domingo, 9 de outubro de 2011

Pode o nível de atividade física habitual atenuar as repercussões do baixo peso ao nascer sobre o desenvolvimento neuromotor de crianças?

Autores: 1Marcelus Brito de Almeida; 2Marcos André Moura dos Santos; 3João Wellington Barros; 1Samanta Siqueira de Almeida; 1David Filipe de Santana; 1Maria Malta Teixeira; 1Carol Góis Leandro

O desenvolvimento neuromotor é um processo sequencial e contínuo onde as habilidades motoras progridem de movimentos simples e desorganizados para execução de movimentos organizados e complexos. O baixo peso ao nascer está associado ao retardo desta sequência de eventos durante a infância e a distúrbios na vida adulta. O estado nutricional, o nível de atividade física habitual e o treinamento físico são fatores ambientais que podem influenciar positivamente o desenvolvimento neuromotor. Este estudo de revisão teve como objetivo: analisar a ontogênese do sistema neuromotor e a programação pela nutrição; a influência do baixo peso ao nascer nas fases do desenvolvimento neuromotor e finalmente o provável efeito da atividade física habitual nos padrões de desenvolvimento neuromotor de crianças nascidas com baixo peso. Foram utilizadas as bases de dados do Medline, Pubmed, Lilacs e Bireme, com publicações entre 1993 até 2011. Os termos de indexação utilizados foram: nutrition, fetal programming, motor coordination, growth and development, physical activity, physical training and low birth weight. Em conclusão, o nível de atividade física é um importante fator ambiental que pode atenuar os efeitos do baixo peso ao nascer sobre o desenvolvimento neuromotor de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário