terça-feira, 21 de junho de 2011

Efeito da L-Glutamina sobre o perfil leucocitário e a função fagocítica de macrófagos de ratos estressados

RESUMO

OBJETIVO: Verificar o efeito da administração intraperitoneal de glutamina, prévia a uma situação de estresse, sobre o número de leucócitos do sangue e sobre a taxa de fagocitose de macrófagos alveolares de ratos.
MÉTODOS: Ratos machos Wistar aos 90 dias de idade foram divididos em controle (C, n=15), estresse (C+E, n=16), glutamina (GLN, n=15) e glutamina e estresse (GLN+E, n=15) e mantidos em condições padronizadas. Os grupos GLN e GLN+E receberam, via intraperitoneal (v ip), L-glutamina (0,2g/kg de peso corporal) durante 10 dias. Seus pares receberam, v ip, L-glicina (0,4g/kg do peso corporal). Os animais C+E e GLN+E foram submetidos ao estresse agudo de contenção (40min, após 24h da última intervenção com o aminoácido). Leucócitos totais foram contados em hemocitômetro e os diferenciais por esfregaço sanguíneo. Para avaliação da taxa de fagocitose, os macrófagos alveolares (1x106 em meio de cultura RPMI) e fungos S. cerevisiae (1x107) foram incubados em estufa (37ºC, 5%CO2) durante 1 hora. Foram utilizados os testes estatísticos análise de variância (ANOVA) e o teste de Tukey, valores expressos em média do percentual e desvio-padrão.
RESULTADOS: Comparado ao grupo controle, o C+E apresentou diminuição no número de leucócitos e linfócitos e aumento no número de neutrófilos (p<0,05). A taxa de fagocitose de macrófagos diminuiu no grupo C+E, quando comparada ao controle (p<0,05). Esta diminuição permaneceu no grupo GLN+E e não foi alterada no grupo GLN (p>0,05).
CONCLUSÃO: A administração, via ip, de glutamina não atenua o efeito do estresse no número de leucócitos e na função fagocítica de macrófagos alveolares em ratos.

Maiores informações:
Carol Góis Leandro; Elizabeth do Nascimento; Maria Magdala Azevedo; Andrezza Viegas; Camila Albuquerque; Cláudio Barnabé Cavalcanti; Raul Manhães-de-Castro; Célia Maria Machado Barbosa de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário