quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Informações sobre o Intercâmbio para a Universidade do Porto

Candidatura online

A Universidade do Porto criou um novo procedimento de Candidatura para os estudantes estrangeiros que pretendem efetuar um período de mobilidade na U.Porto. A partir do próximo Ano Académico 2011/2012 todas as Candidaturas serão submetidas online. Consequentemente, não será necessário o envio de documentos e formulários em papel.

Os estudantes que pretendam efetuar um período de estudos na U.Porto, selecionados pela Universidade de Origem devem "pedir utilizador" para aceder ao Formulário de Candidatura, para o efeito existem disponíveis duas alternativas no menu opções (lado direito):

- Pedir Utilizador via e-mail:
De seguida, receberá um e-mail que contém um utilizador e senha temporários. Por razões de segurança a senha expira automaticamente, como tal, deverá criar uma senha definitiva.

- Pedir utilizador através do Cartão de Cidadão:
Funcionalidade apenas disponível para os cidadãos portadores de documentos de identificação eletrónica dos seguintes países: Alemanha, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Islândia, Luxemburgo, Portugal e Suécia. Este processo de autenticação requer um leitor de Cartões Inteligentes.

Recomendamos vivamente que leia cuidadosamente o Manual de Candidatura On-line disponível nesta página (à direita).

Para preencher o seu Formulário de forma rápida e eficiente, aconselhamos todos os estudantes a organizar previamente o programa de estudos e toda a documentação necessária, com o responsável pela mobilidade na Universidade de origem.

O Formulário de Candidatura deverá ser preenchido e submetido online. Finalmente, o estudante deverá imprimir o documento para recolha das assinaturas do Estudante e Coordenador Erasmus, carimbar e fazer o upload no sistema.

Importante: A submissão do formulário de candidatura online não garante uma vaga de estudante de mobilidade na U.Porto. Os estudantes estrangeiros de mobilidade só serão oficialmente aceites após confirmação através de Carta de Aceitação emitida pela Universidade do Porto.

O Formulário de Candidatura e o Contrato de Estudos têm que ser assinados pelo estudante, Coordenador Local e/ou Institucional da tua Universidade.

Para obter informações detalhadas sobre o Calendário Académico, catálogos informativos e os programas de curso, bem como o Guia ECTS e as datas dos exames, consulta a Oferta Formativa de cada Faculdade. Aqui estão disponíveis as descrições pormenorizadas dos cursos oferecidos e informações sobre créditos ECTS (em "Cursos"). Também poderá contactar diretamente a Faculdade de interesse. Os contactos nas Faculdades também se encontram disponíveis online na mesma página.

Na Universidade do Porto, praticamente todas as disciplinas são lecionadas em língua portuguesa. Por este motivo, é aconselhável que os estudantes tenham alguma preparação linguística antes do período de mobilidade. Alguns professores permitem que os trabalhos ou os exames sejam realizados noutras línguas, sobretudo em inglês. No entanto, esta situação tem que ser proposta e analisada individualmente.
Transcrição de Registos

É obrigatório juntar a Transcrição de Registos ao Formulário de Candidatura devidamente assinado ao efetuar o upload.

A Transcrição de Registos é um certificado que apresenta uma listagem de todas as disciplinas realizadas, os créditos ECTS correspondentes a cada uma das disciplinas, os créditos atribuídos de acordo com a escala local ou nacional (se aplicável), as notas atribuídas de acordo com a escala de classificações local e, possivelmente, as notas ECTS atribuídas. Este documento faz parte integrante da candidatura e é um pré-requisito das regras ECTS estipuladas pela União Europeia. Assim, não será possível aceitar oficialmente a candidatura se a mesma não incluir este documento.

A data-limite para submeter a candidatura online é:

* Candidaturas para o 1.º semestre: 15 de Junho
* Candidaturas para o ano académico: 15 de Junho
* Candidaturas para o 2.º semestre: 30 de Novembro

Todos os Estudantes que não possam chegar no início do período de aulas, deverão imperativamente chegar até ao final da segunda semana letiva.
Propinas

O Programa LLP-Erasmus pressupõe a isenção de propinas na instituição de acolhimento, incluindo taxas de registo, exames, acesso a laboratórios e bibliotecas, etc.
Assim, na U.Porto todos os estudantes estrangeiros ao abrigo do Programa LLP-Erasmus usufruem destas condições. Os estudantes estrangeiros em mobilidade na U.Porto suportam os restantes custos, tais como seguro escolar, alojamento, Curso de Português para estrangeiros, fotocópias, produtos de laboratório, etc. – tal como acontece com os estudantes nacionais.

Finalmente, aconselhamos os estudantes a consultar com atenção o Guia do Estudante Estrangeiro antes de partirem para o Porto.



Atualizado em setembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário