terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vamos Internacionalizar o nosso Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte

Publicada por Assessoria de Comunicação Social
Quarta, 03 de Agosto de 2011 14:42

O programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


Ciência sem Fronteiras na Graduação

O programa é dirigido aos alunos de graduação de melhor desempenho acadêmico, caracterizado por critérios de excelência como a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), premiação em programas de iniciação científica e tecnológica, olimpíadas e concursos temáticos, bem como a excelência de sua universidade de origem.

Será elaborada uma lista de universidades estrangeiras de elevada qualidade acadêmica credenciadas para participar do programa. As instituições e agências de fomento, bem como universidades brasileiras participantes do programa estabelecerão os acordos de cooperação e convênios necessários para o reconhecimento mútuo das atividades acadêmicas realizadas.

Bolsas Sanduíche no Exterior para a Graduação (SWG): O aluno de graduação nas áreas prioritárias ou correlatas recebe uma bolsa de estudos, além das passagens, auxílio instalação e seguro saúde, para cumprir programa de mobilidade.

Para participar do programa, a instituição deverá apresentar propostas à chamada pública da Capes, relacionando os cursos que pretende incluir. Os estudantes candidatos às bolsas deverão, no momento do início previsto da viagem de estudos, ter integralizado ao menos 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso.

Os critérios de seleção dos estudantes para participação no programa serão baseados no desempenho e potencial acadêmico. Poderão ainda participar estudantes que ingressaram na instituição por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que obtiveram nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado para seleção de estudantes pelo Sisu, superior a 600 pontos.

Maiores informações vejam no site da CAPES

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/destaques/4788-confira-detalhes-do-programa-ciencia-sem-fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário