quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Instituto Internacional de Neurociências de Natal

O Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra (IINN - ELS) está localizado em Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Foi idealizado pelos neurocientistas Miguel Nicolelis (que foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada), Sidarta Ribeiro e Claudio Mello, pesquisadores brasileiros que estabeleceram suas carreiras nos Estados Unidos e que decidiram montar no Brasil, um centro de pesquisas em neurociências com referência internacional.

Faz parte do instituto o "Campus do Cérebro" localizado no município de Macaíba - um centro de pesquisa e desenvolvimento da neurociência que receberá em 2010 um supercomputador doado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne da Suíça. O computador tem capacidade para processar 46 trilhões de operações por segundo.

O IINN tem como um de seus objetivos permitir o retorno de cientistas brasileiros seletivamente selecionados ao país e também criar um ambiente de favorecimento da vinda de estrangeiros também seletivamente selecionados, baseado em critérios definidos internamente pelos gestores da Instituição.

Além do Instituto de Neurociências em si (representado pelos laboratórios de pesquisa), o projeto do complexo do IINN inclui uma escola modelo para as comunidades carentes de Natal e Macaíba, com uma maternidade voltada para a comunidade local.

Apesar de contar com maciços investimentos federais para construção das instalações físicas, o IINN é uma instituição autônoma gerenciada pela OSCIP AASDAP (Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa) responsável por angariar fundos para manutenção e custeio do Instituto. A coordenação local do IINN é do Dr. Nicolelis.

O IINN recebeu, em 2007, um reforço de caixa de peso: o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou decreto destinando R$ 42 milhões à instituição.

Em 2007, por ocasião do II Simpósio do IINN, o mesmo foi rebatizado de Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra por conta de um convênio firmado com a Fundação Safra.

Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American". Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.

Nicolelis formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, cursou o doutorado em Fisiologia Geral, onde sofreu grande influência de César Timo-Iaria. O pós-doutorado foi realizado na Hospital Universitário Hahnemann (associado ao Drexel University College of Medicine) (na Filadélfia). Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University.

Nicolelis também concebeu e lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte. Em Natal, uma das linhas de pesquisa de Nicolelis visa caracterizar a resposta tecidual ao implante dos mesmos eletrodos utilizados nas pesquisas que são desenvolvidas em seu laboratório na Universidade Duke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário