quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fórum Permanente de Discussões Pedagógicas do CAV contou com a presença do Prof Gilmar Beserra

O Fórum Permanente de Discussões Pedagógicas retomou ontem à tarde as suas reuniões para o debate sobre novas estratégias de ensino para os estudantes dos diferentes Núcleos do Centro Acadêmico de Vitória.

O Prof Gilmar Beserra esteve a frente das discussões questionando os professores sobre a utilização de aulas expositivas como alternativa de ensino/aprendizagem. De fato, esta forma de dar aula tem sua importância reconhecida mas não deve ser exclusiva no planejamento do ensino/aprendizagem. Houve uma grande discussão sobre outras possibilidades de associar aular expositivas às vivências práticas sempre dentro dos pressupostos de participação e integração dos conteúdos abordados em sala de aula e àqueles trazidos pelos estudantes.

Foi também debatido algumas estratégias para aumentar o número de participação dos professores do CAV nestas discussões.

Para nossa próxima reunião, os professores será convidados a apresentar alguns exemplos de suas práticas em sala de aula de forma a levantarmos possibilidades outras de vivenciar técnicas que tem obtido grande êxito para os estudantes.

Parabéns aos Profs Marco Fidalgo e João Henrique (Núcleo de Educação Fìsica e Ciências do Esporte - CAV) pela brilhante coordenação destas atividades pedagógicas. Parabéns ao Prof Gilmar Beserra (Núcleo de Biológicas - CAV)pela brilhante condução dos trabalhos. Parabéns aos que acham que ainda podem aprender com exemplos e se questionar sobre os desafios de "ser professor" e nÃo de "estar professor". Só se ensina aprendendo...só se aprende ensinando.

GOSTARIA DE CONVIDAR OS REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES (D.A.) DOS DIFERENTES NÚCLEOS PARA PARTICIPAREM DAS DISCUSSÕES.

Hidratação no futebol: uma revisão

A hidratação deve ser considerada antes, durante e depois
do exercício. Nesta revisão pretende-se abordar os
principais pontos do processo de hidratação no futebol. A
quantidade de reposição de líquidos durante o exercício
depende da: intensidade do exercício, condições climáticas,
aclimatação do atleta, condicionamento físico do atleta,
características individuais fisiológicas e biomecânicas
do jogador. O desempenho do jogador é otimizado quando
ele ingere tanto água quanto carboidrato. Porém, as taxas
em que o carboidrato e a água são absorvidos pelo organismo
são limitadas pelas taxas de esvaziamento gástrico
e absorção intestinal. A composição das bebidas a serem
oferecidas aos jogadores deve ser influenciada pela relativa
importância da necessidade de suprir substrato ou água;
deve-se lembrar que a depleção de carboidrato pode resultar
em fadiga e diminuição do desempenho, mas não é normalmente
condição que põe a vida em risco. A adição de
carboidrato nessas bebidas aumenta as concentrações de
glicose sanguínea, a utilização de combustível externo através
da elevação da oxidação de glicose nos músculos e
poupa o glicogênio muscular. Assim sendo, a ingestão de
carboidrato antes e durante uma partida ou treino de futebol
pode retardar o aparecimento da fadiga e aumentar o
desempenho dos jogadores. Várias táticas podem ser utilizadas
para amenizar o quadro de desidratação, entre elas,
a hiper-hidratação antes do exercício e aclimatação do jogador.
O ideal para um jogador é que ele reponha as perdas
hídricas entre as sessões de exercícios, já que o futebol é um esporte com características bastante peculiares, tais
como não ter pausas regulares para que os jogadores possam
se hidratar. Por isso, deve-se ter preocupação em educar
os jogadores em relação à importância da ingestão de
líquidos antes, durante e depois do exercício.


Maiores informações: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v9n4/p05v9n4.pdf

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESCOLINHA DE FUTEBOL: UMA QUESTÃO PEDAGÓGICA

ESCOLINHA DE FUTEBOL: UMA QUESTÃO PEDAGÓGICA
Alcides José Scaglia1

O objetivo deste relato é, além de apresentar as
experiências da escolinha de futebol da
UNICAMP, divulgar um estudo teórico-prático na
linha da pedagogia de esportes, que ressalta as
questões pedagógicas inseridas num processo de
ensino-aprendizagem na iniciação esportiva, mais
especificamente em relação à iniciação no
futebol. São relatados neste estudo: os princípios
pedagógicos, a metodologia, a organização e
sistematização dos conteúdos da escolinha de
futebol, e, em síntese, propõe-se uma nova
pedagogia para o ensino do futebol. Procura-se,
também, levantar uma discussão a respeito de
qual seria a função das escolinhas de iniciação
esportiva. Para isto são trazidos à luz da
compreensão as idéias de alguns autores que
acreditam que as funções das escolinhas de
esportes(futebol) se materializam por meio de
uma prática pedagógica, preocupada com um
desenvolvimento global de seus
alunos,respeitando os seus estágios de
crescimento e desenvolvimento, físico e cognitivo,
e onde por meio de sua práxis pedagógica
transmita muito mais do que

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prof Malaquias Batista Filho realiza palestra de encerramento dos seminários de comemoração dos 40 anos da Pós-Graduação em Nutrição da UFPE

Malaquias Batista Filho nasceu em 31 de agosto de 1934, no sítio Pitombas, Município de São Sebastião do Umbuzeiro, Cariris Velhos, Estado da Paraíba.

Em 1961, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Enquanto acadêmico, participou do movimento estudantil como secretário de saúde da União Estadual dos Estudantes, tendo, inclusive, atuação junto ao movimento das Ligas Camponesas deste Estado. Em 1964, com o golpe militar, foi demitido de suas funções na UFPB e no Serviço da Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU),
nos quais exercia atividades profissionais. Em 1965, especializou-se em Nutrição em Saúde Pública pelo Instituto de Nutrição da UFPE (INUFPE), quando teve início sua trajetória de docente desta instituição, vinculando-se à então Divisão de Nutrição em Saúde Pública (embrião do atual Laboratório de Nutrição em Saúde Pública), onde, entre outras atividades, coordenou os cursos de Nutrição em Saúde Pública para médicos e implantou a Unidade de Campo de Ribeirão, PE, nesta atuando como médico responsável pelo Centro de Educação e Recuperação Nutricional - CERN (1967-1972). Em 1976, concluiu o curso de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Em sua trajetória acadêmico-profissional no atual Departamento de Nutrição da UFPE, além das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, destacam-se o desenvolvimento de importantes projetos de pesquisa e extensão e a publicação de dezenas de artigos, capítulos de livros, livros e relatórios técnicos
no campo da Nutrição em Saúde Pública. Em relação aos trabalhos publicados ao longo do período compreendido entre 1965 e os dias atuais, a sua produção científica, individual ou em grupo, conta com mais de cem títulos e versa basicamente sobre as seguintes temáticas: inquéritos nutricionais; epidemiologia das deficiências nutricionais (hipovitaminose A, desnutrição energético-protéica, anemias nutricionais e bócio endêmico); recuperação nutricional de desnutridos; avaliação nutricional de crianças e gestantes e sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN). Sua experiência na Unidade de Campo de Ribeirão, onde implantou, sob a orientação do Dr. Ivan Beghin, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Programa de Suplementação Alimentar Supervisada (PSAS), serviu de protótipo para a criação, em 1975, do Programa de Suplementação Alimentar (PSA) do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN) para todo o país, na gestão do Dr. Bertoldo Kruse Grande de Arruda. Foi o professor Malaquias que elaborou, por solicitação do INAN, a proposta técnica e orçamentária para esse programa, como parte do 2o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (2o PRONAN). Participou, ainda, de missões internacionais na América Central, como consultor da OPAS, e na África (Cabo Verde, Moçambique), como consultor da FAO. Um dos protagonistas da história da gênese e consolidação do campo da Nutrição em Saúde Pública brasileira, Malaquias Batista Filho, com toda competência, sensibilidade e rigor científicos que lhes são característicos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Programa de Pós-Graduação em Nutrição celebra 40 anos com seminário

A Pós-Graduação em Nutrição da UFPE realizará, amanhã (18), o seminário “Pós-Graduação em Nutrição da UFPE: 40 anos de inovação, desafios e conquistas”. O evento acontecerá no auditório Jorge Lobo, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, das 8h às 17h, e debaterá o desenvolvimento do curso durante seus 40 anos e os temas atuais mais discutidos no campo da nutrição.

O seminário contará com os professores da UFPE Bertoldo Kruze, Malaquias Batista Filho e Rubem Guedes e com o coordenador pro tempore da Área de Nutrição da Capes e professor da UERJ, Egberto Gaspar de Moura. As inscrições são gratuitas e abertas para os alunos de Nutrição e podem ser realizadas presencialmente no Departamento de Nutrição até 17 de outubro ou até todas as vagas serem preenchidas.

A Pós-Graduação em Nutrição da UFPE, pioneira no Brasil, teve início na década de 70 e atualmente é um dos cursos mais bem conceituados em sua área, classificado com o nível 5 da Capes.
Mais informações
Pós-Graduação em Nutrição
(81) 2126.8463 / 8473
ppg40anos@gmail.com

RELATÓRIO DOS IV JICAV 2011

RELATÓRIO DOS IV JICAV 2011




NATAÇÃO: CAMPEÕES

MATHEUS 3º PERÍODO BACHARELADO ED: FÍSICA CAMPEÃO
THIAGO FARIAS3º PERÍODO BACHARELADO ED: FÍSICA VICE-CAMPEÃO
PEDRO XIANCA 2º P BACHARELADO ED. FÍSICA VICE-CAMPEÃO
BARBARA 3º PERÍODO BACHARELADO ED: FÍSICA
FERNANDA 3º PERÍODO BACHARELADO ED: FÍSICA

XADREZ:
MARCELO COELHO LICENCIATURA ED: FÍSICA CAMPEÃO


DOMINÓ:
WELINTON FONSECA LICENCIATURA ED. FÍSICA CAMPEÃO
JOSENALDO 2º P BACHARELADO ED. FÍSICA VICE-CAMPEÃO

TÊNIS DE MESA:
GERLADO CAMPEÃO
HUGO GAMA VICE-CAMPEÃO
BARBARA 3º P BACHARELADO ED. FÍSICA CAMPEÃ
FERNANDA 3º P BACHARELADO ED: FÍSICA VICE-CAMPEÃ

DAMA:
WELINTON LICENCIATURA ED: FÍSICA CAMPEÃO

JUDÔ:
ISABEL ENFERMAGEM CAMPEÃO
PRISCILA ROSA VICE-CAMPEÃ
LUVANOR SANTANA CAMPEÃO
RODOLFO DUARTE VICE-CAMPEÃO



MODALIDADES COLETIVAS:
VOLEIBOL FEMININO


3ºP BACHARELADO ED: FÍSICA CAMPEÃO
LIC. ED: FÍSICA/ENFERM VICE-CAMPEÃO

MASCULINO
ENFERMAGEM CAMPEÃO
2º P BACHARELADO ED: FÍSICA VICE-CAMPEÃO
HANDEBOL
FEMININO
3º P BACHARELADO ED: FÍSICA CAMPEÃO
3º NUTRIÇÃO VICE-CAMPEÃO
MASCULINO:
LICENCIATURA ED: FÍSICA CAMPEÃO
2º P BACHARELADO ED:FÍSICA
FUTSAL:
3º P BACHARELADO ED: FÍSICA CAMPEÃO
LICNECIATURA ED: FÍSICA VICE-CAMPEÃO
MASCULINO:
LICENCIATURA ED: FÍSICA CAMPEÃO
3º ED: FÍSICA BACHARELADO VICE-CAMPEÃO










domingo, 16 de outubro de 2011

ABERTURA DOS JOGOS INTEGRATIVOS DO CAV CONTAGIOU TODOS COM O ESPÍRITO ESPORTIVO

Nesta sexta-feira (dia 14 de outubro de 2011), o Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte (NEFCS) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) reuniu estudantes, funcionários, professores e a comunidade para a abertura oficial dos IV Jogos Integrativos do CAV - 2011. A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores de curso: Profa Ana Wládia (Enfermagem), Prof Rogério Freitas (Nutrição), Prof Marco Fidalgo (Licenciatura em Ed Física), Profa Carol Leandro (Bacharelado em Ed Fìsica). Também estavam presentes na mesa os professores: Emerson Peter (Nutrição), Profa Ellen Santos (Enfermagem) e o Porf Rene Duarte (Nutrição).
Como segue a tradição, os estudantes desfilaram na quadra poliesportiva e todos os cursos foram representados. O cerimonial foi seguido em grande estilo, com a apresentação de um grupo de estudantes liderados pelos Profs Flávio e João Wellington (ambos do NEFCS) onde foi realizada uma belíssima coreografia cuja base era o tango e o merengue. Logo a seguir, ocorreu uma demonstração de golpes de artes marciais liderado pelo estudante Rodolfo (D.A. de Ed Fíica). Foi um momento que emocionou o público presente e marcou a abertura dos JICAV.
O discurso de abertura foi voltado para uma homenagem especial aos pioneiros na criação dos I JICAV que ocorreu em 2008. Os homenageados foram: O então estudante (agora mestrando) e presidente do D.A. de enfermagem DAVID FILIPPE e todos os representantes de D.A. na época), a PROFA CAROL LEANDRO, o Prof RENE DUARTE e a PRFA CAROL PEIXOTO. Com quase nenhum recurso e limitação de espaço, os primeiros JICAVs ocorriam com poucas modalidades e regras adaptadas. Neste ano, algumas modalidades foram incluídas como natação e judô. Ao longo dos anos e com a criação do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte, os JICAVs assumem um dos principais eventos esportivos que integram estudantes, professores, funcionários e a comunidade.

Na sexta-feira ocorreram provas de natação, dominó, judô, dama, xadrez e tenis de mesa. No sábado, todos os jogos coletivos (volei, handebol e futebol) foram realizados e a entrega de medalhas aconteceu logo a seguir o evento.

Os IV JICAV foi organizado pelo NEFCS e por estudantes de Ed Fisica do CAV sob a coordenação direta dos Profs Iberê Caldas, Marcelus Brito e Ary Gomes. Contudo, é de ressalva que todos os Professores do NEFCS participaram efetivamente das atividades de forma a fincar o mais importante de tudo "O ESPÍRITO DE EQUIPE, UNIÃO E SOLIDARIEDADE".


PARABÉNS A TODOS DO CAV POR ESTE EVENTO!!!