quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Efeitos de um programa de treinamento neuromuscular sobre o consumo máximo de oxigênio e salto vertical em atletas iniciantes de voleib

Rev Bras Med Esporte Vol. 12, Nº 1 – Jan/Fev, 2006


Alexandre Altini Neto
Ídico Luiz Pellegrinotti
Maria Imaculada L. Montebelo

RESUMO
As alterações ocorridas na performance motora de jovens envolvidos em treinamentos especializados ainda não são muito claras. Este é um conhecimento de suma importância para a correta
prescrição desses treinos. O objetivo deste estudo foi verificar a
influência do treinamento nas variáveis neuromotoras e orgânicas
de jovens atletas na modalidade voleibol em diferentes momentos do programa. Foram selecionadas nove atletas, do sexo feminino, da equipe infantil, do Clube de Campo de Piracicaba/SP, na
faixa etária de 14 e 15 anos, para a realização dos testes: alcance
de ataque e bloqueio e o teste de 1.000 metros, com o objetivo de
avaliar, em três momentos distintos, o programa de treino sugerido. Foram realizadas quatro coletas de dados, a primeira na apresentação das atletas, a segunda no final da etapa geral, a terceira
no final da etapa especial e a última no final do período competitivo. No período preparatório foram utilizados exercícios com o objetivo de melhorar o desempenho das atletas na realização das
ações motoras do jogo. No competitivo foram realizados exercí-
cios com o objetivo de manter os índices de rendimento alcançados anteriormente, priorizando os exercícios coletivos envolvendo a técnica e a tática da modalidade. Com base na análise
estatística dos dados, obtida através do cálculo da média, desviopadrão, nível de significância (p < 0,05) e delta percentual, foi possível concluir que na etapa geral do período preparatório houve
aumento nos índices de força de membros inferiores e da resistência geral; na especial, continuou-se com a tendência de aumento. No período competitivo ocorreu a manutenção dos resultados, o que corrobora a eficácia do programa de treino sugerido
para as capacidades físicas estudadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário