terça-feira, 24 de maio de 2011

REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GLICOSE E ÁCIDO GRAXO NO MÚSCULO ESQUELÉTICO DURANTE EXERCÍCIO FÍSICO

Este é o título do artigo recentemente aceito para publicação na revista: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia.
Este artigo foi escrito pelo Prof Leonardo Silveira e colaboradores. Trata-se de rebater um grande mito que perpetua hoje na educação física que é "QUANTO MAIS INTENSO FOR O EXERCÍCIO, MAIS GORDURA É OXIDADA"....Neste artigo, voces verão que não é bem assim e a bioquímica do exercício tem mostrado que já está mais do que na hora de quebrarmos mitos. A única forma disso acontecer é ligar a Educação Física a pesquisa científica.

Vejam o resumo do artigo:

O ciclo glicose-ácido graxo explica a preferência do tecido muscular pelos ácidos graxos (AG) durante atividade moderada mantida por longo períodode longa duração. Nessas condições, a lipólise é favorecida aumentando a captação e utilização dos AG pelo músculo esquelético. Caso essa regulação não ocorra, os estoques de glicogênio podem ser depletados precocemente, comprometendo a performance. Em contraste, durante o exercício de alta intensidade, há aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação de glicose. Embora a predominância dos lipídios durante o exercício leve/moderado e dos carboidratos durante o exercício intenso esteja bem estabelecido, ainda é pouco conhecido o mecanismo que regula a preferência desses dois substratos durante a contração muscular. A produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) durante a atividade muscular sugere que o balanço redox intracelular pode exercer papel importante na regulação do metabolismo de lipídios/carboidratos. As EROs diminuem a atividade do ciclo de Krebs, favorecendo o metabolismo de carboidratos. Nesta condição, há aumento da atividade da proteína desacopladora mitocondrial (UCP3). O efeito oposto é esperado durante a atividade moderada, quando a oxidação de ácidos graxos é predominante. Assim, as principais questões levantadas nesta revisão são: a) Por que o músculo esquelético utiliza preferencialmente os lipídios no estado basal e de atividade moderada? b) Por que o ciclo glicose-ácido graxo falha em exercer seus efeitos durante o exercício intenso? c) Como o músculo esquelético regula o metabolismo de lipídios e carboidratos em regime envolvendo o ciclo contração-relaxamento.

O Professor Leonardo Reis Silveira possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen - Muscle Research Center - Instituto August Krogh (2001-2002), Dinamarca. Pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas (2003-2007), Pós-doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen - Muscle Research Center - Instituto August Krogh (2004), Dinamarca. Tem experiência na área de Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo muscular, estresse oxidativo, expressão de gênica.

Um comentário:

  1. pensei que iria sanar todas as minhas duvidas de como é a regulação do metabolismo glicideo e lipidico pelo sistema endocrino durante o esforço agudo de longa duração e baixa intensidade.

    prof.igorsms@gmail.com

    ResponderExcluir