terça-feira, 8 de novembro de 2011

A ARENA E RECIFE - COPA 2012

Informações no site: http://www.copa2014.gov.br/arena/recife

Uma parceria público-privada foi o caminho encontrado pela capital pernambucana para tornar viável o projeto Cidade da Copa. O complexo abrigará a Arena Pernambuco, que receberá os jogos em 2014. A área escolhida pertence ao estado e fica no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, a 19km do centro da capital.

Ana Araujo
Ana Araujo #A Arena Pernambuco fará parte de uma nova cidade, com moradias, shoppings e órgãos do governo
A Arena Pernambuco fará parte de uma nova cidade, com moradias, shoppings e órgãos do governo

Pretende-se que o local se transforme em um bairro com cerca de 5 mil unidades residenciais. Para isso, estão previstos investimentos de mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura. Ações pactuadas entre os governos federal e estadual e a prefeitura de Recife projetam a construção de um terminal de metrô e a implantação de um sistema de corredores exclusivos para ônibus.

Com capacidade para 46 mil torcedores, a Arena Pernambuco adota o conceito multiuso para que, depois da Copa, receba shows, convenções e outros eventos. Cogita-se ainda a possibilidade de transferir parte da responsabilidade pelo estádio a um dos clubes de futebol locais. O complexo terá estacionamento com 6 mil vagas, praças de alimentação, restaurantes, shopping, museu, cinemas, teatro e centro de convenções.

O estádio terá 129 mil m² de área construída e seguirá o modelo europeu, sem alambrado ou fosso. Todos os lugares serão cobertos e haverá cinco tipos de arquibancada, além de camarotes e tribuna. A arena terá impacto ambiental mínimo, buscando reaproveitar águas pluviais e usar energia solar e eólica.

O objetivo é concluir as obras em dezembro de 2012, para que a arena receba jogos da Copa das Confederações, em 2013. Para tornar isso possível, o primeiro passo foi a celebração de um contrato, em fevereiro de 2011, entre o governo de Pernambuco e o BNDES, no valor de R$ 400 milhões.

REFERÊNCIA NOS GRAMADOS

Não será a primeira vez que Recife sedia uma Copa do Mundo de Futebol. Em 1950, a cidade recebeu, na Ilha do Retiro, o jogo entre Estados Unidos e Chile. Foi o único município do Nordeste na competição.

A escolha da cidade para 2014 é sinal de sua tradição no futebol. Desde 1915 acontecem campeonatos no estado. Seus times mais importantes são o Sport, o Santa Cruz e o Náutico. O primeiro acumula 39 campeonatos estaduais, um Brasileiro (1987) e uma Copa do Brasil (2008). O Santa Cruz tem no currículo 25 títulos pernambucanos e um Fita Azul do Brasil. O Náutico se orgulha da marca de maior número de títulos estaduais consecutivos: seis.



TRADIÇÃO VANGUARDISTA

O Recife é a maior aglomeração urbana do Nordeste e a capital mais antiga do Brasil, fundada em 1561. Dos mangues geográficos dos cinco rios que recortam o cenário aos mangues das músicas de Chico Science, o Recife atual mantém-se na posição de vanguarda, com projetos como o Porto Digital, com cerca de cem empresas que fazem da cidade um dos principais polos de tecnologia da informação do país, e com sua produção cultural intensa e original, em que convivem o moderno e o tradicional.

Celeiro cultural, liderança econômica regional, o Recife é berço de literatura nas mãos de Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre e Nelson Rodrigues. Brilha nas artes plásticas a partir das mãos de Francisco Brennand e Vicente Monteiro. Na música, se destaca por nomes como Lenine, Antônio Nóbrega e Reginaldo Rossi. Foi também nesse Recife que o paraibano nascido em João Pessoa Ariano Suassuna sentou praça, constituiu obra e família. Recife, ou O Recife, é símbolo da força cultural nordestina no que ela tem de mais tradicional e de cosmopolita, rumando ao futuro sem nunca esquecer o passado.

Com quase 1,5 milhão de habitantes, à beira-mar e fluvial, a capital se caracteriza por uma feliz combinação de praias, temperatura média de 25 graus, história e cultura que atraem milhões de turistas. Para os visitantes, Recife é fonte inesgotável de atrações. Desde o passeio de barco pelo Capibaribe e suas pontes centenárias às visitas aos marcos históricos, com a gastronomia típica, o artesanato e a hospitalidade pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário