segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi verificar as origens e as razões pelas quais os alunos se afastam da prática da atividade física regular analisando o universo da Educação Física na escola. Especificamente procurou-se: a) levantar o número de dispensados das aulas de Educação Física na escola; b) investigar as opiniões dos alunos a respeito das aulas de Educação Física e como elas se modificam ao longo dos ciclos escolares; c) verificar quando os alunos iniciam o afastamento das aulas de Educação Física escolar e da prática da atividade física fora da escola; e d) levantar informações do porque ocorre o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 14 questões a 1.172 alunos divididos entre a 5a. e 7a. série do Ensino Fundamental e 1o. ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Rio Claro. Os resultados indicaram que há um progressivo afastamento dos alunos das aulas de Educação Física e da prática da atividade física fora da escola, além de um aumento do número de alunos que não freqüentam/participam/apreciam as aulas regularmente

Unitermos: Educação Física na escola; Aderência; Evasão das aulas


Maiores informações: Suraya Cristina Darido

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Site do artigo: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v18n1/v18n1a06.pdf

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