segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fórum Permanente de Discussões Pedagógicas do CAV-UFPE

Nesta segunda-feira (25/07/2011) à tarde, a Profa Zélia Santana do Núcleo de Ciências Bológicas do CAV, apresentou a belíssima palestra sobre "Práticas Pedagógicas" para os professores. Na palestra, foram discutidos os quatro pilares da educação segundo Jacques Delors:

Aprender a conhecer

Aprender a fazer

Da noção de qualificação à noção de competência

A "desmaterialização" do trabalho e a importância dos serviços entre as atividades assalariadas

O trabalho na economia informal

Aprender a viver juntos, aprender a conviver com os outros

A descoberta do outro

Tender para objetivos comuns

Aprender a ser


Vários colegas do NEFCS estiveram presentes inclusive três dos recém-contratados Professores Temporários. Também esteve presente a Vice-coordenadora do Núcleo de Nutrição, a Profa Wylla Tatiana. No final do Forum, o Prof Marco Fidalgo (Coordenador do curso de Licenciatura do NEFCS-CAV) apresentou um vídeo com as fotos das atividades didáticas realizadas nas aulas de Fisiologia, Fisiologia da nutrição e Atletismo/Ginástica.

Fica aqui o convite para os demais colegas do CAV para participarem do próximo Forum que será marcado muito em breve.

grande abraço

Carol Leandro

Mais informações sobre a Prfa Maria Zélia de Santana.

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2007); Especialização em Educação Especial pela Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC (2001) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1987);Professora da Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação ( 1984 - 2009); Coodenadora Pedagógica da Escola de Aplicação Professor Chaves - UPE ( 1999 - 2000); Diretora-Presidente da Associação Limoeirense de Educação e Cultura ( 2003 -2009) Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Comunicação ( 2002 -2003); Coordenadora Pedagógica dos cursos de Especialização em Gestão Educacional e Supervisão Escolar e Docência Educacional e Organização Escolar da Faculdade Integrada de Pernambuco (2003 -2009); Secretária Adjunta de Educação Municipal do Carpina ( 2005 a 2006); Secretária Municipal de Educação do Carpina (2007 -2009); Professora do Estado de Pernambuco ( 1983 -2009), Professora da Universidade de Pernambuco ( 1999 - 2000), Professora da Universidade Federal de Pernambuco (2001 - 2003); Professora da Faculdade Integrada de Pernambuco ( 2003-2005); Professora Assistente I da Universidade Federal de Pernambuco - CAV -UFPE a partir de 2009. Palestrante Oficial voluntária do Projeto de Erradicação do Analfabetismo - Rotary Clube Carpina ( desde 2009); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS, Pratica Pedagógica, Gestão Educacional, Política Educacional, Formação de Professor, Gestão Municipal. Projeto de Pesquisa. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação, Sociedade e Subjetividade (GEPIESS)

Um comentário:

  1. CArol, obrigada pela grande força!
    Sempre valorizando as pessoas. Você junta-se aos que fazem a diferença no CAV/UFPE.
    Grande beijo
    Zelia Santana

    ResponderExcluir