sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prêmio Destaques do Ano Guia do Estudante

O que é o prêmio

O Prêmio Destaque do Ano – Guia do Estudante, que faz parte do Prêmio Santander Universidades – Edição 2011, chega neste ano a sua segunda edição. Criado e realizado pela redação do Guia do Estudante (GE), ele tem como objetivo reconhecer as instituições de ensino superior (IES) que mais se destacaram nos últimos doze meses – de julho de 2010 a junho de 2011 – em quatro aspectos do mundo acadêmico. Essas áreas são definidas, em cada edição, de acordo com os temas mais relevantes para o desenvolvimento da educação superior em nosso país.

Inscrição e categorias

A premiação é aberta a todas as IES brasileiras, e a inscrição se dará por meio do preenchimento e envio de um formulário eletrônico. Nele, a instituição vai relatar, de forma resumida, suas principais ações realizadas nos últimos doze meses referentes às categorias selecionadas para esta edição:

Parceria com o setor privado: identificar as IES que mais têm atraído investimentos do setor privado e que melhores resultados têm demonstrado na aplicação em projetos e pesquisas. Única categoria da premiação 2010 que se mantém em 2011. Para se inscrever, clique aqui

Educação a distância: apontar os melhores investimentos e as iniciativas mais originais e inovadoras – do ponto de vista tecnológico e pedagógico – que as IES têm apresentado em relação à modalidade do ensino superior que mais tem crescido nos últimos anos. Para se inscrever, clique aqui

Empregabilidade: identificar as IES que desenvolvem os melhores projetos para a inserção de seus alunos no mercado de trabalho. Para se inscrever, clique aqui

Apoio à Educação Básica: selecionar as melhores práticas das IES no processo de formação dos professores que atuam na Educação Básica, iniciativas que podem ocorrer tanto nos cursos de licenciatura como em projetos de extensão focados nesse tema. Para se inscrever, clique aqui

IMPORTANTE

a) O prazo para preenchimento do questionário eletrônico (inscrição) vai até o dia 13 de setembro de 2011.
b) As instituições podem se inscrever em quantas categorias quiserem. Também é possível a inscrição de mais de um projeto em uma mesma categoria.
c) Os projetos ou iniciativas descritos deverão, necessariamente, ter sido implementados.
d) Serão considerados aqueles realizados ou que estavam em vigor entre julho de 2010 e junho de 2011.
e) A equipe do Guia do Estudante selecionará as três instituições finalistas de cada categoria. As vencedoras serão escolhidas, entre as finalistas, por uma comissão julgadora. As vencedoras de cada categoria receberão troféus.

Para ler a íntegra do regulamento do Prêmio Destaques do Ano – Guia do Estudante, clique aqui

Em caso de dúvidas, entre em contato com a redação pelo e-mail premiodestaquesdoanoge@abril.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MEETING OF THE SOCIETY FOR FREE RADICAL BIOLOGY AND MEDICINE

I São Paulo Advanced School on Redox Processes in Biomedicine - August 13-21

VII Meeting of the South American Group of the SFRBM - August 17-21

Free Radicals in Brazil 2011 - I São Paulo Advanced School (ESPCA) on Redox Processes in Biomedicine and the VII Meeting of the SFRBM-South American Group. This event is organized as a forum of advanced discussions on the study of cellular redox processes concerning chemistry, biochemistry, cellular and molecular biology and medicine. The design prioritizes an integrative and translational approach, with emphasis on biochemical and cellular mechanisms of redox processes associated with human disease. 

XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica

A cada dois anos a Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) reúne professores e pesquisadores da área para trocar conhecimentos científicos e discutir novas direções nas pesquisas, técnicas e procedimentos de aprendizagem para a obtenção de resultados ótimos em atividades humanas de esportes, exercícios e reabilitação motora, no Congresso Brasileiro de Biomecânica.

09 a 11 de Junho de 2011
Local: Campus da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – USP

Ciências e Esportes

Conforme vimos falando, o Curso de Bacharelado em Educação Física quer estimular a construção do pensamento crítico em relação a prática do exercício físico sempre baseada na Ciência. Com isso, iniciaremos um trabalho de publicação de Resumos Científicos para que despertem o interesse para a contínua leitura desse tipo de literatura. Boa leitura a todos e aproveitem para ler o artigo todo!!!


Int Heart J. 2010 Jul;51(4):238-41.

Tai Chi é um exercício tradicional chinês de condicionamento que tem sido usado para integrar os movimentos lentos, respiração controlada e concentração mental. O objetivo do estudo foi determinar se o treinamento com Tai Chi em adição a reabilitação cardíaca poderia resultar em um aumento da atividade vagal através dos marcadores autonômicos, tais como a sensibilidade barorreflexa (SBR) e variabilidade da freqüência cardíaca (VFC). Vinte pacientes com doença arterial coronariana (DAC) (masculino / feminino: 13 / 7, com média de idade: 67,8 + 4,2 anos, tempo médio do evento coronariano: 19,8 meses) completou este estudo. O grupo  Tai Chi (n = 10) praticaram o Tai Chi supervisionado 1x por semana e Tai Chi domiciliares treinaram 3x por semana, juntamente com a reabilitação cardíaca convencional de um ano. O grupo controle (n = 10) conduziu apenas a reabilitação cardíaca convencionals. BRS e HRV foram avaliados no início e após um ano de treinamento de Tai Chi. Comparados com os controles, os pacientes do grupo de Tai Chi mostrou uma melhoria estatisticamente significativa em BRS (P = 0,036). Estas associações persistiram após o ajuste para idade e outras variáveis​​. Por outro lado, não houve tendências significativas observadas no VFC.  O treinamentdo com Tai Chi complementar durante a reabilitação cardíaca pode aumentar a regulação reflexo vagal, o que aumenta de forma importante no manejo clínico da doença coronariana.

TRANSDISCIPLINARIDADE É DISCUTIDA NO I FORUM DE DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE CAV-UFPE

Nesta quarta-feira, aconteceu o I Forum de Discussões Pedagógicas do Núcleo de Educação Fìsica e Ciências do Esporte do CAV-UFPE.
Além da presença de todos os professores do NEFCS, contamos com a presença do coordenador do Núcleo de Nutrição, o Prof Rogério Freitas. Também estavam presentes os Professores Simey (núcleo de bológicas), Emerson Peter (Núcleo de Nutrição), Ana Elisa Toscano (Núcleo de Enfermagem) e Raul Manhães de Castro (Departamento de Nutrição UFPE-Recife). Também estava presente o Dr Daniel Lambertz e o representante do D.A. de Ed Física, o estudante Rodolfo.
Inicialmente discutimos sobre os objetivos a que se propõe o nosso curso de Bacharelado em Educação Física. A seguir falamos sobre o perfil do profissional que será formado e finalmente uma rápida explanação sobre o nosso projeto pedagógico. A seguir, discutimos sobre base teórica da educação física. Em um passeio na história da educação física no Brasil e no mundo, foram discutidos conceitos importantes como Atividade Física, Exercício Físico, Treinamento Físico, Aptidão Física e Esportes. Finalmente, discutimos como as disciplinas dos primeiros períodos (básico) podem interagir com as disciplinas específicas do curso. A nossa proposta é fazer com que as disciplinas possam interagir e os conteúdos formarem um grande bloco na formação do estudante.
No segundo momento do Fórum, contamos com a palestra do Prof Paulo Santana (Núcleo de Nutrição CAV-UFPE). Sua fala envolveu um resumo do livro "Cabeça bem feita" do filósofo francês Edgar Morin. Numa bela explanação, o Prof Paulo Santana abordou tópicos importantes sobre uma nova maneira de pensar, a reforma do pensamento, e com isso a modificação da nossa forma de agir. Discutimos sobre a construção de uma educação pluralista, onde o movimento de reformar o pensamento refletirá sobre o mundo, o olhar sobre a terra, sobre a vida e sobre nós mesmos enquanto formadores. Falou-se sobre a complexidade, sobre o conhecimento das partes que depende do conhecimento do todo e o conhecimento do todo que depende do conhecimento das partes.
Saímos deste Forum com a proposta de ligar conhecimentos dispersos de forma a construirmos juntos uma nova abordagem, onde o conhecimento envolva o pensamento científico e o pensamento popular e humanista. Ao final, falamos sobre a transdisciplinaridade, além de abordar de forma poética a pedagogia de Paulo Freire.

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES: VIVA OS ESTUDANTES DO CAV

Gostariamos de parabenizar o belíssimo espetáculo de união e cidadania. Liderados pelos estudantes do curso de enfermagem que reivindicavam condições de estágio no Hospital João Murilo, o ATO PÚBLICO se tornou uma luta de todos...PROFESSORES, ESTUDANTES E A POPULAÇÃO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.
Na frente do Hospital João Murilo, nas ruas de Vitória, todos se uniram e apoiaram o GRITO para melhores condições.
Alguns momentos foram marcantes e emocionantes:

- quando vários professores do CAV estavam lá junto com os estudantes.
- quando a educação física se juntou aos estudaNtes de enfermagem, nutrição e biológicas
- quando vi o apoio da população de VItória que talvez nunca tenha visto tamanha manifestação de união de jovens estudantes
- quando todos juntos subiram a rampa do CAV de mãos dadas.
- No discurso do Prof Paulo Santana e dos estudantes que fizeram questão de falar em nome de todos os Núcleos.

VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER.....QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER

terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro Biomecânica

Olá colegas

Estou enviando o cronograma de nossos encontros de biomecânica. Os encontros estou no auditório do CAV das 14:00 as 16:00 horas:

20/05 Wilson – Excitabilidade reflexo em humanos (13:30-15:00 na sala de estudos da Nutrição)

26/05 Islan – Estimulação transcrânial

02/06 Rogerio – Excitabilidade reflexo em ratos e desnutrição

06/06 Ana Elisa – Biomecânica do musculo isolado e desnutrição

13/06 ? – Biomecânica e arquitetura muscular

20/06 ? – Biomecânica e desenvolvimento muscular

27/06 ? – Adaptação depois vol espacial

01/07 ? – Reflexo de estiramento e automatic gain principle

?= precisamos de definir o conferencista

Abraços

Daniel

Aula de basquetebol: uma homenagem ao Prof Antonio Maria Cardoso Júnior

Hoje na aula de Basquetebol ministrada pelos Profs Iberê e Marcelus, houve referência aos ensinamentos de um dos maiores nomes do Baquetebol Pernambucano - Prof Antonio Maria Cardoso Júnior.

O Prof Antonio Maria ministrou a cadeira de Basquetebol no Departamento de Educação Física da UFPE (Campus Recife). Foi ex-treinador de basquetebol do Sport, Náutico, Santa Cruz e da seleção Pernambucana, tendo contribuído com o decacampeonato masculino do Sport, na década de 70, como técnico.

O Prof Antonio Maria também publicou três livros sobre basquete, tendo sido um dos primeiros professores e organizadores do curso de Educação Física da UFPE, onde também foi coordenador da graduação e chefe do departamento.

O nome do Prof Antonio Maria se confundia com o basquetebol. Extremamente apaixonado pelo esporte de baloncesto, conseguia passar aos estudantes o quanto é importante a dedicação e a autodeterminação a qualquer profissional de Educação Física. Eu, particularmente, tenho muito orgulho de ter sido sua estudante.

Infelizmente, o professor Antônio Maria Cardoso Júnior, faleceu aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco, enquanto ministrava aulas no Departamento de Educação Física e Desportos da UFPE.

A história da Educação Física de Pernambuco nunca deve esquecer estes nomes que fizeram a diferença.

Assim, gostaria de prestar uma Homenagem Póstuma a este grande Cientista do Basquetebol. Em nome da coordenação do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do CAV-UFPE e de todos os estudantes.

REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GLICOSE E ÁCIDO GRAXO NO MÚSCULO ESQUELÉTICO DURANTE EXERCÍCIO FÍSICO

Este é o título do artigo recentemente aceito para publicação na revista: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia.
Este artigo foi escrito pelo Prof Leonardo Silveira e colaboradores. Trata-se de rebater um grande mito que perpetua hoje na educação física que é "QUANTO MAIS INTENSO FOR O EXERCÍCIO, MAIS GORDURA É OXIDADA"....Neste artigo, voces verão que não é bem assim e a bioquímica do exercício tem mostrado que já está mais do que na hora de quebrarmos mitos. A única forma disso acontecer é ligar a Educação Física a pesquisa científica.

Vejam o resumo do artigo:

O ciclo glicose-ácido graxo explica a preferência do tecido muscular pelos ácidos graxos (AG) durante atividade moderada mantida por longo períodode longa duração. Nessas condições, a lipólise é favorecida aumentando a captação e utilização dos AG pelo músculo esquelético. Caso essa regulação não ocorra, os estoques de glicogênio podem ser depletados precocemente, comprometendo a performance. Em contraste, durante o exercício de alta intensidade, há aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação de glicose. Embora a predominância dos lipídios durante o exercício leve/moderado e dos carboidratos durante o exercício intenso esteja bem estabelecido, ainda é pouco conhecido o mecanismo que regula a preferência desses dois substratos durante a contração muscular. A produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) durante a atividade muscular sugere que o balanço redox intracelular pode exercer papel importante na regulação do metabolismo de lipídios/carboidratos. As EROs diminuem a atividade do ciclo de Krebs, favorecendo o metabolismo de carboidratos. Nesta condição, há aumento da atividade da proteína desacopladora mitocondrial (UCP3). O efeito oposto é esperado durante a atividade moderada, quando a oxidação de ácidos graxos é predominante. Assim, as principais questões levantadas nesta revisão são: a) Por que o músculo esquelético utiliza preferencialmente os lipídios no estado basal e de atividade moderada? b) Por que o ciclo glicose-ácido graxo falha em exercer seus efeitos durante o exercício intenso? c) Como o músculo esquelético regula o metabolismo de lipídios e carboidratos em regime envolvendo o ciclo contração-relaxamento.

O Professor Leonardo Reis Silveira possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen - Muscle Research Center - Instituto August Krogh (2001-2002), Dinamarca. Pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas (2003-2007), Pós-doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen - Muscle Research Center - Instituto August Krogh (2004), Dinamarca. Tem experiência na área de Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo muscular, estresse oxidativo, expressão de gênica.

Estamos no FACEBOOK!!!!

Prezados Alunos,

Para cada vez mais aumentar as possibilidades de comunicação entre Alunos-Professores-Comunidade Caviana, o Núcleo de Educação Física agora está no Facebook! Vamos aproveitar as vantagens tecnológicas para fazer uma Educação Física com muita Ciência, Informação, Cultura e Seriedade.

Saudações!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atenção grupo de estudo da COPA 2014: encontro nesta terça-feira à tarde

Queridos estudantes,

Nesta terça-feira (23 de maio) pela manha, tivemos uma reunião com alguns coordenadores de curso de Educação Física do nosso estado para discutirmos sobre Pesquisa na Copa 2014. Como todos sabem, Pernambuco será uma das subsedes da Copa do Mundo de futebol em 2014.
O grupo de estudo sobre pesquisa na Copa 2014 do NEFCS está sendo formado para discutir como as Ciências do Esporte podem atuar nos momentos que antecedem, durante e após a Copa 2014. Devemos tomar o exemplo de países como a Alemanha e África do Sul que investiram bastante na área de pesquisa ao sediarem um grande evento mundial.
Em um levantamento realizado na base de dados PUBMED MEDLINE para ver quais as publicações internacionais referentes a copa do mundo, eu usei a palavra-chave FIFA. Ao todo foram 128 publicações que envolveram estudos realizados com atletas ou a população no período que antecede, durante e após a copa do mundo. A maior parte deles abrange a copa da Alemanha e da África do Sul. Os estudos, em sua generalidade, envolvem a incidência de lesão, aspectos nutricionais (uso de suplementos) e dopping. O pesquisador que tem mais publicado neste sentido é o PROF JIRI DVORAK, que pertence ao FIFA-Medical Assessment and Research Centre, Zurich, Switzerland. Um dos trabalhos que eu achei interessante e que poderia fazer parte de uma das linhas de pesquisa é :'11 for Health', a football-based health education programme for children: a two-cohort study in Mauritius and Zimbabwe. Fuller CW, Junge A, Dorasami C, Decelles J, Dvorak J. (Br J Sports Med. 2011 Apr 25. [Epub ahead of print]).
A idéia é trabalharmos inicialmento na detecção de talentos para o Futebol. Aí eu conto com a participação do nosso Prof Marcelus para nos ajudar neste sentido. A outra proposição importante é levar o FUTEBOL para um grande número de crianças de ambos os gêneros.
Espero voces amanha às 13:30 hs lá no nosso Núcleo de Ed Física

um abraço
Carol Leandro

Novas aulas no site

Prezados Alunos,

Já está no nosso blog o link para as aulas teóricas de Metabolismo de Lipídeos I & II, que por sinal vai ser parte do conteúdo da Próxima Prova de Bioquímica (que todos já sabem que será dia 30 de Maio).

Aproveitem e bom estudo para todos!

domingo, 22 de maio de 2011

Bioquímica solidária: uma das mais belas iniciativas pedagógicas do CAV

Prezados estudantes,

Gostaria de parabenizar a Profa Carmem Burgos por uma das mais criativas e belas iniciativas para divulgação da Bioquímica.
A Bioquímica da Nutrição é estudada no terceiro período de nutrição sendo uma das mais elogiadas disciplinas do curso. Umas das estratégias de ensino é divulgar a bioquímica da nutrição através de teatros que os próprios estudantes montam. Inicialmente com o apoio da Prfa Carmem Burgos e atualmente contando com o apoio de grande parte dos professores de bioquímica do CAV, a Bioquímica da Nutrição leva de forma lúdica e participativa os conteúdos de uma disciplina que já foi tida com o grande estanque dos cursos da área de saúde.
Afinal não é bem assim.....a Bioquímica pode ser dinâmica, prática, lúdica e com compromisso social. Isso é divulgação da ciência...isso é inovação. Porque não fazer o mesmo com as demais disciplinas?????
VAMOS TODOS PARTICIPAR..VALE A PENA APRENDERMOS COM O QUE ESTÁ DANDO CERTO!!!

PARABENS A PROFA CARMEM E DEMAIS PROFESSORES DA BIOQUÍMICA SOLIDÁRIA!!
SUCESSO!!!!

8º Bioquímica Solidária - Aminosséries

Caros alunos,

Convido a todos para participarem do 8º Bioquímica Solidária - Aminosséries no dia 16/06/2011 (quinta-feira). Os alunos do 3º Período do Curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), apresentarão de forma bastante divertida e educativa, tópicos importantes sobre Aminoácidos de Cadeia Ramificada como trabalho de conclusão da disciplina Bioquímica da Nutrição.

O evento será no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e os horários de apresentação serão:
- 11:00h às 12:00h ( Período de Nutrição - Campus Recife, Período de Ciências Biológicas, Professores e Funcionários)
- 12:15h às 13:15h (
Período de Enfermagem e Período de Ciências Biológicas)
- 13:30h às 14:30h (
Período de Nutrição CAV e 1º Período de Educação Física)

 

Para participar, cada aluno deverá trazer como ingresso pelo menos uma das opções dos Bio Kits Solidários que serão doados aos abrigos de idosos Lar São Francisco de Assis e Casa dos Pobres da cidade de Vitória de Santo Antão:

BIO KITS SOLIDÁRIOS:

- 2 Pacotes de Macarrão + 4 Rolos de Papel Higiênico

- 1 Kg de Arroz + 2 Escovas de Dentes

- 1 Kg de Feijão + 1 Sabonete

- 1 Kg de Açúcar + 1 Desodorante

- 1 Litro de Óleo +  1 Creme Dental
 

PONTUAÇÃO - ALUNOS DO CAV:

Ao final da apresentação, os alunos do CAV que estão cursando Bioquímica (1º Período de Nutrição, 1º Período de Enfermagem, 1º Período de Educação Física e 2º Período de Ciências Biológicas) e Fundamentos de Química (1º Período de Ciências Biológicas), receberão um questionário que deverá ser entregue logo após a exposição do seminário e que poderá valer até
0,5 ponto na nota da última avaliação das disciplinas acima citadas.

A turma que levar mais Bio Kits Solidários poderá receber além do 0,5 ponto no questionário, 0,5 ponto adicional, totalizando 1,0 ponto na nota da última avaliação das disciplinas Bioquímica e Fundamentos de Química. 

Aguardamos a presença de todos!!!!!!

Um abraço,

Carmem Burgos
Professora Coordenadora do Bioquímica Solidária