sábado, 4 de junho de 2011

Suplementação com CREATINA: será que tem mesmo efeito?

Pesquisadores do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo realizaram um experimento com nadadores suplementados ou não com creatina. Este artigo foi publicado em 2004 no The Journal of Nutritional Biochemistry

O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos da suplementaçao com creatina no desempenho e composição corporal de 18 nadadores. A acumulação de lactato, a composição corporal, a excreção de creatina e creatinina, e as concentrações de creatinina no plasma antes e após a suplementação foram avaliados. O grupo creatina recebeu 4 doses de 5.0 g de creatina com 20.0 g de carboidrato por dia (durante 8 dias). O grupo controle só recebeu 20.0 de carboidrato (durante 8 dias).
Nenhuma diferença foi encontrada nos marcadores obtidos nos testes de natação depois da suplementação com creatina. No grupo que foi suplementado com creatina, houve um aumento na creatina urinária, creatinina, peso corporal, massa magra e água. Não houve diferença na massa do músculo e ossos. Estes resultados indicam que a suplementação com creatina NÂO pode ser considerada um agente ergogênico para melhorar o desempenho e o ganho de massa muscular em nadadores.


Referencia:
Renata Rebello Mendes*, Ivanir Pires, Althair Oliveira, Julio Tirapegui. Effects of creatine supplementation on the performance and body composition of competitive swimmers. Journal of Nutritional Biochemistry 15 (2004) 473–478.

Nenhum comentário:

Postar um comentário