sexta-feira, 5 de agosto de 2011

UMA HOMENAGEM DO NEFCS AO CARTUNISTA MIGUEL FALCÃO

Esta belíssima logomarca da nossa I Corrida Rústica do CAV foi um presente do nosso companheiro MIGUEL FALCÃO.


Miguel Abreu Falcão é pernambucano de Timbaúba, onde nasceu em 1963. É cartunista, ilustrador, quadrinista, caricaturista e chargista. Começou a trabalhar profissionalmente com ilustração em meados da década de 70.

Em 1980 trabalhou como arte-finalista e continuista no longa-metragem de animação “A Saga da Asa Branca”, de Lula Gonzaga.

Em 1982 trabalhou como ilustrador em Nova York.

De 1983 a 1986 trabalhou como ilustrador de cartilhas didáticas na Divisão de Treinamento do Banorte.

Em 1988 começou a publicar cartuns e quadrinhos na imprensa pernambucana com a tira de quadrinhos "O Homem da Cobra", na antiga Folha de Pernambuco.

Em janeiro de 1989 inicia como chargista e ilustrador do Jornal do Commercio de Recife, assinando como Miguel nas charges e com diversos heterônimos para as ilustrações, como Brás Cubas, Sérifus, Ana Guimarães e Leugim. Publica também na década de 90 no Jornal do Commercio as tiras de quadrinhos “Memórias de Francis Bacon”, “Downtown” e “Irmãos Xereta”.

Em março de 1989 é premiado com o primeiro lugar em caricatura no Segundo Salão Carioca de Humor do Rio, edição comemorativa dos 20 anos do tablóide humorístico “Pasquim”, e cujo corpo editorial constituiu a comissão julgadora.

Em 1990 formou-se em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Na década de 90 trabalhou também como chargista e ilustrador, simultaneamente ao Jornal do Commercio, no setor de imprensa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Em 2000 fundou, juntamente com mais quatro cartunistas, a ACAPE - Associação dos Cartunistas de Pernambuco, a qual lhe indicou para ser o representante dos cartunistas na diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

Em 2001 foi premiado, juntamente com os fundadores da ACAPE, com o HQ-Mix, prêmio nacional de quadrinhos, com o melhor livro de charges do Brasil. Ainda em 2001 foi premiado no “Festival Internacional do Minuto” em São Paulo, com a animação experimental "Vida de Artista".

Em 2005, desenhou para a Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco a versão para quadrinhos do poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, a qual foi indicada em duas categorias para o XVIII HQ-Mix (Desenhista Nacional e Edição Especial Nacional).

Em 2006, recebeu a Menção Honrosa de Charge no Prêmio Nacional Jornalista Wladimir Herzog de Direitos Humanos.

Em 1997 e em 2007 produziu desenhos animados com as personagens do carnaval pernambucano para a TV Jornal.

Em janeiro de 2009 recebeu o Prêmio Cristina Tavares de Melhor Desenho para Imprensa de Pernambuco de 2008.

Atualmente, além de ilustrador e chargista do Jornal do Commercio, colabora regularmente com ilustrações para a revista mensal “Continente Multicultural” e trabalha como free lancer para escritórios de design e agências de publicidade. Eventualmente é chamado para participar de bancas examinadoras de graduação em design na UFPE. Colabora com matérias e textos opinativos no Caderno C do Jornal do Commercio escrevendo sobre caricatura, quadrinhos e música erudita.



AO NOSSO QUERIDO E ILUSTRE COMPANHEIRO MIGUEL FALCÃO....O NOSSO MUITO OBRIGADO PELO PRESENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário