terça-feira, 21 de junho de 2011

Efeitos do treinamento físico na gestação sobre a evolução ponderal, glicemia e colesterolemia de ratos adultos submetidos à desnutrição perinatal

A incompatibilidade entre a desnutrição perinatal e uma nutrição adequada durante o desenvolvimento aumenta o risco de aparecimento precoce de doenças não transmissíveis na vida adulta. Todavia, acredita-se que a atividade física materna possa atenuar estas consequências. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do treinamento físico durante a gestação na evolução ponderal, circunferência abdominal, glicemia e colesterolemia de filhotes adultos submetidos à desnutrição perinatal. Ratas Wistar (n=12) foram divididas em quatro grupos: controle (C, n=3), treinada (T, n=3), desnutrida (D, n=3) e treinada desnutrida (T+D, n=3). Durante a gestação e lactação, os grupos D e D+T receberam dieta baixa em proteína (8% caseína) e os grupos C e T receberam dieta normoprotéica (caseína a 17%). O protocolo de treinamento físico moderado foi realizado em esteira ergométrica (5 dias/semana, 60 min/dia, a 65% do VO2max) e iniciou 4 semanas antes da gestação. Na gestação, a duração e a intensidade do treinamento foram reduzidas (5 dias/semana, 20 min/dia, a 30% do VO2max) até o 19º dia pré-natal. Após o desmame, os filhotes (CF=9, TF=9, DF=7, T+DF=9) receberam dieta padrão de biotério e foram avaliados aos 270 dias de idade. A circunferência abdominal (CA) foi avaliada relativa ao peso corporal. Para avaliação da glicemia e colesterolemia foi utilizado o método enzimático colorimétrico da glicose-oxidase/peroxidase e da colesterol-oxidase, respectivamente. Ratos do grupo DF apresentaram um maior ganho de peso corporal ao longo do crescimento, maiores valores de CA, glicemia e colesterolemia quando comparados ao grupo CF. Para o grupo T+DF, o ganho de peso foi atenuado, e a CA, a glicemia e a colesterolemia foram normalizados (p<0,05). Esses resultados demonstram que o treinamento físico durante a gestação atenua os efeitos da desnutrição perinatal sobre alguns indicadores murinométricos e bioquímicos nos filhotes adultos.



Maiores informações:

Filippe FALCÃO-TEBAS, Amanda Thereza TOBIAS, Adriano BENTO-SANTOS, José Antônio dos SANTOS, Diogo Antônio Alves de VASCONCELOS, Marco Antônio FIDALGO, Raul MANHÃES-DE-CASTRO, Carol Góis LEANDRO.
Revista Brasileira de Medicina do Esporte, (in press) 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário