segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atenção grupo de estudo da COPA 2014: encontro nesta terça-feira à tarde

Queridos estudantes,

Nesta terça-feira (23 de maio) pela manha, tivemos uma reunião com alguns coordenadores de curso de Educação Física do nosso estado para discutirmos sobre Pesquisa na Copa 2014. Como todos sabem, Pernambuco será uma das subsedes da Copa do Mundo de futebol em 2014.
O grupo de estudo sobre pesquisa na Copa 2014 do NEFCS está sendo formado para discutir como as Ciências do Esporte podem atuar nos momentos que antecedem, durante e após a Copa 2014. Devemos tomar o exemplo de países como a Alemanha e África do Sul que investiram bastante na área de pesquisa ao sediarem um grande evento mundial.
Em um levantamento realizado na base de dados PUBMED MEDLINE para ver quais as publicações internacionais referentes a copa do mundo, eu usei a palavra-chave FIFA. Ao todo foram 128 publicações que envolveram estudos realizados com atletas ou a população no período que antecede, durante e após a copa do mundo. A maior parte deles abrange a copa da Alemanha e da África do Sul. Os estudos, em sua generalidade, envolvem a incidência de lesão, aspectos nutricionais (uso de suplementos) e dopping. O pesquisador que tem mais publicado neste sentido é o PROF JIRI DVORAK, que pertence ao FIFA-Medical Assessment and Research Centre, Zurich, Switzerland. Um dos trabalhos que eu achei interessante e que poderia fazer parte de uma das linhas de pesquisa é :'11 for Health', a football-based health education programme for children: a two-cohort study in Mauritius and Zimbabwe. Fuller CW, Junge A, Dorasami C, Decelles J, Dvorak J. (Br J Sports Med. 2011 Apr 25. [Epub ahead of print]).
A idéia é trabalharmos inicialmento na detecção de talentos para o Futebol. Aí eu conto com a participação do nosso Prof Marcelus para nos ajudar neste sentido. A outra proposição importante é levar o FUTEBOL para um grande número de crianças de ambos os gêneros.
Espero voces amanha às 13:30 hs lá no nosso Núcleo de Ed Física

um abraço
Carol Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário