aptidão física tornam-se, cada vez mais,
produtos de consumo (mesmo que apenas como imagens) e objetos de conhecimento e informação amplamente divulgado ao grande público. Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão difundem idéias sobre
a cultura corporal de movimento. Há muitas produções dirigidas ao público adolescente. Crianças tomam
contato precocemente com práticas corporais e esportivas do mundo adulto. Informações sobre a relação
práticas corporais-saúde estão acessíveis em revistas femininas, jornais, noticiários e documentários de TV,
nem sempre com o rigor técnico-científico que seria desejável. Não obstante isso, o estilo de vida gerado
pelas novas condições socioeconômicas (urbanização descontrolada, consumismo, desemprego crescente,
informatização e automatização do trabalho, deterioração dos espaços públicos de lazer, violência, poluição)
leva um grande número de pessoas ao sedentarismo, à alimentação inadequada, ao estresse, etc. O crescente número de horas diante da televisão, especialmente por parte das crianças e adolescentes, diminui a
atividade motora, leva ao abandono da cultura de jogos infantis e favorece a substituição da experiência de
praticar esporte pela de assistir esporte.
Hoje, somos todos consumidores potenciais do esporte-espetáculo, como telespectadores ou torcedores em estádios e quadras. A proliferação de academias de ginástica e escolinhas de esportes atende às
camadas média e alta. Centros esportivos e de lazer públicos oferecem, embora de maneira ainda insatisfatória,
programas de práticas corporais à população em geral.
A cultura corporal de movimento tende a ser socialmente partilhada, quer como prática ativa ou simples informação. Tal valorização social das práticas corporais de movimento legitimou o aparecimento da
investigação científica e filosófica em torno do exercício, da atividade física, da motricidade, ou do homem em
movimento. Inicialmente restrito ao domínio da Fisiologia do Exercício, área da Medicina, esse campo de
pesquisa está presente hoje em muitas áreas científicas, como História, Psicologia e Sociologia, além da
Filosofia. A partir dos anos 1960, na Europa e Estados Unidos, em meados da década de 1980, no Brasil, a
Educação Física passa a constituir-se, nas universidades, como uma área acadêmica organizada em torno da
produção e sistematização desses conhecimentos.
Essa situação gera um questionamento da atual prática pedagógica da Educação Física escolar por parte
dos próprios alunos que, não vendo mais significado na disciplina, desinteressam-se e forçam situações de
dispensa. Contudo, valorizam muito as práticas corporais realizadas fora da escola. O fenômeno é mais
agudo no Ensino Médio (antigo 2o grau), no qual, desconsiderando as mudanças psicossociais por que
passam os adolescentes, a Educação Física preserva um modelo pedagógico concebido para o Ensino Fundamental (antigo 1o grau)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Avaliação de um programa de treinamento físico por quatro meses para crianças asmáticas

J Bras Pneumol. 2005;31(4):279-85


Evaluation of a four-month program of physical training designed for asthmatic children

Objetivo: Avaliar condicionamento físico e força muscular de crianças asmáticas antes e depois de quatro meses de participação num programa de exercícios físicos. Métodos: Dois grupos de crianças com asma moderada e idade entre oito e onze anos foram formados. Ambos realizaram testes pré e pós-treinamento físico, duas vezes por semana, por quatro meses, em sessões de 90 minutos, com exercícios em solo e em água. Orientações sobre asma, seu controle e tratamento foram fornecidos a ambos os grupos. Resultados: Na avaliação final, observou-se aumento das variáveis antropométricas em ambos os grupos. O grupo exercício apresentou melhora significativa na distância percorrida em nove minutos (inicial 1,333 + 0,03 km e final 1,440 + 0,03 km; p < 0,05), número de flexões abdominais (inicial 24,3 + 1,4 abdominais e final 33,2 + 1,1 abdominais; p < 0,05), pressão inspiratória máxima, pressão expiratória máxima e na freqüência cardíaca de repouso (inicial 84,3 + 1,6 bpm e final 77,1 + 2,7 bpm; p < 0,05). O grupo controle não mostrou variação significativa em nenhum desses parâmetros. Conclusão: Um programa de treinamento físico com menor freqüência e maior duração de cada sessão, para facilitar a participação das crianças, propicia melhora do condicionamento físico e aumento de força muscular em crianças asmáticas. Descritores: Asma/terapia; Asma/reabilitação; Terapia por exercício/métodos; Educação física e treinamento; Aptidão física; Capacidade vital; Troca gasosa pulmonar; Broncoconstrição; Músculos respiratórios; Volume expiratório forçado/fisiologia; Fluxo expiratório máximo; Avaliação de programas Keywords: Asthma/therapy; Asthma/rehabilitation; Exercise therapy/methods; Physical education and training; Physical fitness; Vital capacity; Pulmonary gas exchange; Bronchoconstriction; Respiratory muscles; Forced expiratory volume/physiology; Maximal expiratory
flow rate; Program evaluation


ABSTRACT
Objective: The aim of this study was to evaluate physical conditioning and muscle strength before and after a four-month program of physical training. Methods: Two groups of children, ages 8 to 11 years, with moderate asthma were studied. All subjects were tested before and after a program of physical training, which was conducted in 90-min sessions, twice weekly, for four months and also included
exercises performed in the water. Children in both groups received general information about asthma, as well as information about the management and treatment of asthma. Results: In the final evaluation, anthropometric parameters (height and weight) were found to have increased. Children in the exercise group presented significant gains in the distance run in nine minutes (initial 1.333 + 0.03 km vs.
final 1.440 + 0.03 km; p < 0.05), number of abdominal crunches (initial 24.3 + 1.4 abdominais vs. final 33.2 + 1.1; p < 0.05), maximal inspiratory pressure , maximal expiratory pressure and heart rate at rest (initial 84.3 + 1.6 bpm vs. final 77.1 + 2.7 bpm; p < 0.05). The control group presented no significant changes in any of these parameters. Conclusion: An exercise program involving longer sessions, conducted less frequently, facilitates increased participation by children, thereby leading to better physical conditioning and greater muscle strength.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MATRÍCULAS NO CURSO DE FÉRIAS VÃO DE 8 A 10 DE JANEIRO: divulguem para todos

Curso de Férias para o Bacharelado de Educação Física do CAV

Exclusivas para o Bacharelado de Educação Física:
1. EDUF0012 - Fisiologia do Esforço. 2ª a 6ª de 08:00-12:00
2. EDUF0008 - Bioquímica do Exercício. 2ª a 6ª de 14:00-18:00

Para todos os cursos do CAV (Nutrição, Enfermagem, Bac. Educação Física, Lic. educação física e Lic. Ciências Biológicas)
1. EDUF0005 - Biologia Celular e Embriologia. 2ª a 6ª de 08:00-12:00
2. EDUF0009 - Fisiologia Geral. 2ª a 6ª de 14:00-18:00


Divulgar de todas as maneiras possiveis para todos os alunos do CAV.


A matrícula será pelo SIG@ no período de 08 a 10 de janeiro.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Efeito da atividade física associada à orientação alimentar em adolescentes obesos: comparação entre o exercício aeróbio e anaeróbio

Renata Viccari Sabia; José Ernesto dos Santos; Rosane Pilot Pessa Ribeiro

Revista Brasileira de Medicina do Esporte
Rev Bras Med Esporte vol.10 no.5 Niterói Sept./Oct. 2004

RESUMO

A obesidade na adolescência é uma doença universal de prevalência mundial crescente, assumindo caráter epidemiológico como problema de saúde pública na sociedade moderna. Este trabalho teve como objetivo comparar o efeito do exercício físico aeróbio contínuo e anaeróbio intermitente associado à orientação alimentar sobre a composição corporal, as medidas bioquímicas e a capacidade física de adolescentes obesos. Foram investigados 28 adolescentes (média de idade = 13 anos), com índice de massa corporal (IMC) acima do percentil 95 para a idade e sexo, distribuídos em dois grupos de forma aleatória: exercício de caminhada contínua (GEC; n = 13) e exercício de corrida intermitente (GEI; n = 15) e submetidos a um programa de treinamento físico três vezes por semana durante 16 semanas por 20 a 40 minutos. A atividade de orientação nutricional ocorreu uma vez por semana, em grupo, por 60 minutos, durante todo o experimento. Foram realizadas, no período inicial e final, medidas de peso e altura, pregas subcutâneas, circunferências do braço (CB) e muscular do braço (CMB), composição corporal por bioimpedância elétrica, análises bioquímicas séricas (glicemia e lipídios) e determinação direta de consumo máximo de oxigênio (VO2max) e limiar anaeróbio (LAn). Como resultados antropométricos, observamos diminuição do IMC e das pregas cutâneas com diferença significativa nos dois grupos (GEC e GEI). Na avaliação bioquímica, houve diminuição significativa nos níveis séricos de HDL e LDL, colesterol total, e aumento do triglicérides e glicemia no GEC, embora mantendo-se dentro dos valores de normalidade. No GEI, o HDL e triglicérides tiveram diminuição significativa. O VO2max aumentou estatisticamente nos dois grupos. Concluímos que a atividade física proposta e a orientação alimentar, tanto para o GEC quanto para GEI, foi suficiente e satisfatória, promovendo diminuição ponderal, melhora da composição corporal, dos níveis lipídicos e aumento na capacidade aeróbia dos adolescentes.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Curso de Férias para o Bacharelado de Educação Física do CAV

ATENÇÃO: DIVULGUEM PARA TODOS OS ALUNOS DO CAV.

Segue a listagem com horário das disciplinas que serão oferecidas em curso de férias no período de 19 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012.

Exclusivas para o Bacharelado de Educação Física:
1. EDUF0012 - Fisiologia do Esforço. 2ª a 6ª de 08:00-12:00
2. EDUF0008 - Bioquímica do Exercício. 2ª a 6ª de 14:00-18:00

Para todos os cursos do CAV (Nutrição, Enfermagem, Bac. Educação Física, Lic. educação física e Lic. Ciências Biológicas)
1. EDUF0005 - Biologia Celular e Embriologia. 2ª a 6ª de 08:00-12:00
2. EDUF0009 - Fisiologia Geral. 2ª a 6ª de 14:00-18:00

Divulgar de todas as maneiras possiveis para todos os alunos do CAV.
A matrícula será pelo SIG@ no período de 08 a 10 de janeiro.

Concepções de treinadores"experts" brasileiros sobre o processo de formação desportiva do jogador de voleibol

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

MILISTETD, Michel; MESQUITA, Isabel; NASCIMENTO, Juarez Vieira do e SOUSA SOBRINHO, António Evanhoé Pereira de. Concepções de treinadores"experts" brasileiros sobre o processo de formação desportiva do jogador de voleibol. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. [online]. 2010, vol.24, n.1, pp. 79-93. ISSN 1807-5509



O presente estudo teve como objetivo examinar a concepção de treinadores experts acerca das etapas de formação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol. A amostra do estudo foi composta por 10 treinadores"experts" brasileiros. Os sujeitos apresentaram idade média de 45 ± 13,8 anos e 24,8 ± 12,1 anos de experiência profissional, sendo todos licenciados em Educação Física. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e de resposta aberta, baseada no protocolo de Fernandes (2004). A sua adaptação de conteúdo à realidade sócio-cultural e desportiva brasileira foi efetivada pelo método de peritagem. O tratamento das informações foi realizado por meio da análise de conteúdo, com o recurso à interpretação lógico-semântico das ideias prevalecentes no"corpus" das entrevistas. A fidedignidade de codificação foi assegurada pela percentagem de acordos, para o mesmo codificador e codificadores distintos, situando-se os valores registrados entre 95% e 100%. Os resultados revelaram o desconhecimento, por parte dos investigados, acerca da existência de um modelo de formação desportiva do voleibolista, a longo prazo, no Brasil. Além de confirmarem que o Voleibol é uma modalidade de especialização tardia, os participantes do estudo apontam que a idade de iniciação da sua prática sistemática se situa no início da adolescência, por volta dos 13 anos. As componentes de desenvolvimento desportivo acentuam a prática do jogo deliberado na primeira etapa, onde as experiências motoras diversificadas prevalecem. A partir da segunda etapa aumenta a prática deliberada, com o incremento da aquisição de competências específicas e o comprometimento com a modalidade. A ausência de especificação dos conteúdos de treino ao longo das etapas, bem como a parca referência às competências psico-sociais pode dever-se, em grande medida, à possível inexistência de um modelo nacional referenciador da formação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol.

Palavras-chave : Treinadores; Formação desportiva; Voleibol