quinta-feira, 23 de junho de 2011

Grupo de pesquisa NNI - Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença

Desde 1997, os pesquisadores do grupo de pesquisa "NNI Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença" da UFPE contribuem para o entendimento dos mecanismos celulares e moleculares da programação perinatal de doenças prevalentes da vida adulta. Vários acordos internacionais foram estabelecidos ao longo destes anos consolidando mais ainda este grupo como referência no Brasil e proporcionando repercussão internacional à UFPE.

Em 2008, foi aprovada a construção do “Centro de Estudos da Origem Fetal de Doenças Prevalentes da Vida Adulta” no âmbito do edital CT-INFRA que irá permitir que os pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde e do Centro Acadêmico de Vitória possam sediar encontros e discussões científicas sobre a programação fetal. Assim como possibilitará o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.

Em 2009, uma visita científica do NNI aos Laboratórios da Universidade de Nantes também repercutiu no início das discussões sobre a criação de uma rede internacional de pesquisa sobre programação fetal cujos participantes são renomados cientistas nesta área: Dr. Simon Langley-Evans, chefe do Departamento de Ciências Nutricionais na Faculdade de Biociências da Universidade de Nottingham – Inglaterra; Dra. Claudine Junien, pesquisadora na área de programação gênica durante o desenvolvimento infantil e co-diretora do centro de pesquisa INSERM do Hôspital Necker-Enfantes Malades de Paris; Dra. Khadija Ouguerram, pesquisadora do Instituto do Tórax INSERM, especialista em fisiologia metabólica e do Dr. Charles-Henri Malbert pesquisador do laboratório de fisiopatologia e toxicologia experimental de Toulouse (INRA). Na oportunidade, todos os pesquisadores mencionados juntamente com o Dr. Raul Manhães de Castro da UFPE também participaram como membros do juri da banca de tese de doutorado em "Programming" defendida pelo mexicano Dr Ricardo Orozco-Solis na Universidade de Nantes.

Neste ano de 2011, o professor Raul Manhães de Castro, do Departamento de Nutrição, participou do colóquio "Cadeia alimentar e territórios: olhares cruzados entre as ciências médicas e humanas", na Jornada Científica da Universidade de Nantes, na França. Ele proferiu a palestra "Transição nutricional e geografia da obesidade: exemplos do Brasil" e mostrou resultados de pesquisas experimentais e em humanos realizadas pelo grupo NNI Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença, da Universidade Federal de Pernambuco. Dr Manhaes de Castro mostrou, por meio das pesquisas realizadas em Pernambuco, os preocupantes problemas da transição entre a desnutrição e a obesidade no país. Os pesquisadores presentes ao evento ficaram interessados em ampliar acordos existentes entre a Universidade de Nantes e a UFPE.

Em Moçambique, foi realizada a primeira defesa de tese na Universidade de Maputo pelo acadêmico Mario Tchamo sob a orientaçao da Professora Dra. Carol Leandro do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte –CAV/UFPE, também pesquisadora do NNI.

No Brasil, o grupo NNI já estabelece colaboração com os pesquisadores: Egberto Moura, Patrícia Lisboa e Magna Passos do Laboratório de Fisiologia da UERJ; Rui Curi do Laboratório de Fisiologia Celular do ICB da USP e com Leonardo Silveira do Laboratório de Bioquímica do Exercício Físico da USP-Ribeirão Preto.

Um comentário:

  1. Muito interssante saber que existem profissionais que estão a cada dia realizando pesquisas que vão ajudar a sociedade de uma forma geral.

    ResponderExcluir