quinta-feira, 26 de maio de 2011

TRANSDISCIPLINARIDADE É DISCUTIDA NO I FORUM DE DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE CAV-UFPE

Nesta quarta-feira, aconteceu o I Forum de Discussões Pedagógicas do Núcleo de Educação Fìsica e Ciências do Esporte do CAV-UFPE.
Além da presença de todos os professores do NEFCS, contamos com a presença do coordenador do Núcleo de Nutrição, o Prof Rogério Freitas. Também estavam presentes os Professores Simey (núcleo de bológicas), Emerson Peter (Núcleo de Nutrição), Ana Elisa Toscano (Núcleo de Enfermagem) e Raul Manhães de Castro (Departamento de Nutrição UFPE-Recife). Também estava presente o Dr Daniel Lambertz e o representante do D.A. de Ed Física, o estudante Rodolfo.
Inicialmente discutimos sobre os objetivos a que se propõe o nosso curso de Bacharelado em Educação Física. A seguir falamos sobre o perfil do profissional que será formado e finalmente uma rápida explanação sobre o nosso projeto pedagógico. A seguir, discutimos sobre base teórica da educação física. Em um passeio na história da educação física no Brasil e no mundo, foram discutidos conceitos importantes como Atividade Física, Exercício Físico, Treinamento Físico, Aptidão Física e Esportes. Finalmente, discutimos como as disciplinas dos primeiros períodos (básico) podem interagir com as disciplinas específicas do curso. A nossa proposta é fazer com que as disciplinas possam interagir e os conteúdos formarem um grande bloco na formação do estudante.
No segundo momento do Fórum, contamos com a palestra do Prof Paulo Santana (Núcleo de Nutrição CAV-UFPE). Sua fala envolveu um resumo do livro "Cabeça bem feita" do filósofo francês Edgar Morin. Numa bela explanação, o Prof Paulo Santana abordou tópicos importantes sobre uma nova maneira de pensar, a reforma do pensamento, e com isso a modificação da nossa forma de agir. Discutimos sobre a construção de uma educação pluralista, onde o movimento de reformar o pensamento refletirá sobre o mundo, o olhar sobre a terra, sobre a vida e sobre nós mesmos enquanto formadores. Falou-se sobre a complexidade, sobre o conhecimento das partes que depende do conhecimento do todo e o conhecimento do todo que depende do conhecimento das partes.
Saímos deste Forum com a proposta de ligar conhecimentos dispersos de forma a construirmos juntos uma nova abordagem, onde o conhecimento envolva o pensamento científico e o pensamento popular e humanista. Ao final, falamos sobre a transdisciplinaridade, além de abordar de forma poética a pedagogia de Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário