quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como os ácidos graxos (gordura) podem ser utilizados durante o exercício físico? qual a intensidade? qual a duração? qual o tipo?

Estas são questões interessantes na área de educação física que estão muito bem discutidas no artigo dos Profs Rui Curi, Cláudia J. Lagranha, Jair Rodrigues G. Jr, Tania Cristina Pithon-Curi,Antonio Herbert Lancha Jr, Ídico L. Pellegrinotti e Joaquim Procopio.
Vejam o resumo abaixo e para acessar o artigo completo só é clicar no link (http://www.scielo.br/pdf/abem/v47n2/a05v47n2.pdf)

Ciclo de Krebs Como Fator Limitante na Utilização de Ácidos Graxos Durante o Exercício Aeróbico

Os ácidos graxos (AG) representam uma fonte importante de energia
durante exercícios de intensidade leve ou moderada, e principalmente naqueles de duração prolongada. A utilização dos AG pelos músculos esqueléticos depende de passos importantes como a mobilização, transporte via corrente sangüínea, passagem pelas membranas plasmática e mitocôndrial, β-oxidação e, finalmente, a oxidação no ciclo de Krebs e atividade da cadeia respiratória. O exercício agudo e o treinamento induzem adaptações que possibilitam maior aproveitamento dos AG como fonte de energia, ao mesmo tempo em que o glicogênio muscular é preservado. Contudo, as tentativas de manipulação da dieta e suplementação com agentes ativos para aumentar a mobilização e utilização dos AG durante o exercício não apresentam resultados conclusivos. Nesse trabalho, a hipótese de que o ciclo de Krebs é o fator limitante da utilização de ácidos graxos pelo tecido muscular no exercício prolongado é apresentada.
(Arq Bras Endocrinol Metab 2003;47/2:135-143)

Nenhum comentário:

Postar um comentário