sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prof Marco Fidalgo prestigia a Bioquímica Solidária

Por Marco Fidalgo
Ontem, o Projeto BIOQUÍMICA SOLIDÁRIA foi, como posso dizer......................, foi um verdadeiro SHOW, foi CINEMATOGRÁFICO. Gostaria de conceder um OSCAR à todos os professores e alunos envolvidos. Foi espetacular, excepcional, eletrizante, emocionante, envolvente. Tiro o chapéu para práticas pedagógicas inovadoras como esta. Como sempre falo: sala de aula é lugar de ALLEGRIA. Meus parabéns. Estou ansioso para o próximo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cientista: diferença entre atleta comum e craque está no cérebro Miguel Nicolelis afirma que craque vê 'objeto artificial como extensão do corpo’ e revela plano de criança tetraplégica dar pontapé inicial da Copa-14

Uma jogada de craque de Neymar, uma ultrapassagem arrojada de Ayrton Senna, um 'grand willy' do tenista Roger Federer ou um voo de Michael Jordan para uma enterrada. Para muitos, são esses momentos que separam os bons dos craques. Para o neurocientista Miguel Nicolelis, é o cérebro o responsável por fazer esses atletas se diferenciarem.


Quem é Miguel Nicolelis?
Miguel Nicolelis  é um dos 20 pesquisadores mais importantes do planeta. Apontado pela revista Scientific American. Diretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos EUA, Miguel Nicolelis é considerado um candidato forte a trazer um prêmio Nobel para o Brasil.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O papel do esteroide anabolizante sobre a hipertrofia e força muscular em treinamentos de resistência aeróbia e de força

Rev Bras Med Esporte vol.17 no.3 Niterói maio/jun. 2011


INTRODUÇÃO: Os efeitos dos esteroides anabolizantes (EA) sobre a massa muscular e força são controversos e dependentes do treinamento realizado e das fibras musculares recrutadas. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da associação de EA ao treinamento de força ou aeróbio sobre a hipertrofia e força muscular.

MÉTODOS: Ratos Wistar (42) foram divididos em seis grupos: sedentário (SC, n = 7), sedentário anabolizante (SA, n = 7), treinado natação controle (TNC, n = 7), treinado natação anabolizante (TNA, n = 7), treinado força controle (TFC, n = 7) e treinado força anabolizante (TFA, n = 7). O EA foi administrado duas vezes por semana (10mg/kg/semana). Os protocolos de treinamento foram realizados durante 10 semanas, cinco sessões semanais. Foram avaliadas a hipertrofia dos músculos sóleo, plantar e gastrocnêmio (massa muscular corrigida pelo comprimento da tíbia), a proteína total muscular (Bradford) e a força muscular em patas traseiras (testes de resistência à inclinação).

RESULTADOS: Não foram observadas diferenças significantes na hipertrofia do músculo sóleo. Os grupos TFC e TFA apresentaram, respectivamente, hipertrofia de 18% e 31% no músculo plantar comparado ao grupo SC. A hipertrofia foi 13% maior no grupo TFA em relação ao grupo TFC. Resultados semelhantes foram encontrados no músculo gastrocnêmio. Os grupos TFC e TFA apresentaram significantes aumentos na quantidade total de proteína nos músculos plantares, sendo essa mais pronunciada no grupo TFA e positivamente correlaciona a hipertrofia muscular. Observamos aumento de força nas patas traseiras nos grupos TCF e TAF.

CONCLUSÃO: A administração de EA ou sua associação ao treinamento aeróbio não aumenta a massa muscular e força. Porém, à associação ao treinamento de força leva a maior hipertrofia muscular em fibras glicolíticas. Portanto, o tipo de treinamento físico, recrutamento muscular e características das fibras musculares, parecem ter importante impacto sobre as respostas anabólicas induzidas pelo EA.


Everton Crivoi do CarmoI; Carlos Roberto Bueno JuniorII; Tiago FernandesI; Diego BarrettiI; Stéphano Freitas SoaresI; Natan Daniel da Silva JuniorI; Marco Carlos UchidaIII; Patrícia Chakur BrumII; Edilamar Menezes de OliveiraI

ILaboratório de Bioquímica da Atividade Motora - Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo São Paulo - Brasil
IILaboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício - Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo São Paulo - Brasil
IIICurso de Educação Física Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde Unifieo - São Paulo - Brasil

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I Copa CAV de Judo





PALESTRA “Os novos conceitos e perspectivas da Geografia da Saúde e da Nutrição"

Convidamos os professores e alunos para a palestra do Prof. Alain Bué - Université de Paris 8, intitulada “Os novos conceitos e perspectivas da Geografia da Saúde e Nutrição”, a ser realizada no dia 15 de Dezembro de 2011, às 14 horas, na sala nº 01 do 3° andar do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – Cidade Universitária.


O Prof. Alain Bué é membro do Centro Internacional de Desenvolvimento da Universidade de Paris 8, trabalhou em colaboração com o Prof. Josué de Castro de 1969 a 1973 e foi Diretor do Departamento de Geografia de 1998 a 2006.


O evento tem o patrocínio do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz), Centro Josué de Castro, do Departamento de Nutrição e da Pós-Graduação em Nutrição – CCS/UFPE .


Obs: A palestra terá tradução simultânea.


Atenciosamente,


Prof. Malaquias Batista Filho - IMIP