quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A oferta do alimento induz ativação de neuronios com a indução da fosforilação da proteína S6

Recente artigo publicado na Cell relata que através da analise do grau de fosforilação da proteína S6 pode-se identificar neuronios específicos em uma população distinta de grupos neuronais e que a oferta de alimento é um estimulo importante para a indução de ativação neuronal.


Highlights

  • Proteína ribossomal S6 fica fosforilada em neurônios ativados;
  • mRNAs enriquecidos revelam a identidade molecular de neurônios ativados por sinais nutricionais;
  • A sinalização para as dinorfina restringe o acesso as ofertas de alimentos.


Resumo
O cérebro dos mamíferos é constituído por milhares de tipos de células neurais interagindo. Abordagens sistemáticas para determinar a identidade molecular de populações de neurônios funcionais ajuda a avançar na compreensão dos mecanismos neurais que controlam o comportamento (incluindo o comportamento alimentar). Knight et al (Cell, Volume 151, Issue 5, 1126-1137, 21 November 2012) demonstraram que a proteína ribossomal S6, um componente estrutural do ribossoma, torna-se fosforilada nos neurónios ativados por uma grande variedade de estímulos. Mostra-se que estes ribossomas fosforilados podem ser capturados a partir de homogenatos de cérebro de rato, enriquecendo diretamente os mRNAs expressos de subpopulações distintas de neurônios ativados. Conseguindo identificar neurônios no hipotálamo regulados por mudanças no equilíbrio do sal ou pela disponibilidade de alimentos. Mostrando também que os neurônios que expressam  galanina são ativados por jejum e que os neurônios que expressam prodinorfina (também conhecidos como pro-encefalina B) inibem a ingestão de alimentos durante series de alimentação programada. Este estudos identificaram elementos do circuito neural que controla a ingestão de alimentos e ilustram como a captura de atividade dependente de células do tipo de transcritos específicos podem elucidar a organização funcional de um tecido complexo.

JICAV e II CORRIDA RÚSTICA DO CAV


Prezados amigos,

Conforme havíamos publicado anteriormente a Corrida Rústica e o JICAV, por motivos maiores tiveram que ser transferido para outra datas e agora a data foi determinada para: 

  • CORRIDA DIA 16/12/12 VALOR DA INSCRIÇÃO R$ 10,00 POR PESSOA ATÉ A DATA DA CORRIDA.
  • JICAV 21 E 22/12/12 VALOR DA INSCRIÇÃO R$ 5,00 POR PESSOA ATÉ A O DIA 14/12/12.
 
 Qualquer duvida ou maiores informações por favor procurar os Professores Ibere e Marcellus.

Obrigada a todos e desde já boa participação para todos!