quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESCOLINHA DE FUTEBOL: UMA QUESTÃO PEDAGÓGICA

ESCOLINHA DE FUTEBOL: UMA QUESTÃO PEDAGÓGICA
Alcides José Scaglia1

O objetivo deste relato é, além de apresentar as
experiências da escolinha de futebol da
UNICAMP, divulgar um estudo teórico-prático na
linha da pedagogia de esportes, que ressalta as
questões pedagógicas inseridas num processo de
ensino-aprendizagem na iniciação esportiva, mais
especificamente em relação à iniciação no
futebol. São relatados neste estudo: os princípios
pedagógicos, a metodologia, a organização e
sistematização dos conteúdos da escolinha de
futebol, e, em síntese, propõe-se uma nova
pedagogia para o ensino do futebol. Procura-se,
também, levantar uma discussão a respeito de
qual seria a função das escolinhas de iniciação
esportiva. Para isto são trazidos à luz da
compreensão as idéias de alguns autores que
acreditam que as funções das escolinhas de
esportes(futebol) se materializam por meio de
uma prática pedagógica, preocupada com um
desenvolvimento global de seus
alunos,respeitando os seus estágios de
crescimento e desenvolvimento, físico e cognitivo,
e onde por meio de sua práxis pedagógica
transmita muito mais do que

Nenhum comentário:

Postar um comentário