sábado, 17 de setembro de 2011

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFPE: 40 ANOS DE INOVAÇÃO, DESAFIOS E CONQUISTAS

Palestrantes:
-Professor Emérito da UFPE Dr. Bertoldo Kruze
-Professor Titular da UERJ, Coordenador Pro-tempore da Area de Nutrição da CAPES
Dr Egberto Gaspar de Moura
-Professor Emérito da UFPE Dr. Malaquias Batista Filho
-Professor Titular do Depto de Nutrição-UFPE Dr. Rubem Guedes
Local: Auditório Jorge Lobo-CCS-UFPE
Data: 18/10/2011 Horário: 8-17h
INSCRIÇÕES GRATUÍTAS
Contato E-mail: ppg40anos@gmail.com
OU Jenyffer Medeiros
Departamento de Nutrição - LEAAL
Tel: 81-8858-9546
VAGAS LIMITADAS

Segundo o Prof. Dr. Raul Manhaes de Castro é um dos dois cursos melhor classificado na nova área de Nutrição da CAPES. A Pós-graduação em Nutrição da UFPE, é um das melhores e a pioneira no Brasil. Foi no início da década de 70 que o Professor Nelson Chaves, com o apoio de uma entusiasmada equipe de pesquisadores, implantou, com êxito, o Mestrado em Nutrição da UFPE, o primeiro no Brasil. Desde o Relatório do ano-base 1987, o Curso foi classificado, durante dez anos, com o conceito "A".
Na década de 90, foi criado o Doutorado em Nutrição, também pioneiro no país. Atualmente, o Programa é nível 5 da CAPES.

Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: atividade física e saúde

INTRODUÇÃO

Esta publicação representa o posicionamento oficial e conjunto da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) sobre atividade física e saúde em indivíduos idosos. O propósito deste documento é divulgar os conceitos atuais referentes ao tema de forma prática e objetiva, visando ampliar a recomendação da prática de atividade física pelos profissionais de saúde que lidam com indivíduos idosos. Os interessados em se aprofundar no tema devem consultar a bibliografia relacionada.

Rev Bras Med Esporte vol.5 no.6 Niterói Nov./Dec. 1999
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921999000600002

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

II ENCONTRO INTERNACIONAL - RESUMOS COM REVISÃO DE LITERATURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA E TRABALHOS DE PESQUISA PODERÃO SER ENVIADOS PARA AVALIAÇÃO

Os resumos enviados para o II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição deverão informar a área de concentração, sendo:

Revisão da literatura - tema da área da Saúde, Educação e Meio Ambiente abordado à luz da ciência.


Relato de Experiência - experiências acadêmicas realizadas em Instituições de Longa Permanência, hospitais, Unidades de Saúde da Família (USFs), escolas, clubes, academias, Universidades.


Trabalhos de Pesquisa - experimentos de caráter científico envolvendo tanto humanos como animais. Neste caso, há obrigatoriedade do envio da cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Leptina: Aspectos Sobre o Balanço Energético, Exercício Físico e Amenorréia do Esforço

O presente manuscrito teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica
acerca do papel da leptina no balanço energético, no exercício físico e na
incidência da amenorréia do esforço. A leptina é um hormônio secretado
pelo tecido adiposo, reconhecido principalmente por sua ação adipostática
sobre o sistema nervoso central. Esse hormônio sinaliza o hipotálamo
a respeito das reservas energéticas, modulando o funcionamento dos
eixos hormonais que envolvam o hipotálamo e a hipófise. A leptina tem
ainda ações periféricas importantes, incluindo seu papel sobre o tecido
ovariano. Os mecanismos de sinalização intracelular desse hormônio
foram identificados no hipotálamo, porém em tecidos periféricos há
necessidade de maiores investigações. Existe certo consenso de que
quando o exercício e a ingestão alimentar são capazes de promover um
balanço energético negativo, as concentrações plasmáticas de leptina
diminuem, alterando conseqüentemente: a liberação hipotalâmica de
GnRH (fator hipotalâmico de liberação de gonadotrofinas); a liberação
hipofisária de LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante).
Como resultado, há menor liberação de estrógenos ovarianos.
Esse processo pode iniciar a chamada amenorréia hipotalâmica funcional,
com repercussões na saúde da mulher. Nessa perspectiva, a avaliação do
gasto energético e a elaboração de um plano alimentar adequado em atletas
são fundamentais. (Arq Bras Endocrinol Metab 2007;51/1:11-24)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

II ENCONTRO INTERNACIONAL - RESUMOS COM REVISÃO DE LITERATURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA E TRABALHOS DE PESQUISA PODERÃO SER ENVIADOS PARA AVALIAÇÃO

Os resumos enviados para o II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição deverão informar a área de concentração, sendo:

Revisão da literatura - tema da área da Saúde, Educação e Meio Ambiente abordado à luz da ciência.


Relato de Experiência - experiências acadêmicas realizadas em Instituições de Longa Permanência, hospitais, Unidades de Saúde da Família (USFs), escolas, clubes, academias, Universidades.


Trabalhos de Pesquisa - experimentos de caráter científico envolvendo tanto humanos como animais. Neste caso, há obrigatoriedade do envio da cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa.

PRORROGADO O PRAZO DE ENVIO DE RESUMOS PARA O II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO

PREZADOS COLEGAS,

INFORMAMOS QUE O PRAZO PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO FOI PRORROGADO PARA O DIA 20 DE SETEMBRO DE 2011.

LEMBRAMOS QUE OS RESUMOS DEVEM SEGUIR A FORMATAÇÃO E AS NORMAS DE ENVIO.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aula Prática de Fisiologia do Exercício

Estudantes do 3° período de Educação Física do NEFCS realizam aula prática de fisiologia do exercicio no Estádio do Carneirão - Vitória de Santo Antão

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFPE: 40 ANOS DE INOVAÇÃO, DESAFIOS E CONQUISTAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFPE: 40 ANOS DE INOVAÇÃO, DESAFIOS E CONQUISTAS

Palestrantes:
-Professor Emérito da UFPE Dr. Bertoldo Kruze
-Professor Titular da UERJ, Coordenador Pro-tempore da Area de Nutrição da CAPES
Dr Egberto Gaspar de Moura
-Professor Emérito da UFPE Dr. Malaquias Batista Filho
-Professor Titular do Depto de Nutrição-UFPE Dr. Rubem Guedes
Local: Auditório Jorge Lobo-CCS-UFPE
Data: 18/10/2011 Horário: 8-17h
INSCRIÇÕES GRATUÍTAS
Contato E-mail: ppg40anos@gmail.com
OU Jenyffer Medeiros
Departamento de Nutrição - LEAAL
Tel: 81-8858-9546
VAGAS LIMITADAS

Segundo o Prof. Dr. Raul Manhaes de Castro é um dos dois cursos melhor classificado na nova área de Nutrição da CAPES. A Pós-graduação em Nutrição da UFPE, é um das melhores e a pioneira no Brasil. Foi no início da década de 70 que o Professor Nelson Chaves, com o apoio de uma entusiasmada equipe de pesquisadores, implantou, com êxito, o Mestrado em Nutrição da UFPE, o primeiro no Brasil. Desde o Relatório do ano-base 1987, o Curso foi classificado, durante dez anos, com o conceito "A".
Na década de 90, foi criado o Doutorado em Nutrição, também pioneiro no país. Atualmente, o Programa é nível 5 da CAPES.

ÚLTIMOS DIAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO

LEMBRAMOS QUE O PRAZO PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO SE ENCERRA NESTA QUINTA-FEIRA (15 DE SETEMBRO).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Professora no NEFCS publica importante artigo sobre plasticidade neuronal na revista "Neuroscience"

Nutrient restriction during early life reduces cell proliferation in the hippocampus at adulthood but does impairs the neuronal differentiation process of the new generated cells

Neuroscience

Rhowena J.B. Matos1, Ricardo Orozco-Solís1, Sandra Lopes de Souza2, Raul Manhães de Castro3, Francisco Bolaños-Jiménez

1 INRA, UMR1280 Physiologie des Adaptations Nutritionnelles, Université de Nantes, Nantes Atlantique Université, Nantes, France
2 Departamento de Anatomia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brazil
3 Departamento de Nutriçao, Centro de Ciências da Saude, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brazil



Maternal malnutrition results in learning deficits and predisposition to anxiety and depression in the offspring that extend into adulthood. At the cellular level, learning and memory relay on the production of new neurones in the dentate gyrus (DG) of the hippocampus and hippocampal neurogenesis has been associated with the aetiology and treatment of depression but whether adult neurogenesis is affected by malnutrition during early life is not known. To investigate the effects of perinatal undernutrition on neurogenesis at adulthood, pregnant Sprague-Dawley rats were fed either ad libitum (C) or were undernourished by reducing their daily food intake by 50% in relation to the C group during gestation and lactation (FR/FR). At birth, one subset of control pups was cross-fostered to food-restricted dams to constitute a third group of animals that were undernourished during the lactation period only (AdLib/FR). At 90 days of age, pups were injected with bromodeoxyuridine (BrdU) and sacrificed 2 h, 1 week or 3 weeks later. The number of BrdU-labelled cells in the DG was significantly reduced in the offspring of FR/FR dams in relation to controls at all the time points examined. However, the proportion of new cells exhibiting a neuronal phenotype was higher in FR/FR rats than in controls as revealed by the co-labelling at 3 weeks of the BrdU-labelled cells with NeuN. AdLib/FR animals exhibited also reduced BrdU labelling at 2h and 1 week. Nevertheless, we found no significant differences at 3 weeks in either the number of BrdU-labelled cells or in the proportion of new neurones between controls and AdLib/FR rats. These results indicate that the decreased number of hippocampal neurons in perinatally undernourished rats is due to the deleterious effects of early nutrient restriction on cell proliferation but not on the neuronal differentiation process of the new generated cells.
Highlights

▶Malnutrition during early life results in cognitive deficits at adulthood. ▶Learning and memory relay on the production of new neurons in the hippocampus. ▶Whether adult neurogenesis is affected by perinatal undernutrition is not known. ▶The number of new hippocampal cells is reduced in adult rats born to malnourished dams. ▶Neuronal differentiation of adult-generated cells is not altered by early malnutrition.

Keywords: Adult neurogenesis; Perinatal malnutrition; Nutritional programming; Brain; Rat

domingo, 11 de setembro de 2011

UFPE oferece 44 vagas para professores temporários

UFPE oferece 44 vagas para professores temporários

Submissão de Resumos para o II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição

Submissão de Resumos para o II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição

Preparação do Resumo
• IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação. A “pulverização” de resultados em diferentes resumos, com primeiros autores diferentes, não será aceita. A Comissão de Avaliação de Resumos estará trabalhando com rigor nas avaliações, garantindo o controle do número e qualidade dos resumos a serem aprovados para apresentação como painéis no congresso.

Formato do Resumo
MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO NO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FISICA E NUTRIÇÃO. 1Miazaki, H.M., 2Martins, J.R.A., 1Departamento de Execução, 2Departamento de Empreendimentos, UFPE, Vitoria de Santo Antao/PE.

Introdução: Informar a base teorica que motivou a realização desse resumo, pergunta condutora e hipotese do trabalho.

Objetivos: Devem ser relacionados os fundamentos e os objetivos para execução do trabalho. Caso sejam feitas citações bibliográficas siga o exemplo: Proc. Natl. Acad. Sci USA 82; 2049, 2008.
Metodos and Resultadoss: Este item deve conter um breve resumo dos métodos e dos resultados obtidos.
Métodos e resultados podem ser apresentados separadamente ou agrupados. Não se esqueça de colocar unidades de medidas. Quando forem apresentados resultados que necessitem ser acompanhados de medidas de variância (desvio padrão, erro padrão, etc), não se esqueça de mencionar o tamanho da amostra. Quando os experimentos forem realizados em humanos, devem ser acompanhados de aprovação do Comitê de Ética Experimental da Instituição.
Conclusão: O resumo deve ser finalizado com uma conclusão. A conclusão tem que necessariamente estar embasada nos resultados apresentados.
Apoio Financeiro: o apoio financeiro deve ser mencionado na última linha.
• O resumo deve ter o texto formatado conforme modelo acima contendo o número máximo de 3500 caracteres (contando espaços) utilizando fonte Arial 12 (para símbolos especiais utilize funções html, conforme tabela auxiliar no sistema eletrônico).
• Os resumos que ultrapassarem esse limite ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão automaticamente rejeitados pelo sistema.
• Observe que o título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas, seguido pelo nome dos autores, identificação do Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado. Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize o seu nome e sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou co-autor.
• As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas a um mínimo e, se utilizadas, devem ser incluídas mencionando o nome do periódico abreviadamente, volume: página inicial, ano (ex.: Brain Res. 472:24, 1992). Citações do tipo Ashley et al., 1994, não serão aceitas.
• Os resumos devem ser enviados em LÍNGUA INGLESA OU PORTUGUESA. Resumos submetidos em inglês ou português com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.
• No caso de trabalhos com seres humanos, a idade e o sexo (se relevante) devem ser citados e somente serão aceitos para avaliação se devidamente acompanhados de arquivo contendo cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa com Humanos da Instituição.
• No caso do uso de animais de laboratório, a espécie, idade/peso e o sexo (se relevante) devem ser identificados. Quando necessário, a comissão avaliadora poderá solicitar cópia da aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa da Instituição.
• O material a ser apresentado no painel durante o Congresso deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos aos do resumo aprovado.
• Os resumos enviados deverão informar a área de concentração

Os resumos deverão ser enviado em formato .doc ou .rtf para o e-mail: bioquimicacav@gmail.com